segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Volta ao mundo em 7 dias - Notícias de 23/08 a 30/08

 





  • EUA

Neste domingo, 30, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu pela primeira vez o adiamento das eleições previstas para novembro. O argumento de Trump, que busca a reeleição para a Casa Branca, é de que as votações por correio – em função da pandemia do novo coronavírus – seriam as “mais fraudulentas e imprecisas da história”. No tuíte em que fala de um “grande constrangimento para o país” caso o pleito se realize por correspondência, o presidente pretende adiar as eleições “até que as pessoas possam votar de maneira adequada, segura e protegida”. A ideia de se postergar a data do sufrágio depende de uma aprovação do Congresso e não pode ser definida unilateralmente pelo executivo. Donald Trump, no entanto, votou pelos correios em 2016 na Flórida, quando foi eleito o 45º presidente estadunidense.

Isto ocorre num contexto de ascendência do candidato democrata Joe Biden, líder nas pesquisas para tomar o lugar de Trump, que aceitou na quinta-feira (27) a nomeação do partido para concorrer a reeleição na Convenção Nacional Republicana, marcada pela radicalização e pela presença da família presidencial. O país vive um momento turbulento de violência e de agitação social pela morte de Jacob Blake, caso que rememora o assassinato de George Floyd meses atrás. Trump confirmou que vai, inclusive, visitar a cidade de Kenosha, no Winsconsin, onde Blake foi alvejado por policiais. O estado nortista, na região dos lagos, é considerado fundamental para as eleições entre Biden e Trump.


  • ARGENTINA

O governo do presidente Alberto Fernández retomou oficialmente conversas com o Fundo Monetário Internacional. A Casa Rosada afirma que se trata de “ordenar a desordem que herdou do governo anterior”, se referindo aos empréstimos tomados pelo ex-presidente Maurício Macri, suspensos por Fernández assim que assumiu o cargo. Em função da pandemia, a Argentina teve um forte aumento nos gastos públicos para tentar conter a crise e vê sua dívida pública bater os 90% do produto interno bruto, passando dos 320 bilhões de dólares.

O país passou dos 400 mil contagiados pela covid-19 e já ultrapassa os oito mil mortos. A preocupação é a interiorização do vírus pelo território argentino. Assim, Fernández anunciou mais uma extensão de três semanas na quarentena, que deve chegar a 184 dias, sendo considerada a mais longa do mundo.


  • JAPÃO

Na sexta-feira (28), o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, renunciou ao cargo. Ele foi o premiê que ficou mais tempo à frente da administração no país e abre espaço para um sucessor que deve vir do seu próprio Partido Liberal Democrata. Yoshihide Suga é o favorito para assumir a cadeira de Abe, que renuncia devido a uma doença crônica um ano antes do fim do seu mandato. Suga já foi secretário-chefe do gabinete de Abe, coordenou campanhas e foi porta-voz do governo. Taro Aso, vice-primeiro-ministro, corre por fora na linha sucessória.

Shinzo Abe sai de cena em meio à baixa popularidade durante a crise do coronavírus e, apesar do anúncio, ainda não revelou a data que deixará o cargo.



  • ORIENTE MÉDIO

Khalifa bin Zayed al Nayan, presidente dos Emirados Árabes unidos, assinou neste sábado (29/08) decreto que põe fim ao boicote emiradense a Israel. Os EAU são agora o terceiro país árabe a estabelecer relações com Tel-Aviv, se juntando a Egito e Jordânia. O acordo foi intermediado pelos Estados Unidos e Jared Kushner, genro de Donald Trump, é esperado em Abu Dhabi na segunda-feira (01/09) a bordo do primeiro voo comercial da El Al, principal companhia aérea sionista.


  • ÁFRICA

A agência oficial do Sudão noticiou neste domingo (30/08) que o governo e a Frente Revolucionária Sudanesa (FRS) firmaram compromisso de acabar com 17 anos de guerra civil. Já foram firmados acordos de paz em 2006 e 2010 que até hoje não foram aplicados. Também não assinaram o tratado o Movimento de Libertação do Sudão e o Movimento Popular de Libertação do Sudão do Norte. Apesar destas ausências, são esperadas as assinaturas do primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdok e do presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, junto da coalizão da FRS. A formalização do documento é esperada para segunda-feira (01/09) em Juba, capital do Sudão do Sul.


  • VATICANO E MEDITERRÂNEO

Turquia e Grécia disputam a exploração de petróleo e gás natural na região do Mediterrâneo Oriental. Os gregos acusam o presidente turco, Racep Erdogan, de invadir águas territoriais da Grécia para sondar campos de petróleo. Atenas, inclusive, firmou um acordo com Cairo para delimitar as fronteiras marítimas de Ancara. Ergogan, por sua vez, classifica este pacto como ilegal, já que abrange áreas pertencentes à Líbia, aliada estratégica da Turquia na região.

Toda esta movimentação fez com que o Papa Francisco manifestasse preocupação durante a cerimônia do Angelus dominical (30/08). O pontífice apelou para o “diálogo construtivo” e ao “respeito da legalidade internacional” neste “palco de instabilidade”.


  • ALEMANHA

A polícia alemã reprimiu uma marcha de 20 mil pessoas no sábado (29/08) em Berlim. O ato havia sido proibido pelo governo da capital, mas mesmo assim os negacionistas da pandemia saíram às ruas reclamando das restrições sanitárias impostas pela administração pública. Gritos de “nós somos o povo”, entoado por grupos da extrema-direita alemã, foram entoados em frente ao portão de Brandemburgo.

Um pequeno grupo tentou invadir o Parlamento, mas foi rapidamente retido pela polícia, que informa ter prendido cerca de 300 pessoas durante o dia de protestos.


  • BELARUS

Já são 22 dias de protestos ininterruptos em Minsk contra a eleição de Aleksandr Lukachenko para novo mandato presidencial. Passam de sete mil o número de pessoas presas nas mainfestações, que já contabilizam ao menos 4 mortes e centenas de feridos. O governo bloqueou mais de 70 sites e blogs informativos considerados de oposição e ameaça congelar as credenciais de jornalistas de veículos estrangeiros. Repórteres bielorrussos também podem ser processados caso atuem em “ações não autorizadas”. A legislação de Belarus prevê que manifestações de rua só são permitidas com autorização prévia.


  • VENEZUELA
    Juan Raquesens, suspeito de participar de atentado contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro em 2018, foi solto da cadeia depois de 751 dias. Raquenses faz parte do partido Primeiro Justiça, do ex-presidenciável Henrique Caprilles, e denuncia que sofreu tortura no cárcere. Ele não pode, no entanto, sair do país.
  • BOLÍVIA

O governo boliviano deu autorização ao laboratório Sigma para fabricar o antiviral Avifur, utilizado na Rússia no tratamento do coronavírus. A farmacêutica de Cochabamba está presente em oito países latino-americanos, o que pode facilitar a distribuição do medicamento na região caso comprovada a eficácia da droga. São menos de 5 mil mortes pela covid-19 no país andino, que distribuiu gratuitamente embalagens de aspirina, ivermectina, azitromicina, ibuprofeno, antigripal e omeprazol para tratar a doença.


Referências:

ARGENTINA inicia consultas formais com FMI para novo programa de crédito. Zero Hora. Buenos Aires, 26 ago. 2020. Disponível em <https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2020/08/argentina-inicia-consultas-formais-com-fmi-para-novo-programa-de-credito-ckebumhh6002w01esr2pb7gog.html>

BOLÍVIA vai fabricar medicamento russo utilizado contra covid-19. Folha de S. Paulo. 29 ago. 2020. Disponível em << https://aovivo.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/08/24/5927-acompanhe-todas-as-informacoes-sobre-a-pandemia-de-coronavirus.shtml#post403390>>

COLOMBO, Sylvia. Venezuela solta deputado da oposição após 751 dias. Folha de S. Paulo. Buenos Aires, 28 ago. 2020. Disponível em << https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/08/venezuela-solta-deputado-da-oposicao-apos-751-dias.shtml>>

EMIRADOS Árabes Unidos suspendem boicote a Israel. Deutsche Welle. 30 ago. 2020. Disponível em <https://www.dw.com/pt-br/emirados-árabes-unidos-suspendem-boicote-a-israel/a-54762064>

NOGARA, Jane. O Papa pede respeito da legalidade internacional no Mediterrâneo Oriental. Vatican News. 30 ago. 2020. Disponível em <https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-08/papa-francisco-crise-mediterraneo-grecia-turquia.html>

NOVELLI, Vinicius. O que a saída de Shinzo Abe significa para o Japão. Veja. 28 ago. 2020. Disponível em <https://veja.abril.com.br/mundo/o-que-a-saida-de-shinzo-abe-significa-para-o-japao/>

PARTES em conflito assinam acordo de paz no Sudão. Estado de Minas. 30 ago. 2020. Disponível em <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/08/30/interna_internacional,1180780/partes-em-conflito-assinam-acordo-de-paz-no-sudao.shtml>

PINTO, Ana Estela S. Belarus expulsa jornalistas e prende opositores, mas mulheres mantêm marcha. Folha de S. Paulo. Bruxelas, 29 ago. 2020. Disponível em << https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/08/belarus-cassa-credenciais-expulsa-jornalistas-estrangeiros-e-prende-opositores.shtml>>

______ Polícia interrompe marcha de coronacéticos em Berlim. Folha de S. Paulo. Bruxelas, 29 ago. 2020. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/08/policia-interrompe-marcha-de-coronaceticos-em-berlim.shtml>

TRUMP sugere adiar eleições dos EUA para evitar fraudes. Terra. 30 ago. 2020. Disponível em <https://www.terra.com.br/noticias/mundo/estados-unidos/eleicoes/trump-sugere-adiar-eleicoes-dos-eua-para-evitar-fraudes,4a4f271371c1e43145e74fb3cdc6c28fs19wrmem.html>

 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário