quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Sistema Eleitoral dos EUA: para entender de vez!

 


Por Pedro Henrique Oliveira*

  Durante as apurações dos votos para decidir qual será o próximo presidente norte-americano, notei movimentação nas redes sociais sobre o quão complexo o sistema eleitoral dos Estados Unidos da América pode parecer. Com isso, segue abaixo um guia básico do processo com o qual os norte-americanos escolhem seu presidente e a função do tão falado colégio eleitoral.

 

 

  Diferente da maioria dos países, onde o voto popular escolhe diretamente o presidente, as eleições americanas possuem, entre o voto popular e o novo eleito, o colégio eleitoral. A explicação começa no Congresso, que é formado por duas partes: a Câmara dos Representantes, onde cada estado pode eleger uma quantidade de representantes equivalente à sua população, e o Senado, onde cada estado elege dois senadores. 


  O colégio eleitoral é baseado em como as pessoas são representadas no Congresso. Por exemplo, o Estado da Califórnia, com 39 milhões de habitantes, possui 53 cadeiras na Câmara dos Representantes e combinando com os dois senadores, a Califórnia tem 55 votos eleitorais. O Alaska, por sua vez, possui apenas uma cadeira na Câmara dos Representantes, dando-lhe apenas 3 votos eleitorais. Dessa maneira, quando um americano vota, está, na verdade, escolhendo em quem seu estado votará. Para vencer, um candidato à presidência precisa conquistar a maioria dos votos eleitorais: 270 de 538.    É este sistema que explica a perca de Hillary Clinton nas eleições de 2016, a candidata venceu em votos populares, mas não venceu em estados chaves para garantir a maioria dos votos do Colégio Eleitoral. 

 

  O colégio eleitoral é formado por membros republicanos ou democratas. Em um estado, se o candidato à presidência ganhar em votos populares, ele recebe todos os votos do colégio independente da formação partidária. Por exemplo, este ano, Joe Biden venceu na Califórnia em votos populares, desta maneira, todos os delegados entregam seus votos ao candidato democrata, mesmo se houver republicanos na formação. Mas Biden, com certeza, não estava preocupado com os resultados na Califórnia, estado com histórico que mostra favoritismo por candidatos democratas. E nem Donald Trump pensou em intensificar sua campanha no Estado de Wyoming, considerado um “Red State”, que costuma eleger candidatos republicanos. Os estados determinantes e onde as campanhas realmente tomam força são os “Swing States”.


  Swing State, ou estado pendular, é o termo utilizado para o estado em que nenhum candidato, republicano e democrata, pode garantir sua vitória, ou seja, não possui a maioria das intenções de voto. Um estado pendular geralmente não tem um padrão de vitórias nas eleições passadas que beneficia regularmente mais o partido republicano ou o democrata, o histórico mostra uma instabilidade na escolha de partido. Em 2016, por exemplo, Hillary Clinton não fez um único evento de campanha na Califórnia, e Donald Trump visitou o Texas somente uma vez, mas ambos os candidatos fizeram mais de 30 eventos de campanha na Flórida, que foi um “Swing State”, ou seja, estado decisivo no resultado da eleição do presidente. Este ano, os estados de concentração de campanhas são Arizona, Iowa, Ohio, North Carolina, Georgia, Florida e Pennsylvania.


  Com o decorrer dos anos, muitos contestaram e fizeram esforços para mudar o sistema eleitoral e banir o Colégio Eleitoral dos Estados Unidos, mas defensores afirmam que esse sistema entrega resultados mais precisos e se encontra enraizado na constituição. 

  

*Pedro Henrique Oliveira é aluno do 4 período do curso de Relações Internacionais do UniCuritiba. 


REFERÊNCIAS:

United States Presidential Election of 2016. Britannica. 2016. https://www.britannica.com/topic/United-States-presidential-election-of-2016


US election 2020: What is the electoral college?. BBC. 2020.

https://www.bbc.com/news/amp/world-us-canada-53558176

Constitution of the United States. United States Senate. https://www.senate.gov/civics/constitution_item/constitution.htm

 

2020    Election. Vox. 2020. https://www.vox.com/2020-presidential-election


WHY does the United States use the electoral college. Kare 11. https://www.kare11.com/amp/article/news/nation-world/how-many-electoral-votes-does-each-state-have-for-2020-presidential-election/507-7b3d52f4-ea66-4bbd-bfcf-3eb29f17586c


13 battleground states to watch in the 2020 election. CBS News2020.https://www.cbsnews.com/amp/news/swing-states-2020-presidential-election/


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, pois para nós esse assunto eleitoral dos Estados Unidos é diferente e meio confuso.

    ResponderExcluir