terça-feira, 26 de setembro de 2017

Dia do Internacionalista - Formação Completa, multidisciplinar!



Em comemoração ao Dia do Internacionalista, o depoimento de alguns professores do Curso de Relações Internacionais do Unicuritiba, não internacionalistas, que vivenciam no dia a dia a formação desses profissionais. 



Andrew Traumann
Historiador, Professor de História das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais Contemporâneas e História das Relações Internacionais do Brasil

Nestes sete anos aprendi muito no curso de Relações Internacionais. Apesar de ser historiador sempre estive muito próximo da História Contemporânea e das RI. A interdisciplinaridade, marca maior das RI nos enriquece muito tanto como acadêmico quanto como seres humanos. 
É com a pluralidade de ideias e posições e o respeito ao próximo que se faz um mundo mais justo. Muito obrigado por tudo o que aprendi com vocês nesses anos todos! Com sua inteligência e visão de mundo vocês fizeram de mim um internacionalista de coração! 


Eduardo Teixeira de Carvalho Junior
Historiador, Professor de Teoria Social, Formação Política e Econômica do Brasil e Formação Política e Econômica da América Latina

O Aluno de Relações Internacionais tem uma formação muito ampla. Envolvendo disciplina das Ciências Humanas como História, Sociologia e Direito, assim como áreas exatas ligadas ao Comércio Exterior e Economia. Isso tudo permite múltiplas abordagens em sala de aula. Um tema pode ser discutido por uma grande diversidade de teorias e conceitos. Esta amplitude temática e a possibilidade de diálogo com diversas disciplinas é o que considero o aspecto mais instigante e interessante quando trabalhamos com os futuros internacionalistas.


Marcelo Grendel Guimarães
Administrador, Professor de Sistemas de Comércio Exterior Brasileiro

Atuando há 15 anos com professor do ensino superior já participei na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento.
Posso dizer com minha experiência, que vejo os alunos de Relações Internacionais como os mais focados e determinados dentro da área que escolheram. Muitos dos alunos de outros cursos que passaram pelas minhas salas de aula, não sabiam exatamente o que queriam ou estavam apenas experimentando o ambiente universitário até que realmente se encontrassem.
Mas, desde o primeiro dia que ministrei aulas para RI, pude perceber que apesar da pouca idade, a maioria dos alunos traz consigo um elevado nível cultural e uma bagagem de vivências internacionais fantástica. Muitos já passaram por intercâmbios internacionais, falam fluentemente o idioma Inglês (dentre outros), trabalham em empresas ligadas às Relações Internacionais ou ainda possuem familiares que circulam em áreas correlatas. Esse conjunto de ingredientes dá um sabor especial a cada aula ministrada onde todas essas experiências são trazidas à tona, e mesmo para aqueles alunos que ainda não tiveram essas oportunidades a experiência dos outros serve como aprendizagem e motivação.
Como a formação do profissional de Relações Internacionais é muito abrangente, durante o curso há uma imersão em um sem número de tópicos que embasam o futuro profissional para enfrentar qualquer desafio que se apresente. A cada dia que passa admiro mais nossos Internacionalistas e me surpreendo com notícias de onde estão chegando em suas promissoras carreiras.
Avante Internacionalistas - bem representem nosso Brasil - parabéns pelo seu dia!!!         


Michele A. Hastreiter
Advogada e Admistradora, Professora de Introdução ao Estudo do Direito e Direito Internacional Público

Sou advogada e formada também em Administração Internacional de Negócios, mas como professora e uma apaixonada pelo Direito Internacional, encontro no curso de Relações Internacionais os alunos mais dedicados e interessados na área. Com o convívio com os internacionalistas nos últimos cinco anos, passei a admirar profundamente a visão holística que são capazes de apresentar quanto às diferentes questões que transcendem nossas fronteiras. Fico feliz ao ver o amadurecimento dos alunos - muitos, no início, parecem um pouco confusos sobre o que significa ser um internacionalista, mas ao final se mostram capazes de correlacionar a política, a economia, a história e o Direito Internacional de maneira bastante efetiva na compreensão das mazelas do mundo contemporâneo. 


Patricia Tendolini Oliveira de Melo
Economista, Coordenadora do Curso de Relações Internacionais e Professora de Microeconomia e Economia Brasileira

Quando comecei a dar aula no curso de Relações Internacionais, há mais de dez anos, confesso que foi desafiador.... Com o tempo fui me encantando com o perfil contestador, político e engajado dos alunos; mais do que isso, com a formação que o curso proporciona, permitindo a nossos alunos um olhar diferente e bem mais completo sobre os diversos assuntos internacionais. 
Hoje, com aulas no segundo e sexto período, e com o contato que tenho com os recém-chegados e com muitos egressos, percebo claramente a evolução que eles têm ao longo do curso: de calouros ainda confusos sobre a escolha a egressos muito bem-sucedidos em várias carreiras alçando voos cada vez mais altos mundo afora. 
Queridos internacionalistas parabéns pelo seu dia!!!


Perci Klein
Psicólogo, Professor de Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Psicologia Social

Ser professor no curso de RI é tudo de bom.
Apesar de ser psicólogo sou um pouco internacionalista, devido o contato com os alunos, professores e coordenação.
O curso tem espírito de gente que aprende, ensina e luta.
É uma tribo que convive com as diferenças, que se relacione e acima de tudo que tem sonhos.
Fico honrado e feliz em fazer parte dessa grande família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário