terça-feira, 30 de novembro de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 22/11 a 28/11

Por Manuela Paola

  • Estados Unidos da América
    O Internacionalize-se lamenta em informar que Virgil Abloh, designer mundialmente aclamado, faleceu no último domingo (28) aos 41 anos, em decorrência de angiossarcoma, um raro tipo de câncer que atinge o coração. Virgil foi o primeiro diretor criativo negro a trabalhar para a francesa Louis Vuitton, além de ter inovado o mundo da moda e fundado a marca Off White. 
    O designer norte-americano lutava há anos contra a doença, mas preferiu mantê-la em segredo das mídias, ao mesmo tempo que era diretor de muitas instituições de moda, arte e cultura. Virgil contribui fortemente para todas essas áreas e fará, certamente, muita falta para o mundo todo. 

  • África do Sul
    Em 18 de novembro, uma médica sul-africana descobriu uma nova variante do coronavírus, batizada de ômicron. Os pacientes infectados apresentaram sintomas leves, como cansaço, dores no corpo e dor de garganta, não sendo necessárias internações. A médica, Angelique Coetzee, afirma que os países podem estar lidando com ômicron sem mesmo perceber, por isso não é necessário que haja pânico por parte das autoridades, ao menos por enquanto. A variante já tem casos confirmados em todos os continentes, e países como Brasil, Canadá, Estados Unidos, Irã e regiões da Europa já aumentaram as restrições para passageiros que chegam do continente africano; alguns países, como Israel, até mesmo fecharam suas fronteiras a estrangeiros, o que deixou muitos passageiros presos nos aeroportos na África do Sul. 

  • Honduras
    Neste último domingo (28), Honduras elege os novos representantes do governo. Além de votar para a presidência, a população vai escolher 28 deputados para o Congresso Nacional, 298 prefeitos e 20 deputados para o Parlamento Centro-Americano. A eleição acontece em meio a incertezas e tensões, visto o histórico de instabilidade política do país. Nas últimas eleições, o atual presidente Juan Orlando Hernández foi eleito mesmo com denúncias de fraude. 
    Mesmo com 14 candidatos, apenas dois têm as maiores intenções de voto: Nasry Asfura, do Partido Nacional, e Xiomara Castro, do Partido Liberdade e Renovação; se eleita, será a primeira presidente mulher do país. 
Xiomara Castro. Foto: Yoseph Amaya/Reuters

  • Peru
    Arqueólogos da Universidade Nacional de San Marcos encontraram uma múmia com idade entre 800 e 1.200 anos no sítio arqueológico de Cajamarquilla. Junto com o corpo, foram descobertos objetos que seriam oferendas para o falecido. Pieter Van Dalen Luna, um dos arqueólogos, estima que o esqueleto seja de um homem entre 25 e 30 anos. 

    Além deste acontecimento, o país sofreu um forte terremoto - de 7,5 graus de magnitude - no norte do Peru, na região amazônica. De acordo com as autoridades, não houve vítimas. 

  • Suíça
    Um referendo, em resposta à nova variante ômicron, estabeleceu o passaporte sanitário na Suíça. Negacionistas insatisfeitos com o resultado organizaram protestos, criticando fortemente a nova lei. Os manifestantes se encontraram em frente ao Parlamento e à sede do governo, com forte segurança, que inclusive bloqueou a praça em que a manifestação deveria acontecer. Além disso, políticos receberam ameaças de mortes, o que os fez precisar de proteção policial. Desde outubro, como muitos outros países da Europa, a Suíça vem sofrendo com surtos de infecções por covid-19 por conta da variante delta. A taxa de vacinação do país é de 65%, ficando atrás de muitas nações da Europa.

Referências
ÔMICRON tem sintomas leves até agora, diz médica que descobriu a variante. G1. 28 nov. de 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59455619.
COVID-19: descoberta da variante ômicron deixa milhares de turistas bloqueados na África do Sul. G1. 27 nov. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/11/27/covid-19-descoberta-da-variante-omi cron-deixa-milhares-de-turistas-bloqueados-na-africa-do-sul.ghtml.
HONDURAS elege novo presidente em clima de tensão. G1. 28 nov. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/11/28/honduras-elege-novo-presidente-em- clima-de-tensao.ghtml.
HONDURAS volta às urnas em eleição marcada por repressão e anticomunismo. Brasil de Fato. 28 nov. de 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/11/28/honduras-volta-as-urnas-em-eleicao-mar cada-por-repressao-e-anticomunismo.
VIRGIL Abloh, designer da Louis Vuitton e da Off White, morre aos 41 anos em decorrência de um câncer. G1. 29 nov. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/moda-e-beleza/noticia/2021/11/28/virgil-abloh-designe r-da-louis-vitton-e-da-off-white-morre-aos-41-anos-em-decorrencia-de-um-cancer.ght ml.
VIRGIL Abloh morre aos 41; artista criou Off White e mudou a Louis Vuitton. UOL. 28 nov. de 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2021/11/28/designer-da-louis-vitton-e -da-off-white-virgil-abloh-morre-aos-41-anos.htm.
TERREMOTO DE 7,5 graus atinge região amazônica do norte do Peru. UOL. 28 nov. de 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/videos/2021/11/28/terremoto-de-75-graus-atinge-regiao-a mazonica-do-norte-do-peru.htm
MÚMIA de até 1.200 anos é encontrada por arqueólogos no Peru. UOL. 28 nov. de 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2021/11/28/mumia-peru-800 -anos.htm
MÚMIA de pelo menos 800 anos é encontrada por arqueólogos no Peru. CNN. 28 nov. de 2021. Disponível em: https://cnnbrasil.com.br/internacional/mumia-de-pelo-menos-800-anos-e-encontrada -por-arqueologos-no-peru/
SUÍÇA aprova passaporte sanitário da Covid em meio a fortes tensões com negacionistas. UOL. 28 nov. de 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/11/28/suica-aprova-passaporte-s anitario-da-covid-em-meio-a-forte-tensoes-com-negacionistas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário