segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Volta ao mundo em 7 dias - Notícias de 06/12 a 13/12

    Essa semana foi marcada por notícias a respeito do maior desejo de 2020: a vacina contra o COVID-19. A corrida pelo desenvolvimento do imunizante chegou ao fim e os países se preparam para iniciar ou continuar seus procedimentos de vacinação. Soma-se à euforia pelo início da vacinação, o aumento exponencial de casos de COVID, com índices semelhantes, e até mesmo superiores, aos do início da primeira onda da pandemia. Mais uma vez, a mídia internacional volta-se para os acontecimentos relacionados ao Coronavírus, que passados um ano da notificação de seu primeiro caso, parece finalmente ter uma esperança de encerramento.

  • Reino Unido

    O Reino Unido iniciou no dia 8 a primeira etapa de sua campanha de vacinação e é o primeiro país do mundo a imunizar sua população. A princípio, esta primeira fase será destinada a vacinação de pessoas que compõem grupos de risco e trabalhadores da linha de frente, o que irá incluir idosos residentes de asilos e cuidadores e idosos com idade acima de 80 anos. A princípio, o Reino Unido estima vacina 1/3 de seus cidadãos em um primeiro momento. 

  • Itália

    A Itália registrou no dia 12 o maior número de óbitos por Covid-19 da Europa, superando os índices do Reino Unido. Desde o outono no continente europeu, o número de casos no país vem aumentando, aponta-se que como consequência do verão. A Itália já havia sido o primeiro país a adotar restrições de viagem durante o período das festas do final, com intuito de diminuir a circulação de pessoas dentro do país e conter o novo avanço do vírus. 

  • Canadá e EUA

    Seguindo a onda da imunização, os EUA iniciará sua campanha de vacinação com as doses da vacina da Pfizer nesta segunda feira (14). A estimativa é que aproximadamente 145 regiões do país recebam as doses para distribuição da vacina.

    O Canadá também dará início à vacinações nesta segunda com doses do imunizante produzido pela Pfizer, dando prioridade a pessoas do grupo de risco e a profissionais de saúde. Além disso, o país pretende aprovar em breve a vacina produzida pela farmacêutica Moderna Inc, de forma a aumentar as doses que serão disponibilizadas no país.  

  • Nigéria

    Na Nigéria, um ataque armado teve por alvo uma escola secundária. Após o ataque, centenas de estudantes foram reportados como desaparecidos. De acordo com as testemunhas, o ataque teve duração de aproximadamente uma hora e até agora as autoridades conseguiram deixar em segurança cerca de 200 alunos, mas a busca pelos demais continua. Alguns dos alunos desaparecidos foram vistos fugindo dos arredores da escola no momento do ataque, enquanto outros foram vistos sendo levados por membros do grupo que realizou o ataque. 

  • Belarus

    Em Belarus, tem continuidade os protestos contra a continuidade no poder do Presidente Alexander Lukashenko. Desta vez, mais de 130 manifestantes foram presos, após sofrerem ataques com veículos com jatos de água. A cidade de Minsk tem sido o principal palco das manifestações contra o atual presidente, no poder há seis mandatos consecutivos. Desde sua eleição, em agosto, o governo autoritário de Lukashenko vem sofrendo repressões e sanções da União Europeia por conta das denuncias de fraude eleitoral e repressão política no país.

  • Índia

    Além da atual luta contra o Coronavírus, a Índia passa a lidar com uma nova doença. A doença, que ainda não possui um nome, começou a ser propagada no sul do país e já ocasionou uma morte e 227 hospitalizações. Dentre os sintomas, inclui-se náuseas, convulsões e perda de consciência. Em um comunicado, a ministra da saúde da Índia afirmou que todos os afetados por esta nova doença testaram negativo para COVID-19, o que exclui a doença como causa dos sintomas. Ainda serão realizados testes laboratoriais para apontar a causa desta doença. 

  • Meio ambiente

    O Meio ambiente ganhou destaque especial esta semana, mas não por razões positivas. Durante a Cúpula do Clima, o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres alertou que além das alterações climáticas deste ano, o mundo pode enfrentar um novo aumento de até 3 graus durante este século. Por esta razão, o secretário-geral solicitou que os países neutralizem suas emissões e declarem um estado de emergência climática. O evento ocorreu para que os países revessem seus compromissos frente ao Acordo de Paris. Além disso, o Brasil foi deixado de fora da lista dos países que discursariam, já que suas novas metas foram consideradas insuficientes para honrar com seu compromisso climático. 

REFERÊNCIAS:

VACINAÇÃO da Pfizer começa por 50 hospitais em todas as regiões da Inglaterra. Época. 12 dez. 2020. Disponível em <https://epoca.globo.com/mundo/vacinacao-da-pfizer-comeca-por-50-hospitais-em-todas-as-regioes-da-inglaterra-24785621>.

FIRST Britons receive Covid-19 vaccine, a landmark moment in the pandemic. CNN World. 8 dez. 2020. Disponível em < https://edition.cnn.com/2020/12/08/europe/uk-pfizer-biontech-covid-vaccination-intl/index.html>.

ITÁLIA registra o maior número de mortes na Europa por Covid-19 e supera Reino Unido. G1. 12 dez. 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/12/12/italia-registra-o-maior-numero-de-mortes-na-europa-por-covid-19-e-supera-o-reino-unido.ghtml>.

EUA aplicarão primeiras doses da vacina contra Covid-19 na segunda feira, diz exército. G1. 12 dez. 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/12/12/eua-aplicarao-primeiras-doses-da-vacina-contra-covid-19-na-segunda-feira-diz-exercito.ghtml.

PRIMEIRAS doses da vacina Pfizer para Covid-19 chegam ao Canadá neste domingo. G1. 13 dez. 2020. Disponível em < https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/12/13/primeiras-doses-da-vacina-pfizer-para-covid-19-chegam-ao-canada-neste-domingo.ghtml>.

ATAQUE armado a colégio interno na Nigéria deixa centenas de meninos desaparecidos. G1. 12 dez. 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/12/12/ataque-armado-a-colegio-interno-na-nigeria-deixa-centenas-de-meninos-desaparecidos.ghtml>.

MAIS de 130 manifestantes anti-Lukashenko são presos em Belarus. G1. 13 dez. 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/12/13/mais-de-130-manifestantes-anti-lukashenko-sao-presos-em-belarus.ghtml>.

DOENCA misteriosa na Índia leva centenas de pessoas a hospitais. Canaltech. 08 dez. 2020. Disponível em <https://canaltech.com.br/saude/doenca-misteriosa-na-india-175847/>.

SECRETÁRIO-GERAL da ONU pede que o mundo declare estado de emergência climática. G1. 12 de dez. 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/12/12/secretario-geral-da-onu-pede-que-o-mundo-declare-estado-de-emergencia-climatica.ghtml>.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário