domingo, 30 de agosto de 2020

“Love is not tourism”: O movimento para flexibilizar fronteiras e reunir casais pelo mundo



Com a pandemia do Coronavírus, as fronteiras ao redor do mundo foram fechadas, gerando diversas consequências e transtornos para todos. Entre essas consequências, os casais de diferentes nacionalidades, que não são casados formalmente, também foram muito afetados. A limitação de viagens e fronteiras separou muitos casais, que se viram impossibilitados de reencontrar seus companheiros e tiveram suas histórias de amor interrompidas.

Procurando unir e dar força à essas pessoas, surgiu nas redes sociais o movimento global “Love is essential” ou também “Love is not tourism”, por meio deste muitos casais estão compartilhando suas histórias e procurando instruções de como agir perante tal situação, para que consigam viajar durante a pandemia e se reencontrar.

Esse movimento procura mobilizar também os governos através do mundo, para que possibilitem a entrada de estrangeiros que tenham um relacionamento estável não-oficial com um residente do país. “Love is not tourism” pede pela liberação de “viagens por amor”, faz petições e coleta dados, a fim de que todos tenham acesso à informação e saibam como a iniciativa está evoluindo e unindo casais pelo mundo. O movimento busca conscientizar que o momento em que estamos vivendo é de extremo cuidado e restrições, no entanto enfatiza que o amor e relações afetivas são de grande importância e devem ser tratadas de tal maneira, essas viagens por amor não devem ser tratadas como turismo.

No começo de agosto, a Comissão Europeia aderiu a campanha e solicitou que os países europeus permitissem a entrada de casais de residentes na região. Países como Alemanha, Suíça, França, Holanda e Dinamarca já autorizaram as “viagens por amor” e é esperado que mais países se juntem ao movimento no decorrer do ano. Essas concessões são cedidas a partir um protocolo de segurança e de saúde pública, estabelecido pelos próprios países, e deverão ser respeitadas rigorosamente pelo viajante. Na maior parte dos casos é requisitado comprovação do relacionamento estável, documentos para ingresso no país, que seja efetuado testes para Covid-19, o resultado negativo do teste e que seja feito um isolamento de 14 dias após entrar no país. 

    Casais que estão nessa situação e desejam se reencontrar deverão usar as redes do movimento para se informar mais sobre o procedimento e procurar o consulado mais próximo, com todos os documentos necessários, para dar início ao processo de visto e liberação.

 

 

Referências:

 

TIDEY, Alice. 'Love is not tourism': EU bids to reunite couples split by coronavirus restrictions. 07/08/2020. Disponível em: https://www.euronews.com/2020/08/07/love-is-not-tourism-eu-bids-to-reunite-couples-split-by-coronavirus-restrictions

 

EURACTIV. ‘Love is not tourism’: hope for couples kept apart by virus. 13/08/2020. Disponível em: https://www.euractiv.com/section/justice-home-affairs/news/love-is-not-tourism-hope-for-couples-kept-apart-by-virus/

 

LUSA. Love is not tourism. Casais separados na pandemia criam movimento global. 02/08/2020. Disponível em: https://www.tsf.pt/mundo/love-is-not-tourism-casais-separados-na-pandemia-criam-movimento-global--12489533.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário