segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 29/11 a 05/12


  • República do Barbados e Reino Unido
    Após aproximadamente quatro séculos, o mundo conheceu sua mais nova república na noite dessa segunda-feira (29). A ilha caribenha de Barbados colocou fim à regência da monarquia britânica que perdurou no país por 396 anos, finalmente se separando da Coroa britânica. Ao anunciar a decisão de cortar laços com a monarquia em 2020, a primeira-ministra Mia Mottley, que liderou a cerimônia, disse que chegou a hora de Barbados “deixar totalmente para trás nosso passado colonial”. 
    No entanto, a ilha continuará sendo regida pela Commonwealth britânica, que consiste em um conjunto de objetivos comuns que buscam promover valores como democracia, direitos humanos, boa governança e o Estado de Direito em países soberanos que, em sua maioria, fizeram parte do Império Britânico no passado.
    Destituindo a rainha Elizabeth II do posto de chefe de Estado, Barbados anunciou Sandra Mason como nova presidente do país em uma cerimônia na cidade de Bridgetown que contou com a presença do príncipe Charles e da cantora mundialmente famosa Rihanna, a qual foi condecorada como heroína nacional de Barbados, se tornando um símbolo da nova república do Caribe. 
Rihanna sendo declarada heroína nacional de Barbados em discurso de Mia Mottley. Foto: Jonathan Brady/Pool via Reuteurs

  • Europa
    O continente europeu está passando por mais um momento complicado por conta agora da Ômicron, nova variante do coronavírus. Tendo isso em vista, o governo alemão decidiu impor lockdown para pessoas não vacinadas no sábado (4), que poderão frequentar apenas comércio essencial, como mercado, farmácia e padarias; além de estarem limitadas a se reunirem com pessoas da própria casa. 
    O processo de transição do governo da chanceler Angela Merkel para a coalizão de Olaf Scholz está sendo realizado em um período de crise de saúde no país. Assim, o parlamentar e epidemiologista Karl Lauterbach, defensor da vacinação e integrante do mesmo partido de Scholz, foi escolhido como o mais novo ministro da saúde da Alemanha. 
    Por conta da chamada quarta onda da pandemia, a Alemanha e outros países europeus como França, República Tcheca e Portugal cancelaram as festas de fim de ano e feiras natalinas com direito a lockdown programado para janeiro como em Portugal, onde os portugueses foram obrigados a trabalhar apenas remotamente. 
Jornal português explicando as novas restrições. Foto via: JN.

  • Afeganistão
    O governo talibã anunciou nessa sexta-feira (3) um decreto sobre os direitos das mulheres, determinando que elas “não são propriedade” masculina e o consentimento para efetivar um casamento agora é necessário, porém o acesso feminino à educação ou trabalho fora de casa não foi mencionado. Segundo o decreto do grupo talibã “Uma mulher não é uma propriedade, mas um ser humano nobre e livre; ninguém pode dá-la a ninguém em troca de paz... ou para acabar com a animosidade”.
    É importante lembrar que o Talibã está sob pressão da comunidade internacional, instrumento que mantém congelados bilhões em fundos do banco central e gastos com desenvolvimento para o Afeganistão, o que acaba dificultando as políticas internas do novo governo do país.

  • Mianmar
    A líder civil Aung San Suu Kyi, que comandou Mianmar por um breve período democrático, a dois anos de prisão por incitar a dissidência contra os militares e quebrar as regras de saúde em relação ao coronavírus de acordo com o porta-voz da junta militar que realizou um golpe de Estado no início de fevereiro desse ano. Suu Kyi está detida em prisão domiciliar há meses e ainda enfrenta algumas acusações, entre elas de corrupção e fraude eleitoral, podendo pegar uma pena de até 102 anos de prisão. A imprensa foi impedida de acompanhar o julgamento no tribunal especial da capital e os advogados de Suu Kyi estão proibidos de falar com a imprensa, podendo se comunicar limitadamente com contatos da líder antes de audiências. 

  • Estados Unidos, Rússia e Ucrânia
    Nessa última semana, as representações diplomáticas dos dois países tiveram uma piora considerável, com os EUA expulsando diplomatas russos por conta das questões com a Ucrânia e, aplicando o princípio da reciprocidade, a Rússia anunciou a expulsão de mais diplomatas norte-americanos de seu território a partir de 2022 como retaliação. 
    O serviço de inteligência dos EUA mostrou preocupação com as declarações russas sobre a Ucrânia, alegando que o exército russo já estaria pronto para novamente invadir o Estado ucraniano, uma vez que o governo Putin declarou nessa quinta-feira (2) que a vontade da Ucrânia de recuperar a Crimeia representa uma “ameaça direta” para a Rússia. 
    Por sua vez, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou na quarta-feira (1) que a “libertação” da Crimeia era um “objetivo” e uma “filosofia” nacional, reforçando os esforços do país na esfera diplomática para conquistarem esses objetivos, não fazendo alusão a questões militares. 

Referências
AFP. Barbados se despede de Elizabeth II, vira república com 1a presidente mulher e declara Rihanna heroína nacional. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/11/30/barbados-se-despede-da-rainha-eliz abeth-ii-e-se-torna-uma-republica.ghtml>. 
AFP. Vontade da Ucrânia de recuperar a Crimeia é uma ameaça direita à Rússia, afirma governo russo. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/12/02/vontade-da-ucrania-de-recuperar-a- crimeia-e-uma-ameaca-direita-a-russia-afirma-governo-russo.ghtml>. 
G1. Alemanha terá um epidemiologista como ministro da Saúde. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/12/06/alemanha-tera-um-epidemiologista- como-ministro-da-saude.ghtml>.
G1. Tribunal de Mianmar condena Aung San Suu Kyi a quatro anos de prisão, mas depois reduz pena. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/12/06/tribunal-de-mianmar-condena-aung- san-suu-kyi-a-quatro-anos-de-prisao.ghtml>. 
GREENFIELD, C. Talibã decreta que mulheres afegãs devem consentir com casamento. CNN Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/taliba-decreta-que-mulheres-afegas-dev em-consentir-com-casamento/>. 
JORNAL NACIONAL. Países europeus cancelam festas de fim de ano por conta da quarta onda de Covid. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/12/04/paises-europeus-cancelam-f estas-de-fim-de-ano-por-conta-da-quarta-onda-de-covid.ghtml>. 
SAFI, M. Barbados parts away with Queen and becomes world's newest republic. The Guardian. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2021/nov/30/at-the-stroke-of-midnight-barbados -becomes-the-worlds-newest-republic>. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário