terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 06/12 a 12/12


  • Ucrânia
    A Ucrânia vive momentos de tensão com a Rússia, contudo, agora possui apoio americano. Na última quinta-feira (9) o presidente dos Estados Unidos Joe Biden conversou com o presidente da Ucrânia e nove aliados da Otan no leste da Europa para transmitir seu apoio em caso de um ataque russo à Ucrânia e a promessa de severas sanções econômicas contra Moscou se isto ocorrer. 
    Os contatos acontecem num momento em que os Estados Unidos e seus aliados europeus pressionam o presidente Vladimir Putin para que se afaste da fronteira com a Ucrânia, onde concentrou mais de 100 mil soldados nas últimas semanas, aumentando os temores de uma possível invasão. 
    Biden falou com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, para oferecer o seu apoio frente a um eventual ataque de Moscou. 

  • China
    O governo da China criticou na última quinta-feira (9) o boicote diplomático dos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Canadá aos Jogos Olímpicos de Inverno que serão disputados em Pequim em fevereiro e afirmou que estes países sofreram consequências por tal atitude. 
    "A utilização por parte dos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Canadá da plataforma olímpica para uma manipulação política é impopular e isolacionista. Inevitavelmente pagarão o preço de suas ações equivocadas", afirmou Wang Wenbin, do ministério chinês das Relações Exteriores. 
    Depois dos Estados Unidos e da Austrália, Reino Unido e Canadá anunciaram um boicote diplomático ao evento esportivo para denunciar as violações dos direitos humanos na China. 
    O porta-voz da diplomacia afirmou que a China não havia convidado os países em questão. "Venham ou não os seus representantes oficiais, os Jogos de Inverno de Pequim serão um sucesso", afirmou. 
    "O esporte não tem nada a ver com a política. Os Jogos Olímpicos são uma grande reunião de atletas e fãs do esporte, não um cenário para que os políticos façam um espetáculo", disse. 

  • Iraque
    Tábua de argila de 3.500 anos com fragmento da 'Epopeia de Gilgamesh' é devolvida ao Iraque, a peça estava desaparecida há anos e foi roubada durante a invasão americana no país asiático. O artefato foi devolvido ao Iraque pelos Estados Unidos na última terça-feira (7). 
    Em entrevista em Bagdá, o ministro das Relações Exteriores entregou ao ministro da Cultura três peças devolvidas pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido: o tablete de Gilgamesh, a cabeça de um carneiro sumério e um tablete sumério. 
    O tablete de Gilgamesh "é de grande importância, é um dos textos literários mais antigos da história", disse à AFP o ministro da Cultura e Antiguidades, Hassan Nazem. A "Epopeia de Gilgamesh" narra as aventuras do poderoso rei da Mesopotâmia em sua busca pela imortalidade. O tablete com caracteres cuneiformes teria sido roubado de um museu ou sítio arqueológico iraquiano em 1991, durante a Guerra do Golfo que estourou após a invasão do Kuwait. 

  • Inglaterra
    Inglaterra volta a exigir o uso de máscaras em ambientes fechados, uma vez que o país tenta conter avanço da Covid-19 em meio ao surgimento da variante ômicron. 
    A medida faz parte de um pacote anunciado esta semana pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. As mudanças fazem parte de uma tentativa para frear o avanço do coronavírus do país. 
    Na quarta-feira (8), Johnson anunciou restrições mais pesadas contra a Covid-19 no país, ordenando que as pessoas trabalhem em casa, usem máscaras em locais públicos e apresentem passes de vacinas para retardar a propagação da variante ômicron do coronavírus. 
    O anúncio das novas restrições – que dizem evitar um novo lockdown – aparece enquanto o premiê enfrenta reação negativa a uma suposta festa de Natal de sua equipe no ano passado, que teria acontecido de maneira ilegal em meio a duras restrições impostas por seu governo. 

Referências
HOW committed is the United States to the defense of Ukraine? NPR. 9 dez. 2021. Disponível em: https://www.npr.org/2021/12/09/1062615003/how-committed-is-the-united-state s-to-the-defense-of-ukraine
HOW much does the diplomatic boycott of Beijing 2022 matter? BBC. 13 dez. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-59646231
ANCIENT Gilgamesh tablet returned to Iraqi National Museum. The National 7 dez. 2021. Disponível em: https://www.thenationalnews.com/mena/iraq/2021/12/07/ancient-gilgamesh-tabl et-returned-to-iraqi-national-museum/
OMICRON: What are the rules for face coverings and masks? BBC. 10 dez. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/news/health-51205344


Nenhum comentário:

Postar um comentário