segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 13/12 a 19/12


  • Europa
    O avanço da variante Omicron na Europa preocupa muitos dos países do bloco, que já começaram a aplicar restrições de viagem. Além do fechamento de fronteiras em muitos países durante as festas de final de ano, como na Holanda e na França, outras medidas foram impostas em muitos dos países. Na Alemanha, já foi anunciado um fechamento geral do comércio, lojas e locais públicas com permissão de funcionamento somente para locais essenciais. Na Inglaterra, os últimos dias vem sendo de recorde negativos de novos registros de casos no país. 

  • Chile
    O Chile terminou a semana com um triunfo do candidato de esquerda Gabriel Boric, em uma virada histórica de segundo turno. Ele será agora o presidente mais jovem do país e representa os anseios da população que vinham sendo externalizados em diversos protestos por melhores condições sociais desde 2019. Os pilares da campanha de Boric foram, além do aumento de direitos sociais, uma presença maior do Estado e diminuição nos níveis de desigualdade que vinham avançando no país nos últimos anos. 

  • Etiópia
    A Etiópia vive em meio a um conflito que se agrava cada vez mais, entre forças que apoiam o atual Primeiro Ministro, Abiy Ahmed, e o grupo rebelde opositor, Tigray People’s Liberation Front. A crise entre os dois lados na Etiópia já ocorre há 13 meses e levou a ONU à requerer uma perícia internacional para averiguar as denúncias de abuso que vêm ocorrendo. Ambos os grupos travam uma batalha também pelo domínio de alguns territórios do país, com maiores tentativas de domínio nas cidades principais. No domingo, o grupo rebelde recapturou um dos patrimônios globais da Unesco, em Lalibela. 

  • Filipinas
    As Filipinas tiveram seu final de ano cruzado por uma tempestade de alto potencial que deixou mortos e alastrou as estruturas do país. A tempestade, chamada “Super Typhoon Rai” deixou em estado de alerta aproximadamente 400.000 pessoas da região sudeste das ilhas e tirou a vida de pelo menos 375 pessoas. Mesmo sendo um país marcado por tempestades, até o momento esta é a tempestade mais forte que atingiu o país neste ano. 

  • Afeganistão
    No domingo (19), os países que fazem parte da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) fizeram um comprometimento de colaborar com a ONU (Organização das Nações Unidas) para auxiliar na liberação de dólares de ativos afegãos para criar um fundo de doações a fim de ajudar na crise humanitária que o país vem sofrendo desde agosto, quando o dinheiro para assistência e recursos foi congelado pela comunidade internacional (os Estados Unidos, por exemplo, congelou US$ 9,5 bilhões em ativos do Banco Central Afegão). A ONU alertou que o país está com a pior emergência humanitária do mundo, já que falta alimentos, combustível e dinheiro no país. 


Referências
ETHIOPIA forces claim recapturing of towns from Tigray rebels. AlJazeera. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2021/12/18/ethiopia-claims-retaking-towns-fro m-tigray-rebels.
UN rights council orders probe into abuses in Ethiopia’s conflict. AlJazeera. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2021/12/17/un-rights-council-orders-internation al-probe-of-ethiopia-abuses.
PHILIPPINES super Typhoon Rai death toll surges. BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-asia-59714658.
ELECCIONES Chile 2021: Boric logra um contundente triunfo sobre Kast y es el presidente electo del país. BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-59722345.
BRITISH cabinet discusses next moves as Omicron sweeps Europe. Reuters. Disponível em: https://www.reuters.com/world/europe/europe-weighs-christmas-curbs-omicron- sweeps-continent-2021-12-20/ 
PAÍSES muçulmanos prometem desbloquear ajuda humanitária ao Afeganistão. UOL. 19 dez. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/12/19/paises-muculmanos- prometem-desbloquear-ajuda-humanitaria-ao-afeganistao.htm. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário