terça-feira, 24 de outubro de 2017

Os 72 anos da Organização das Nações Unidas

Artigo apresentado pelo monitor da Disciplina de Instituições Internacionais, do curso de Relações Internacionais do Unicuritiba, ministrado pela Profa Dra Janiffer Zarpelon, pela comemoração dos 72 anos da Organização das Nações Unidas.


* Por: Rômulo Erhardt Moreski

No dia 24 de outubro é celebrado internacionalmente o dia das Nações Unidas. Era nessa mesma data, em 1945, que entrava em vigor a Carta da ONU, também conhecida como Carta de São Francisco. A organização celebra esse ano, o seu 72º aniversário, e desde sua fundação trabalha junto com as agências especializadas e seus Estados membros na busca pela paz e desenvolvimento em todo o mundo.
A criação de organismos internacionais é de longa data. Desde a Grécia antiga teve iniciativas como a Liga de Delos (aliança militar liderada por Atenas). Mas é com a Revolução Industrial que foram criadas instituições internacionais parecidas com as que temos hoje, chamadas de Primeira Geração. No entanto, foi no pós Primeira Guerra Mundial que são criadas as primeiras organizações internacionais de atuação global: a Liga das Nações, com o objetivo de manter a paz e a segurança internacional; e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919. Estas, conhecidas como Organizações de Segunda de Geração, passam a ter autonomia jurídica, criadas por Estados soberanos de forma voluntaria e com estrutura jurídica.
A partir do fracasso da Liga das Nações devido a Segunda Guerra Mundial, foi necessário pensar novamente sobre mecanismos possíveis para a manutenção da paz internacional.
Em 1942, o termo “Nações Unidas” era concebido pela primeira vez, pelo então presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, no primeiro dia desse mesmo ano, quando 26 países assinaram o que posteriormente ficou conhecido pela Carta da ONU, que expressava a vontade das potências alinhadas em cooperar e não firmar tratados e acordos em separado.
 De abril a junho de 1945, foi discutida a criação da Carta das Nações Unidas em São Francisco, sendo assinada em 26 de junho de 1945, por representantes de 51 países. A entrada em vigor da Organização das Nações Unidas foi 24 de outubro de 1945, quando China, França, União Soviética, Reino Unido e Estados Unidos (conselho de segurança permanente – membros fundadores) e demais signatários ratificaram a Carta de São Francisco.
Assim, desde que a ONU passou a vigorar na esfera internacional, a organização se baseia no princípio de igualdade soberana entre seus membros, e objetivando o cumprindo dos compromissos assumidos e expressos na carta.
A ONU é responsável por organizar conferências internacionais, administrar medidas de intervenção em conflitos, preparar relatórios sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente, analisar problemáticas econômicas e sociais e sensibilizar a opinião pública sobre seu trabalho.
Além disso, a ONU trabalha junto com as suas agências especializadas e programas a fim de promover o dialogo e a criação de novos mecanismos internacionais. Exemplos são a UNESCO, que é inserida ao Sistema ONU para promover a Educação, Ciência e Cultura; o PNUD, programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; o ACNUR, a Agência das Nações Unidas para Refugiados; entre outros.
Atualmente (2017) são 193 países-membros, desses, são 51 os países fundadores que assinaram a Carta das Nações Unidas ou que tomaram parte da Conferência de São Francisco, ou ainda que foram aceitos na Organização por meio da decisão da Assembleia Geral mediante recomendação do Conselho de Segurança.
Desde sua fundação, a organização Internacional corroborou com a resolução e o debate sobre diversos problemas do cenário internacional que não poderiam ser resolvidos pelos Estados agindo unilateralmente e também, supervisionou o comportamento dos Estados na esfera internacional, seja por assuntos de intervenção, cooperação, promoção de direitos entre outros.

Portanto, comemorar o Dia da ONU é de grande importância, pois celebra a criação de uma das mais importantes Organizações Internacionais nos dias de hoje. Assim, apesar das críticas quanto a mesma, a ONU tem promovido o sentimento a cooperação e o dialogo entre os Estados membros, a fim de assegurar a ordem e a manutenção da paz no ambiente internacional. Feliz Dia das Nações Unidas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário