segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 15/11 a 21/11


  • Rússia
    Nesta segunda-feira (15), a Rússia realizou um teste de armas anti-satélite tendo como alvo um satélite russo não utilizado. Logo após o teste, autoridades norte-americanas disseram que o mesmo havia deixado um campo de destroços na órbita baixa terrestre e que estes destroços colocam em perigo a Estação Espacial Internacional e representará um perigo às atividades espaciais por anos. 
    Na terça-feira (16) o ministério de defesa da Rússia comunicou que os destroços do teste não representaram e não representam um perigo para as estações espaciais e nem satélites em órbita, acusando os Estados Unidos de hipocrisia pela declaração sobre o teste. De acordo com a Rússia, “durante vários anos” Moscou vem pedindo aos EUA e outras potências espaciais para que assinem um tratado para evitar o uso de armas no espaço.

  • Áustria
    Temendo uma 5 onda de covid, a Áustria será, a partir desta segunda-feira (22), o primeiro país da Europa a retornar medidas de lockdown nacionais, após o governo já ter imposto um confinamento apenas aos não vacinados. Essa decisão do governo austriaco gerou revolta entre a população e neste sábado (20), milhares de manifestantes foram às ruas em protesto com cartazes contendo mensagens como: “Não à vacinação" e “abaixo a ditadura facista”. 
    Vale a pena notar que a Áustria possui um índice de população totalmente vacinada de 66%, um dos menores da Europa ocidental. A visão de ceticismo em relação à vacina na Áustria é encorajada pelo partido da liberdade, de extrema direita e terceiro maior no parlamento. 

Milhares vão às ruas de Viena, na Áustria, em protesto contra novo lockdown — Foto: Lisa Leutner/AP 


  • Paquistão
    Nesta quarta-feira (17), o parlamento do Paquistão aprovou uma nova lei que prevê á pessoas condenadas mais de uma vez por abuso sexual a possibilidade de condenação a castração quimica. Para tal, há a determinação de criação de cortes especiais no país para acelerar os julgamentos de crimes sexuais e garantir que estes sejam decididos em até quatro meses. 
    De acordo com o texto da lei: “A castração química é um processo devidamente notificado por normas instituídas pelo primeiro-ministro, pelo qual a pessoa fica impossibilitada de praticar relações sexuais por qualquer período de sua vida, será determinado pelo tribunal e vai ocorrer por meio da administração de drogas, que será realizada por meio de um quadro de profissionais médicos”.

  • Belarus
    Nesta sexta-feira (19) em entrevista à BBC o presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, afirmou que é “absolutamente possível” que as forças armadas da Bielorrúsia tenham ajudado migrantes á entrar irregularmente na União Européia, principalmente na Polônia, Letônia e Lituânia. A entrada de migrantes tem desencadeado uma grande crise político-diplomática no bloco europeu e aparentemente é resultado de uma retaliação de Belarus por ter sofrido sanções da UE. 
    O presidente também deixou claro na entrevista que migrantes não serão barrados em suas fronteiras: "Se eles continuarem a vir, não vou impedi-los. Porque não estão vindo ao meu país, estão indo aos de vocês (Europa Ocidental)", declarou, queixando-se de que "o Ocidente parou de falar conosco e de trabalhar conosco". 

  • EUA
    Nos EUA, o jovem Kyle Rittenhouse, responsável pela morte de duas pessoas durante um protesto contra o racismo em Kenosha (2020), foi inocentado pelo tribunal do júri por agir em legítima defesa nesta sexta-feira (19). O jovem respondia por homicídio, por colocar a vida de outras pessoas em risco e por carregar uma arma de fogo sendo menor de idade (Na época do crime, Kyle tinha 18 anos). 
    Os pais de Anthony Huber, um dos homens assassinados, comunicaram que estavam de “coração partido” e a decisão do Júri “envia uma mensagem inaceitável de que civis armados podem incitar a violência matar pessoas". 

Kyle Rittenhouse, adolescente acusado de assassinato em protesto contra o racismo, em foto de 18 de novembro de 2021 — Foto: Sean Krajacic/The Kenosha News via AP, Pool 



Referências
Rússia confirma realização de teste com míssil anti-satélite e ataca EUA. https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2021/11/16/russia-confirma-realizaca o-de-teste-com-missil-anti-satelite-e-ataca-eua.htm. Acesso em 22 de novembro de 2021.
“Milhares vão às ruas na Áustria em protesto contra novo lockdown”. G1. Acesso em 22 de novembro de 2021. 
“Parlamento do Paquistão aprova lei para castrar quimicamente os condenados por abuso sexual”. G1, https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/11/18/parlamento-do-paquistao-apro va-lei-para-castrar-quimicamente-os-condenados-por-abuso-sexual.ghtml. Acesso em 22 de novembro de 2021.
“Líder de Belarus admite ter facilitado entrada de migrantes na UE, alimentando crise com o bloco”. Terra, https://www.terra.com.br/noticias/mundo/lider-de-belarus-admite-ter-facilitado- entrada-de-migrantes-na-ue-alimentando-crise-com-o-bloco,d86efa0cca4b44 713d04fc1d1c57762eniowgxf5.html. Acesso em 22 de novembro de 2021. 
“Tribunal decide que jovem que matou 2 em protesto antirracista nos EUA agiu em legítima defesa”. G1, https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/11/19/acusado-de-matar-2-em-prote sto-antirracista-nos-eua-e-declarado-inocente-pela-justica-americana.ghtml. Acesso em 22 de novembro de 2021. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário