quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Redação Internacional: o Brasil nas manchetes do mundo no mês de novembro

 

Por Fernando Yazbek

                   A desaceleração da pandemia do novo coronavírus no Brasil durante o último mês se mostrou apenas aparente. Passadas as eleições de 15 de novembro, o número de casos e de mortes disparou em quase todo o país. Dezembro se inicia superando a marca dos 170 mil mortos pela covid-19. Dentre as mais de dez mil vidas brasileiras que se foram pelo vírus nos últimos 30 dias, a do argentino Diego Armando Maradona foi a que mais repercutiu. 




                  Foi isto o que notou o jornal La Nacion. A mídia portenha frisou que, no dia em que houve o acidente de trânsito mais grave do ano – quando 41 morreram no interior de SP – só se falava de Dieguito no Brasil. A colisão na Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho e a morte violenta de Beto Freitas “amargaram injusto segundo plano” quando a notícia do falecimento do astro argentino chegou ao Brasil.

            Tratado como o “inimigo mais amado” na terra de Pelé, Nacion sublinhou que o brasileiro “primou pelo respeito a morte de Maradona”. A matéria elenca a série de homenagens feitas ao algoz da amarelinha na Copa de 90 pela própria Confederação Brasileira de Futebol. Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Careca, Casagrande, Renato Gaúcho e Pelé também foram lembrados pelo jornal como amigos e influenciados por Maradona que prestaram condolências emocionadas. Até o colorado Sport Club Internacional de Porto Alegre iluminou o Gigante da Beira-Rio de azul – cor do maior rival Grêmio – para chorar a partida do pibe, finalizou La Nacion



                  Já o Clarín deu destaque ao lançamento do livro “Um paciente chamado Brasil” do ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM). Segundo o jornal, o médico “abriu uma janela indiscreta” sobre a “psicologia paranoica” de Jair Bolsonaro no texto “imprescindível” para quem quer entender o negacionismo da pandemia. As bravatas do presidente não eram somente políticas ideológicas. Para Mandetta, Bolsonaro quis desvincular a imagem do governo com o inevitável impacto econômico negativo que a pandemia traria. 

            No mais, a reportagem mostra trechos de conversas entre o então ministro e o presidente que batiam cabeça sobre obviedades como o uso de máscara e a ajuda chinesa. Passando por Nelson Teich, Clarín diz que Eduardo Pazuello “reconheceu que não tina preparação alguma” para assumir a pasta sanitária. 



          O The Guardian puxa pela mesma toada do desgaste do bolsonarismo. Considerado um dos piores prefeitos da história do Rio de Janeiro, a não reeleição “humilhante” de Marcelo Crivella representa, para o jornal inglês, o enfraquecimento da retórica extremista. O texto enumera as candidaturas municipais apoiadas pelo presidente Bolsonaro que fracassaram. No entanto, reforça o crescimento de uma direita moderada e do fisiologismo concomitantes a desidratação do PT e a ascensão do PSOL

            Belém, Fortaleza, Manaus, Recife e Belo Horizonte, para o jornal, também elegeram a moderação. Em São Paulo, Guardian trata a vitória do tucano Bruno Covas como a continuidade de “uma das mais famosas dinastias políticas”. 



             Na maior mídia da arabofonia, Bolsonaro é apresentado como um dançarino conduzido “passo a passo” pelo presidente norte-americano Donald Trump. Al Jazeera faz um exercício de antecipação ao tentar prever a posição política internacional do brasileiro confirmada a derrota do republicano. Já isolado na América Latina, o Brasil – em constante troca de farpas com a China – terá como apoiador apenas Israel de Benjamin Netanyahu se não mudar a postura diplomática, avalia o jornal. 

            Joe Biden, que assumirá o Salão Oval da Casa Branca em 20 de janeiro, já se mostrou um crítico da política ambiental brasileira. Sua vitória é “um golpe” para o “nacional populismo” que ganhou as eleições de 2018 em Brasília e pode representar uma reviravolta para o próximo pleito. 



           Na BBC News, a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (REP) – em que o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara acusa a tecnologia 5G chinesa de espionagem – repercutiu como danosa a imagem brasileira. Ouvindo o diplomata aposentado Roberto Abdenur, que foi embaixador em Pequim nos anos 90 e em Washington nos anos 2000, BBC destaca que o governo de Xi Jinping não está deixando barato declarações anti-China. Quando a Austrália pediu investigações internacionais sobre a origem do coronavírus, Jinping elevou barreiras comerciais sobre a carne e a cevada australianas. Ademais, Pequim desencorajou chineses de visitarem o país na Oceania. 

            Para Abdenur, o filho do presidente “é de imensa irresponsabilidade” quando acusa o Partido Comunista Chinês e classifica de “hipocrisia” o ataque a Pequim pela suposta espionagem, uma vez que “o país que mais faz espionagem dos outros são os EUA”. 

            “No pior dos mundos”, situação brasileira é tensa e as falas de Bolsonaro júnior põe o Brasil ao lado de Coreia do Norte como páreas internacionais, concluiu o entrevistado pela BBC. 



             Novembro foi “um mês horrível” para Bolsonaro, sentenciou o Le Figaro. Fragilizado pela gestão sanitária e econômica na crise da covid-19, o “presidente populista” viu seus candidatos “definharem” ao longo da campanha municipal. Para a mídia francesa, os bolsonaristas postulantes a prefeituras levaram uma “bofetada” das urnas dois anos depois do “maremoto conservador” de 2018. 

            Assim como outros jornais da imprensa estrangeira, Figaro observa a mudança dos ventos para a centro-direita tradicional e o aparecimento de novas figuras pela via da esquerda. O que destaca o francês são os tempos difíceis que o governo federal terá nos dois anos que restam de mandato. Para além da derrocada de Trump, a nova onda de contágios na pandemia tende a ser determinante para a popularidade palaciana, uma vez que o auxílio emergencial – que sustentou o governo – não deve ser prorrogada. Toda a logística da eventual vacina para o ano que vem somado ao novo realojamento das forças políticas locais “anunciam dias difíceis para a presidência”. 



              Perdendo em São Paulo com Russomano e no Rio com Crivella, Bolsonaro perdeu em Washington e apareceu na imprensa de Lisboa. “A imprensa não divulga, mas eu tenho as minhas informações”, disse o presidente do Brasil se justificando por ainda não parabenizar o eleito Joe Biden. Acusando inclusive as urnas eletrônicas brasileiras de fraudulentas, Bolsonaro disse haver injustiças nas apurações de votos manuais nos EUA. 

            Mesmo que os estados de Winsconsin e Pennsylvania tenham confirmado – depois de imbróglios na contagem – a vitória democrata, Bolsonaro ainda não reconheceu a passagem de bastão na Casa Branca. Apesar da confusão na apuração estadunidense, o presidente brasileiro defendeu a substituição das urnas eletrônicas pela cédula impressa de votação. 



       O El País espanhol abriu espaço para a coluna de Juan Arias. Nela, é explícita a organização social que começa a se formar por uma frente plural que bata de frente com um presidente “que ataca a cada dia a essência do Brasil”. As recentes declarações do vice-presidente Hamilton Mourão de que não há racismo no Brasil são confrontadas, na mídia espanhola, com o caso de espancamento e assassinato de um homem negro em uma rede de supermercados em Porto Alegre. Nos protestos ocasionados por esta barbárie, se ouviram cânticos contra o governo brasileiro. Isto, segundo Arias, é um indício do descontentamento populacional contra os delírios do presidente. 

            Perto do fim do ano, o Brasil está cada vez mais longe do bom-senso e do mundo. 

            

 

 

Referências:

ARIAS, Juan. Se está creando um frente contra los delírios kafkianos de Bolsonaro. El País. 24 nov. 2020. Disponível em <https://elpais.com/opinion/2020-11-24/se-esta-creando-un-frente-contra-los-delirios-kafkianos-de-bolsonaro.html>

BOLSONARO: houve fraude nas eleições dos EUA. Diz que tem informações. Diário de Notícias. 29 nov. 2020. Disponível em <https://www.dn.pt/mundo/bolsonaro-houve-fraude-nas-eleicoes-dos-eua-diz-que-tem-informacoes-13089967.html

CORNALI, Federico. Adiós a Diego Maradona: el colorido respeto de Brasil por el enemigo más amado. La Nacion. San Pablo, 27 nov. 2020. Disponível em <https://www.lanacion.com.ar/deportes/futbol/diego-maradona-brasil-amado-nid2522788

LECLERCQ, Michel. Â mi-mandat, Jair Bolsonaro reçoit un severe avertisement à l’occasion des municipals. Le Figaro. Rio de Janeiro, 30 nov. 2020. Disponível em <https://www.lefigaro.fr/international/a-mi-mandat-jair-bolsonaro-recoit-un-severe-avertissement-a-l-occasion-des-municipales-20201130>

ROBINSON, Andy. Negación, rabia y fantasia: las reacines de Bolsonaro frente al coronavírus, em um nuevo libro. Clarín. Rio de Janeiro, 30 nov. 2020. Disponível em <https://www.clarin.com/mundo/-negacion-rabia-fantasia-revelador-libro-describe-reacciones-bolsonaro-frente-pandemia-coronavirus_0_qdvdC2y3q.html>

SCHREIBER, Mariana. Brasil esta metendo os pés pelas mãos com a China, diz ex-embaixador em Pequim após nova polêmica de Eduardo Bolsonaro. BBC. Brasília, 26 nov. 2020. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55081541>

YANAKIEW, Monica. Tropical Trump: where will Brazil’s Bolsonaro stande with Biden? Al Jazeera. Rio de Janeiro, 27 nov 2020. Disponível em: https://www.aljazeera.com/economy/2020/11/27/tropical-trump-where-will-brazils-bolsonaro-stand-with-biden>>

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário