terça-feira, 10 de novembro de 2020

Volta ao mundo em 7 dias - Notícias 01/11 a 07/11

 



  • ESTADOS UNIDOS

    A notícia mais comentada da semana com certeza foi a eleição americana a vitória de Joe Biden. Desde o dia 4 as tensões estavam aumentando com relação à eleição norte-americana, isso porque apesar das projeções de vitória da chapa Biden/Harris, a vitória ainda não era tão palpável. Logo no começo das apurações, Donald Trump tinha conquistados vantagem entre os principais estados americanos e ameaçava uma vitória tímida. Assim, os resultados pareciam incertos: se de um lado as projeções apontavam a vitória à Biden, o início das contagens tinham Trump como vencedor. Afinal, depois de três dias de tensões, a vitória foi dada à Joe Biden e Kamala Harris, que venceram mesmo sem a apuração total dos votos e representam uma mudança não só na política doméstica estadunidense, mas que deve impactar profundamente o sistema internacional.

    Além disso, os Estados Unidos assistiram a eleição da primeira senadora estadual transgênero da história do país, marco importante para os direitos LGBTQ+ no país e no mundo. A democrata Sarah McBride foi eleita para a Câmara Alta do Legislativo bicameral de Delaware, na Costa Leste.

  • AMÉRICA CENTRAL

    Nessa semana, os países da América Central foram protagonistas de uma série de desastres naturais, causados pela tempestade Eta. Na Guatemala, a tempestade afetou diretamente cerca de 75 mil pessoas, deixando 100 mortos e 150 casas soterradas em razão de deslizamentos. A mesma tempestade causou inúmeros alagamentos e forçou pessoas a saírem de suas casas na Nicarágua e em Honduras, onde pelo menos 559 pessoas tiveram que se mudar para abrigos ou ir para casas de parentes para escapar de inundações.

  • PERU

    Na segunda-feira dia 02 de novembro o congresso peruano aprovou contra o presidente Martín Vizcarra, um novo processo de impeachment. O processo seria o segundo em menos de dois meses é reflexo dos escândalos de corrupção no qual o atual presidente se envolveu. Segundo o G1, Vizcarra é agora acusado é de receber subornos de 2,3 milhões de soles (cerca de R$ 4 milhões) por obras em Moquegua, região na qual Vizcarra foi governador entre 2011 e 2014. 

  • NOVA ZELÂNDIA

    No início desta semana que passou, a Nova Zelândia novamente fez história ao indicar Nanaia Mahuta como ministra das Relações Exteriores do país. A indicação, anunciada pela presidente Jacinda Ardern na segunda-feira (2), fez de Mahuta a primeira mulher indígena a assumir o cargo. Além da importância para a população indígena, a indicação certamente contribuiu para a diversidade do corpo parlamentar neozelandês, que é hoje considerado um dos mais diversos do mundo, com grande representação feminina, além da presença de outros quatro ministros maoris que compõem o governo de Ardern. No dia 02 de novembro a cidade de Viena na Áustria foi vítima de um atentado terrorista que deixou quatro pessoas mortas e 23 feridos. O ataque foi realizado por um jovem de 20 anos associado ao grupo jihadista Estado Islâmico, que mais tarde que afirmou ter comandado o ataque. Após o ataque, as autoridades austríacas ordenaram o fechamento de dois lugares de adoração islâmicos frequentados pelo terrorista: uma mesquita e uma associação islâmica. 

  • BOLÍVIA

    Depois de ser declarado como vencedor em 18 de outubro, o presidente e sucessor de Evo Morales, Luis Arce sofreu uma tentativa de atentado. Segundo o Movimento ao Socialismo (MAS), a sede do partido de Arce em La Paz foi alvo de um atentado terrorista com dinamites no dia 05 deste mês de novembro. O atentado não deixou feridos, mas demonstra o descontentamento de alguns setores da sociedade boliviana - que pede por uma auditoria das eleições - apesar da vitória em grande vantagem de Arce e do reconhecimento de seu governo tanto dentro como fora do país. 

  • ETIÓPIA

    Na Etiópia, o governo se mobilizou para a guerra na região norte de Tigray na quinta-feira (5). A mobilização vai contra as expectativas internacionais, que esperavam que as tensões entre o governo de Abiy Ahmed e a Frente de Libertação Popular de Tigray (TPLF) (poderosa facção étnica que liderou a coalizão governista por décadas) não se transformasse em um conflito. Segundo fontes humanitárias, bombardeios e tiros foram ouvidos na área desde as primeiras horas da quinta-feira, e cerca de 20 soldados foram tratados em uma clínica perto da fronteira com a região de Amhara. Apesar de ter ganhado o Prêmio Nobel da Paz em 2019 pelo fim do conflito com a Eritréia, Abiy tem se mostrado incapaz de lidar com os conflitos internos da Etiópia, e ao contrário do esperado, o que vemos é uma aproximação de uma guerra civil pelo controle do país. 

Referências:

Austria closes Vienna mosque after deadly attack. DW. 06 nov. 2020. Disponível em: <https://www.dw.com/en/austria-closes-vienna-mosque-after-deadly-attack/a-55523158>.


BARRAGAN, Almudena. Sarah McBride é eleita a primeira senadora estadual transgênero nos EUA. El País. 04 nov. 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2020-11-04/sarah-mcbride-a-primeira-senadora-estadual-transgenero-nos-eua.html>.


BEAUREGARD, Luís Pablo. CAMHAJI, Elias. Trump larga em vantagem nos Estados-chave que decidirão disputa com Biden. El País. 04 nov. 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2020-11-04/trump-larga-em-vantagem-nos-estados-chave-que-decidirao-disputa-com-biden.html>.


BRAUN, Julia. Presidente eleito da Bolívia sofreu tentativa de atentado, diz partido . Veja. 06 nov. 2020. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/mundo/presidente-eleito-da-bolivia-sofreu-tentativa-de-atentado-diz-partido/>.


Congresso do Peru abre novo processo de impeachment contra Martín Vizcarra. G1. 02 nov. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/11/02/congresso-do-peru-abre-novo-processo-de-impeachment-contra-martin-vizcarra.ghtml>.


JONES, Dustin. New Zealand Appoints First Indigenous Female Foreign Minister. NPR. 02 nov. 2020. Disponível em: <https://www.npr.org/2020/11/02/930555629/new-zealand-appoints-first-indigenous-female-foreign-minister>.


MENCHU, Sofia. Tempestade Eta soterra 150 casas na Guatemala e deixa cerca de 100 mortos. G1. 06 nov. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/11/06/tempestade-eta-soterra-150-casas-na-guatemala-e-deixa-cerca-de-100-mortos.ghtml>.


Mudança de era. El País. 08 nov. 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2020-11-08/mudanca-de-era.html>.


PARAVICINI, Giulia. ENDESHAW,  Dawit. Ethiopia mobilises for war in northern region. Reuters. 05 nov. 2020. Disponível em: <https://www.reuters.com/article/us-ethiopia-conflict/ethiopia-mobilises-for-war-in-northern-region-idUSKBN27L1L8>.


Storm Eta lashes Nicaragua with rains, deadly mudslides. Al Jazeera. 04 nov. 2020. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2020/11/4/storm-eta-lashes-nicaragua-with-rains-deadly-mudslides>.


Vienna shooting: What we know about 'Islamist terror' attack. BBC. 04 nov. 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-europe-54798508>.

Um comentário:

  1. Muito legal ver que as mulheres estão assumindo cargos importantes na política, tanto aqui como fora do país

    ResponderExcluir