terça-feira, 9 de agosto de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 01/08 a 07/08

Por Fernando Yazbek

  • Palestina
    Os nomes e rostos das quinze crianças assassinadas em Gaza. Esta é a manchete da mídia catari Al Jazeera sobre os mais recentes bombardeiros das forças ocupantes israelenses sobre o território palestino da Faixa de Gaza. Desde 2008, um quarto das mortes provocadas por Israel de civis inocentes foi de crianças. Segundo cálculos da Defense for Children International, pelo menos 2.200 pessoas com menos de 16 anos foram assassinadas por ataques de Telavive nos últimos 20 anos.
    Após 56h de massacre, um cessar-fogo intermediado pelo Egito pôs fim momentâneo à tragédia. A justificativa para o bombardeiro israelense foi de um “ataque preventivo” contra um comandante da Jihad Islâmica, grupo político armado palestino. 

  • Cuba
    Um raio atingiu um tanque de petróleo na cidade de Matanzas, a pouco mais de 100km da capital Havana, em Cuba. Um incêndio de grandes proporções tomou conta do reservatório na Base de Supertanqueros – um distrito industrial –  e já deixou um morto, 16 feridos e centenas de desaparecidos.
    O presidente Miguel Díaz-Canel visitou o local do acidente acompanhado de bombeiros e familiares de desaparecidos. Brigadas de incêndio do México e da Venezuela se juntaram às autoridades cubanas no trabalho para apagar o fogo, que formou uma coluna de fumaça vista de Havana. 

  • Colômbia
    Tomou posse o primeiro presidente de esquerda da história colombiana, o ex-guerrilheiro Gustavo Preto. Em seu primeiro discurso na cadeira, Preto fez um apelo para que os grupos armados ativos no país caminhem para o diálogo e a paz e prometeu um governo voltado para a justiça social e ambiental.
    O principal ponto da fala foi o anúncio de que a Colômbia retomará as relações diplomáticas com a Venezuela de Nicolás Maduro, interrompidas desde 2019 quando o ex-presidente Iván Duque reconheceu Juan Guaidó como legítimo representante de Caracas. Segundo a imprensa colombiana, o grande desafio de Petro será a superação da pobreza – agravada pela pandemia –, na qual 40% da população do país se encontra. Bogotá confirma uma tendência de uma nova onda de presidentes de esquerda observada em quase toda a América do Sul:  Alberto Fernández na Argentina, Gabriel Boric no Chile, Luis Alberto Arce na Bolívia e Pedro Castillo no Peru.

  • Ucrânia
    A Anistia Internacional divulgou um relatório com base em quatro meses de investigação em que acusa as forças armadas ucranianas de colocar civis em risco de vida. O parecer da Ong gerou indignação do presidente da Ucrânia Volodymir Zelenski, que acusou o órgão de condescender com a invasão russa. Dmytro Kuleba, ministro das relações exteriores, também protestou contra o que chamou de um falso equilíbrio entre vítima e agressor proposto pela AI.
    Apesar dos protestos de Kiev, a secretária-geral da Anistia, Agnès Callamard, manteve integralmente as conclusões das investigações de sua entidade. Callamard ressaltou que apontaram crimes de guerra cometidos pela Rússia em junho deste ano em Kharkiv e que o principal objetivo da Anistia Internacional é de proteger os civis.

  • China
    A visita à Taiwan da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi vista como uma provocação e uma ameaça por Pequim, que tem mantido exercícios militares sem precedentes no entorno da Ilha Formosa mesmo após o prazo anunciado para o fim das atividades.
    A China iniciou testes com munição real na província rebelde um dia após a chegada da democrata a Taipei. Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano, chamou de desproporcional a reação chinesa a ofensiva diplomática de Pelosi. Já o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, disse que seu país age de forma “legítima, racional e legal”, diferentemente da contraparte estadunidense.
    A ascendência das bravatas de Washington na Ásia se dá justamente num momento de esfriamento de apoio e aparente desgaste com Kiev, com o enfraquecimento do governo de Zelensky em uma série de renúncias e acusações.

  • Indonésia
    Um brasileiro foi preso por tráfico de drogas em Bali, província turística da Indonésia, portanto cocaína e ecstasy junto de um britânico e um mexicano. Segundo as autoridades locais, o meliante inglês era responsável pela distribuição, o brasileiro pela produção e o mexicano pelo gerenciamento da droga. Segundo o chefe da agência de narcóticos da Indonésia, os suspeitos podem ser condenados a pena de morte, uma vez que distribuíam mais de um tipo de droga. 

  • Vaticano
    O Papa Francisco baixou um decreto em que reconhece o as virtudes heroicas padre brasileiro Vitor Coelho de Almeida, importante voz contra a ditadura militar brasileira. O padre foi sacerdote do Santuário de Aparecida e, fundador da Rádio Aparecida, fazia discursos em prol dos direitos humanos e denunciava abusos do regime. A ditadura militar censurou e suspendeu as transmissões da rádio por considerá-la subversiva.
    Este reconhecimento pontífice é um primeiro passo para a beatificação e canonização do brasileiro. Padre Vitor Coelho de Almeida ocupa agora a categoria de venerável.

  • Nigéria
    O museu londrino de Horniman acatou um pedido da Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria e vai devolver 72 objetos ao país africano saqueados por ingleses no século XIX. As peças incluem 12 placas de Bronze de Benin e uma chave de ouro do palácio do rei.
    Esta não é a primeira restituição histórica no campo das artes entre os dois países. Mês passado, uma escultura de galo e uma cabeça de obá retornaram a Nigéria vindas de museus em Cambridge e Aberdeen, no Reino Unido. Autoridades históricas alemãs também devolveram mais de mil artefatos de origem nigeriana ao país, que logo estarão expostas no Museu de Lagos.
    Londres possui a maior coleção de bronzes de Benin do mundo, mas se diz impedida de devolver todo o material por conta da Lei do Museu Britânico de 1963 e pela Lei do Patrimônio Nacional de 1983, que legitimam o roubo de patrimônio cultural. 

  • Antártica
    O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia, informou que a extensão de cobertura do gelo marinho na Antártica atingiu o menor nível em 44 anos neste mês de julho. O Oceano Antártico está generalizadamente com concentração de gelo menor do que a média histórica – inclusive se comparado com os meses de julho, comumente mais secos.
    Número de julho ficou 7% menor do que a média das últimas quatro décadas. 

  • Paquistão
    Em decorrência de chuvas atipicamente fortes, quase 600 pessoas morreram nas enchentes e inundações na província de Baluchistão, uma das regiões mais pobres do Paquistão. As enxurradas danificaram mais de 50 mil casas e 700 quilômetros de estradas, o que tem dificultado a chegada de ajuda humanitária.
    Shehbaz Sharif, primeiro-ministro de Islamabad, disse que todos os esforços nacionais possíveis estão concentrados no amparo dos afetados. Mesmo assim, autoridades locais fizeram um apelo por ajuda internacional.

Referências
THE names and faces of the 15 children killed in Gaza. Al Jazeera. 08 ago. 2022. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2022/8/8/the-names-and-faces-of-the-15-children-killed-in-gaza.
CUBA segue combatendo gigantesco incêndio em tanques de petróleo. G1. 08 ago. 2022 Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/08/cuba-segue-combatendo-gigantesco-incendio-em-tanques-de-petroleo.ghtml.
PETRO assume na Colômbia com promessa de paz e justiça social. Terra. 08 ago. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/petro-assume-na-colombia-com-promessa-de-paz-e-justicasocial,168127e62417d543f01c381a161e145ay0k4g3xr.html.
UCRÂNIA: Anistia Internacional lamenta indignação causada por relatório, mas mantém suas conclusões. UOL. 08 ago. 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas- noticias/rfi/2022/08/08/ucrania-anistia-internacional-lamenta-indignacao-causada-por-relatorio-mas-mantem-suas-conclusoes.htm
CHINA prossegue com exercícios militares ao redor de Taiwan. UOL. 08 ago. 2022. Disponível: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/08/08/china-prossegue-com-exercicios-militares-ao-redor-de-taiwan.htm.
PAPA reconhece virtudes de padre brasileiro que resistiu à ditadura militar. UOL. 05 ago. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/museu-de-londres-vai- devolver-72-objetos-saqueados-da-nigeria-no-seculo-19,b77262b8ce4b31cd95819dc65894cb75gs2gfs4f.html.
EXTENSÃO do gelo marinho da Antártida atinge menor nível. Terra. 08 ago. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/extensao-do-gelo-marinho-da-antartida-atinge-menor-nivel,64234da57db1743a19be42eca6d4e8c9y1nlvheq.html.
549 pessoas morrem no Paquistão após julho mais chuvoso dos últimos 30 anos. G1. 05 ago. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/05/549-pessoas-morrem-no-paquistao-apos-julho-mais-chuvoso-dos-ultimos-30-anos.ghtml.

 


Um comentário:

  1. Bulk Fullz Available

    CC Fullz with SSN info
    SSN DOB DL Fullz with Employee Info
    High Credit Scores Fullz (700+)
    Dumps With Pin Codes
    Business EIN Fullz
    Office365 Leads

    Fresh Spammed & Verified
    Bulk order will be preferable
    24/7 Delivery

    @killhacks .. ICQ/Telegram
    peeterhacks .. Wickr/Skype

    Sp-amming Complete Package Available (All Tools with Tuts)
    Hack-ing Stuff with All Tools, Tutorials, Ebooks, Guides
    Carding Cash out Methods/Tutorials
    Fr**d B***e 2021/2022
    D**k/D88p W-eb Complete Course with Video Tuts
    FB/WA Hac-king
    SMTP's/RDP's/C-panels
    Shells/Brutes
    Key-Loggers/Kali Linux Master Class
    BTC Cracker/Flasher
    SQLi Injector
    Working Mega Links/Onion Links
    Combos/Logins
    PayPal Logins/Coinbase Logins
    Office365 Logs
    Senders/Mailers/Web-mailers

    I.C.Q } 752822040
    Tel.gram } @leadsupplier
    Skype/Wickr } peeterhacks

    Tools will be given on demand
    Full Packages are also available
    All stuff will be guaranteed/Verified
    Just Buy & Start Work

    ResponderExcluir