quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Experiência Internacional: A aluna Maria Giulia Gaede Senesi relata sua experiência em programa de formação da ONU


A aluna Maria Giulia Gaede Senesi participou do programa de Formação Complementar na Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas e Outros Organismos Internacionais em Genebra (Delbrasgen) no período de 18 de abril a 14 de julho de 2017. 

Confira mais detalhes sobre a experiência em sua entrevista para o Blog Internacionalize-se. 




Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco mais a respeito da Delegação Permanente do Brasil para as Nações Unidas em Genebra (DELBRASGEN).

Maria Giulia: Delegação Permanente do Brasil para as Nações Unidas em Genebra é composta por vários diplomatas, conselheiros, ministros, oficiais de chancelaria, contratados locais e dois embaixadores que atuam em temas cruciais da conjuntura internacional. A rotina de trabalho é cheia, já que durante todo o ano, diversos eventos sobre variados temas que competem à missão ocorrem em Genebra e o impacto e decisões concernentes a esses eventos  devem ser reportadas para o Brasil, bem como todo o processo de preparação anterior necessário para que as tomadas de decisões estejam em consonância com o interesse nacional. Toda a equipe então, tem um caráter dinâmico, de boa estruturação de  suas funções e de verdadeira sinergia com a equipe que atua em Brasília sobre os temas correlatos.

Blog Internacionalize-se: Como foi participar das atividades da DELBRASGEN? Em que tipo de atividades você se engajou em seu período junto à Delegação? 
 
Maria Giulia: A minha participação no programa de formação complementar foi uma experiência incrível e extremamente marcante positivamente nos aspectos profissionais e pessoais. Poder ter acesso e livre entrada a diversas agências da ONU, conviver com a atuação dessas na prática e cotidianamente, conhecer novas áreas de atuação, me integrar do funcionamento de tomadas de decisão em negociações,  conhecer profundamente a atuação  do Brasil em um posto multilateral, dentre tantas outras atividades e conhecimentos depreendidos, foi algo verdadeiramente fantástico. As nossas atuações variavam de acordo com a agenda do momento, que por vezes exigia atividades nos próprios organismos internacionais, e por outras, atividades de preparação e pesquisa dentro da missão.  De modo mais específico, algumas dessas  atividades eram: auxílio à delegação brasileira lotada na DELBRASGEN em suas atividades internas e junto aos organismos internacionais ali sediados;Apoio à delegação brasileira em reuniões de interesse da missão; Pesquisa aplicada e acompanhamento de temas de interesse da DELBRASGEN; Preparação de material de apoio para reuniões internas com delegados brasileiros ou convidados, de outras delegações, organismos internacionais ou organizações não-governamentais;Manejo de documentação e operação de bases de dados de instrumentos internacionais relacionados aos temas afetos à DELBRASGEN,auxílio em relatórios oficiais, entre outras.
  

Blog Internacionalize-se: Quais foram os principais temas abordados durante a sua estadia?
 
Maria Giulia: Os principais temas abordados foram diplomacia pública, direito internacional, direitos humanos, assuntos humanitários,temas sociais como saúde  e trabalho, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, e  paz e segurança internacional com enfoque no desarmamento.


Blog Internacionalize-se: Quais foram as Instituições Internacionais do Sistema ONU com as quais você teve contato?
 

Maria Giulia: Além da própria sede da ONU, chamada de “Palais des Nations” que abrigava uma série de eventos de grande porte e impacto, como a Assembleia Mundial de Saúde, Conselho de Direitos Humanos, Conferência Internacional do Trabalho e Conferências do Desarmamento,  tive contato com outras instituições como a  OIT (Organização Internacional do Trabalho), OMS (Organização Mundial da Saúde), UNAIDS, (programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), UNODA (Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmament), a OIM (Organização Internacional para as Migrações), OMM (Organizaçāo Metereológica Mundial), ECOSOC (Conselho Econômico e Social)  e UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento).

 
Blog Internacionalize-se: Como você percebe essas atividades? Como percebe a representatividade da DELBRASGEN?

Maria Giulia: As atividades de todas as áreas de atuação da missāo sāo de altíssimo valor para o Brasil. Por serem realizadas em âmbito multilateral, assuntos de importante impacto global são discutidos, analisados e negociados e que tem impacto em todos os cidadãos brasileiros. Desse modo, um posto multilateral exerce importância de destaque e responsabilidade dentro do Itamaraty. Tive a oportunidade de ver a diplomacia atuante do Brasil, que atua em várias frentes da conjuntura global, com uma delegação muito bem estruturada, diligente e preocupada em como o Brasil pode impactar o Sistema Internacional e como negociar para que o Sistema melhor favoreça os seus cidadãos. 



Blog Internacionalize-se: Durante sua estadia, quais foram os conhecimentos de Relações Internacionais que mais pode aplicar? Como lhe auxiliaram a desempenhar suas atividades?
 

Maria Giulia:A grade curricular de Relações Internacionais como um todo, possui uma interconexão com o mundo e capacita seus estudantes a ver além de acontecimentos e temas de interesse global. Como os temas que trabalhei na DELBRASGEN foram variados, diversos conhecimentos práticos foram utilizados. Poderia listar aqui o Direito Internacional, Teoria das RI, Política Internacional e outros.Entretanto, de modo geral, acredito que as análises críticas de forma ponderada e multicultural  e as institucionais e históricas que adquirimos durante o curso foram de grande valia, tanto para tarefas mais simples como preparação de materiais internos, quanto para análise e relatos de negociação de eventos importantes que o Brasil havia participado.Colaborando então, para a compreensão da complexidade dos temas abordados dentro de um cenário multilateral, e facilitando na execução de tarefas, bem como na assimilação de todos os conteúdos vistos.


Blog Internacionalize-se: O que acha da formação em Relações Internacionais para esse tipo de atividade?

Maria Giulia: Acredito que a formação em Relações Internacionais está extremamente atrelada tanto a atividade diplomática, quanto com a atuação em Organizações Internacionais, que foram as duas das atividades que mais tive contato durante o Programa. A grade ampla do curso, permite que o internacionalista desenvolva capacidades analíticas e críticas extremamente importantes, principalmente quando se trata de posicionar e entender  o Brasil no cenário internacional. Desse modo, acredito o profissional formado nesse curso estará altamente apto a compreender a missão e objetivos que norteiam uma Organização Internacional, seja lá qual seja sua área específica de atuação, ou então representar diplomaticamente um país e negociar importantes temas com outras nações. Na minha avaliação, esse profissional tem toda a  base para ser alguém que busca o entendimento mútuo entre partes de um cenário plural, enxergando todas as suas complexidades e cria pontes, mesmo em assuntos ou temas que parecem inconciliáveis.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário