terça-feira, 30 de agosto de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 22/08 a 28/08

Por Laura Marrie Almeida

  • Américas
    No México, mais um jornalista foi assassinado. Fredid Roman, que era diretor de um programa local de notícias, foi morto a tiros na capital do estado de Guerrero, no sul, na segunda-feira (22). Roman já é o 15º jornalista morto no México desde o começo do ano, um ano particularmente letal para trabalhadores da mídia.
    Na América do Sul, o domingo, 28 de agosto, foi marcado pelo encontro entre Armando Benedetti, embaixador de Gustavo Petró do presidente recém-eleito na Colômbia, e Nicolás Maduro, que se reuniram em Caracas restabelecendo oficialmente as relações diplomáticas entre a Colômbia e a Venezuela, depois de três anos de tensões, já que desde 2019, as relações entre os países estão cortadas, ano em que o então presidente da Colômbia, Ivan Duque, reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como chefe de Estado legítimo da Venezuela.

  • África
    No Quênia, o ex-primeiro-ministro e líder da oposição do Quênia, Raila Odinga, entrou com uma contestação na segunda-feira (22) junto à Suprema Corte do país contra os resultados das eleições, Odinga acusou ainda a comissão eleitoral de crimes eleitorais e más práticas. Em resposta, o presidente eleito, William Ruto, negou a acusação de fraude eleitoral. O tribunal deve decidir até 5 de setembro.
    Na quinta-feira (25), a Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano (SPK) e a Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria (NCMM) assinaram um acordo para transferir a propriedade dos Bronzes do Benim do Museu Etnológico de Berlim de volta à Nigéria, abrangendo 512 objetos da coleção do museu. As obras em questão foram roubadas do Reino do Benin, hoje o sudoeste da Nigéria, por soldados britânicos em 1897 e foram parar em museus por toda a Europa. Segundo a DW, “a Alemanha já começou a repatriar outros artefatos para a Nigéria no início deste ano”.

  • Oriente Médio
    Neste domingo (28), a Turquia acusou a Grécia de “ação hostil” contra seus caças durante uma missão de reconhecimento no espaço aéreo internacional. Segundo o governo turco, “o radar de um sistema de mísseis grego S-300 baseado na ilha de Creta bloqueou os jatos turcos em 23 de agosto” (Al Jazeera). A alegação é de que o país vizinho tem tido como alvo as aeronaves turcas, causando um aumento das tensões na região.
    A semana também se encerrou com a alta do petróleo, puxada pela suposição de que a Arábia Saudita e a OPEP poderiam cortar a produção. Segundo a Reuters, na segunda-feira (22), “a Arábia Saudita sinalizou a possibilidade de cortes de produção para compensar o retorno de barris iranianos aos mercados de petróleo caso Teerã conquiste um acordo nuclear com o Ocidente”.

  • Europa
    No sábado (27), o chefe de política externa da União Europeia anunciou que Sérvia e Kosovo concordaram em como resolver uma disputa sobre seus documentos de identidade, resolvendo um dos problemas que desencadearam as últimas tensões entre os ex-inimigos de guerra dos Bálcãs. No início do sábado, Aleksandar Vucic (político sérvio) disse a repórteres que, uma vez que o acordo de identidade for estabelecido, a Sérvia deve emitir uma "exclusão de responsabilidade geral" na fronteira, dizendo que o uso de carteiras de identidade do Kosovo é permitido por "razões práticas e liberdade de movimento", apesar de não significar que a Sérvia reconhecerá o Kosovo ou seu estatuto futuro.
    Após seis meses de guerra, os conflitos entre Rússia e Ucrânia seguem sem perspectiva de solução. Enquanto militares ucranianos dizem que suas forças repeliram os ataques russos às cidades de Bakhmut e Soledar, na região leste de Donetsk, e atingiram depósitos de munição e pessoal inimigo na região sul de Kherson, notou-se a intensificação dos ataques na região de Donetsk e Donbass, na última semana. Além disso, na sexta-feira (26), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que a situação na usina nuclear de Zaporizhzhia continua “muito arriscada”, devido aos ataques na região. Ainda na sexta-feira, a Rússia bloqueou o documento final sobre a revisão do tratado de desarmamento nuclear na ONU. 

  • Ásia
    Seguindo as tensões entre a China continental e Taiwan, a República Chinesa disse, neste domingo (28), estar “monitorando navios da Marinha dos EUA que navegam pelo Estreito de Taiwan, mantendo um alerta máximo e prontos para derrotar qualquer provocação.” Em contraponto, 21 aeronaves e cinco navios chineses operando em torno da região de Taiwan, segundo o Ministério da Defesa de Taiwan.
    No Afeganistão, as inundações deste mês mataram mais de 180 pessoas, segundo o porta-voz do governo talibã. Além disso, as chuvas torrenciais causaram devastação generalizada nas províncias do centro e leste do Afeganistão, ao menos 250 ficaram feridas e mais de 3.100 casas foram destruídas e milhares de animais foram mortos, agravando a crise econômica e humanitária do país.

Referências
Al Jazeera. Journalist becomes 15th media worker killed this year in México. 23 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2022/8/23/journalist-is-15th-media-worker-killed-this-year-in-mexico>.
China's military says monitoring U.S. Navy in Taiwan Strait. Reuters. 28 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.reuters.com/world/asia-pacific/chinas-military-says-monitoring-us-navy-taiwan-strait-2022-08-28/>.
DW. Berlin transfers ownership of looted Benin Bronzes to Nigeria. 25 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.dw.com/en/berlin-transfers-ownership-of-looted-benin-bronzes-to-nigeria/a-62930286>.
France 24. Serbia, Kosovo agree on how to resolve identity documents dispute. 27 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.france24.com/en/europe/20220827-serbia-kosovo-agree-on-how-to-resolve-identity-documents-dispute>.
HOURELD, Katherine. Kenya’s Odinga says he won election, but will respect court ruling. CNBC Africa. 29 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.cnbcafrica.com/2022/kenyas-odinga-says-he-won-election-but-will-respect-court-ruling/>.
KELLY, Stephanie. Oil prices rise on signals OPEC might cut output. Reuters. 26 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.reuters.com/business/energy/oil-prices-edge-up-signs-improving-demand-2022-08-26/>.
Le monde. Venezuela and Colombia restore diplomatic ties after three-year break. 29 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.lemonde.fr/en/international/article/2022/08/29/venezuela-and-colombia-restore-diplomatic-ties-after-three-year-break_5995101_4.html>.
Notícias Uol. Taiwan diz que China mantém atividades militares perto da ilha. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2022/08/27/taiwan-diz-que-china-mantem-atividades-militares-perto-da-ilha.htm>.
POZZEBON, Stefano. Colombia and Venezuela reestablish diplomatic relations. CNN International. 29 de agosto de 2022. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2022/08/29/americas/colombia-and-venezuela-reestablish-diplomatic-relations-intl-latam/index.html>.
YUSUF, Mohammed. Kenya's Odinga Challenges Presidential Poll Result in Supreme Court. Voa News. 22 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.voanews.com/a/kenya-s-odinga-challenges-presidential-poll-result-in-supreme-court/6711323.html>.





2 comentários:

  1. ICQ > 752822040
    Tel.Gram > @leadsupplier

    CC FULLZ/Leads
    DUMPS WITH PINS
    SSN+DOB+DL FULLZ/Leads
    High Credit Scores Fullz/Leads
    Business EIN Fullz/Leads

    Fresh Spammed & verified stuff
    Invalid info will be replace

    TOOLZ Offering:
    FB/WA Ha-cking Tools & TUTS
    Kali Linux Complete Master Class
    BTC Cracker/Flasher
    Combos/Logs
    PayPal Logins
    SMTP's/RDP's/Brutes
    Shells/C-panels
    Web-mailers/Senders
    SQLi Injector
    Key-Logger/RAT's
    D**K/D**p Web Complete Course
    Premium Account Logs
    I.p's/Proxies

    Offering High quality Tools & Tutorials For
    Ha-cking
    Spammin-g
    Card-ing
    Penetration
    Spying

    Fresh Tools with Tutorials & ebooks for guidance.
    Good Connectivity Tools & Fullz

    ICQ/Telegram > @killhacks
    Wickr/Skype > peeterhacks

    ResponderExcluir
  2. Telegram @killhacks / @leadsupplier
    ICQ 752822040 / @killhacks
    Email hacksp007 @ dnmx.org

    Fresh Fullz Available
    USA UK CANADA AUS RU
    Fresh spammed & Verified
    Legit fullz with all necessary info included

    SSN DOB DL
    CC WITH CVV
    HIGH CREDIT SCORES PROS
    DUMPS WITH PINS TRACK 101 & 202
    DL SCAN FRONT & BACK
    BUSINESS EIN COMPANY FULLZ
    FULLZ FOR KYC|SBA|UI|PUA|TAXX RETURN
    SPECIFIC STATES|CITIES|ZIPS FULLZ

    All data will be valid & guaranteed
    Invalid info will be replace
    Bulk order preferable

    ResponderExcluir