terça-feira, 5 de outubro de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 27/09 a 03/10


  • Coreia do Norte
    A Coreia do Norte afirma ter testado um novo míssil hipersônico que pode ter capacidade nuclear enquanto continua a expandir suas capacidades militares e pressiona Washington e Seul sobre as negociações há muito paralisadas sobre suas armas nucleares. 
    O teste de mísseis foi a terceira rodada de lançamentos da Coréia do Norte em setembro e ocorreu pouco antes do enviado da Coréia do Norte na ONU acusar os Estados Unidos de hostilidade e exigir que o governo Biden encerrasse permanentemente os exercícios militares conjuntos com a Coréia do Sul e a implantação de ativos estratégicos na região. A Agência Central de Notícias oficial da Coréia disse que o míssil durante seu primeiro teste de voo atendeu aos principais requisitos técnicos, incluindo estabilidade de lançamento e a capacidade de manobra e características de voo da "ogiva de voo hipersônica destacada". 

  • La Palma
    A lava da explosão de La Palma deságua no Oceano Atlântico liberando enormes nuvens de vapor e gases tóxicos que obrigaram os residentes locais fora da zona de evacuação a permanecer dentro de casa na quarta-feira. 
    A área foi evacuada por vários dias, enquanto as autoridades esperavam mais de uma semana pela lava que começou a entrar em erupção em 19 de setembro para atravessar os 6,5 quilômetros até a borda da ilha. Na descida da crista vulcânica Cumbre Vieja, os fluxos consumiram pelo menos 656 edifícios, a maioria casas. O encontro da rocha derretida com a água do mar finalmente aconteceu às 23h, horário local, na terça-feira. La Palma, com cerca de 85.000 habitantes, faz parte das Ilhas Canárias vulcânicas, um arquipélago no noroeste da África. A ilha tem aproximadamente 35 quilômetros de comprimento e 20 quilômetros de largura em seu ponto mais largo. 

  • Equador
    Batalha mortal de gangues na prisão do Equador mata 116. As autoridades estão chamando de o pior massacre penitenciário da história do Equador. Pelo menos cinco mortos foram decapitados, disseram autoridades na quarta-feira. 
    O presidente Guillermo Lasso decretou estado de emergência no sistema prisional do Equador, permitindo ao governo enviar policiais e soldados para penitenciárias, entre outros poderes. As autoridades atribuíram o derramamento de sangue de terça-feira na penitenciária Litoral, na cidade costeira de Guayaquil, a gangues ligadas a cartéis de drogas internacionais que lutam pelo controle da prisão. 

  • Afeganistão
    O Afeganistão enfrentará 'grande crise humanitária', alerta a Cruz Vermelha. Graves déficits financeiros e a chegada do inverno podem significar uma "grande crise humanitária" para o Afeganistão se o dinheiro não for restaurado para pagar salários e serviços, especialmente saúde, disse o diretor regional da Federação Internacional da Cruz Vermelha na quinta-feira. 
    Alexander Matheou disse que o Afeganistão deve entrar em “poucos meses extremamente difíceis” com a queda das temperaturas, agravando a escassez de alimentos resultante da seca e da pobreza. Cortes nos serviços de saúde colocam em risco muitos afegãos vulneráveis, principalmente nas áreas rurais. O aviso veio no momento em que as autoridades do Taleban dispersaram rapidamente com tiros um protesto liderado por mulheres exigindo direitos iguais à educação em Cabul. Cartazes segurados por um pequeno grupo de mulheres dizendo "Não queime nossos livros!" foram confiscados e desmontados por homens armados, sob o argumento de que as mulheres não haviam pedido permissão para se reunir. Como resultado, a comunidade internacional está dividida sobre a questão de retomar a ajuda ao Afeganistão. Alguns países têm condições, incluindo uma garantia mínima de que os direitos das mulheres serão protegidos. Outros dizem que as necessidades humanitárias urgentes devem ser atendidas primeiro. 

  • China
    China envia a maior incursão de todos os tempos no espaço aéreo de Taiwan, com 38 aeronaves voando em duas ondas na sexta-feira, enquanto Pequim marcava a fundação da República Popular da China. O Taiwan reclama há um ano ou mais das repetidas missões da força aérea da China perto da ilha democraticamente governada, geralmente na parte sudoeste de sua zona de defesa aérea perto das ilhas Pratas, controladas por Taiwan. A China intensificou a pressão militar e política para tentar forçar Taiwan a aceitar a soberania chinesa. Taiwan diz que é um país independente e defenderá sua liberdade e democracia. 

Referências
Coreia do Norte lança novo míssil hipersônico. Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/mundo/coreia-do-norte-lanca-novo-missil-hipersonico
Vulcão em erupção nas ilhas Canárias: lava chega ao mar e gases tóxicos preocupam. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58732054.
Disputa entre facções deixa ao menos 118 mortos em prisão do Equador. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58744340.
Cruz Vermelha alerta para crise no Afeganistão. BandNews. Disponível em: https://www.band.uol.com.br/bandnews-tv/noticias/cruz-vermelha-alerta-para-crise-no-afeganistao-16451944
China envia mais 52 aviões de guerra à Ilha de Taiwan, diz Ministério da Defesa. CNN. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/china-envia-mais-52-avioes-de-guerr a-ao-taiwan-diz-ministerio-da-defesa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário