domingo, 19 de abril de 2015

Quo Vadis Brasil?



Por Carlos-Magno Esteves Vasconcellos*

O capitalismo dependente e avassalado que as classes dominantes autóctones construíram no Brasil produziu enormes distorções sociais e políticas em nosso país, como por exemplo, uma elite medíocre e prepotente, dissimulada e autoritária, ou ainda uma sociedade cruelmente desigual, cujas diferenças de renda e bem-estar social – fenômeno inerente a todas as sociedades capitalistas – são absolutamente surreais. O capitalismo dependente e avassalado brasileiro foi forjado à base de muita violência e corrupção.

A corrupção (ladroagem) está enraizada até a medula de nossa sociedade, ela nos foi introjetada em um passado remoto de nossa história pelas classes dominantes; foi praticada impunemente durante séculos a fio com o beneplácito da justiça e da mídia que sempre estiveram controladas pela classe dominante. Enriqueceu fazendeiros e empresários que ainda hoje posam, inescrupulosamente, como ‘exemplos de sucesso’, ‘modelos a serem seguidos’. Mas, atualmente, a ladroagem alcançou um tal estágio de contágio social que parece indignar até mesmos os mais ingênuos de seus beneficiários. Por isso, chegamos em uma grande encruzilhada: precisamos romper com um dos mais pesados legados de nossa história: a cultura da corrupção (ladroagem).
O que estará acontecendo realmente com a ladroagem atualmente no Brasil? Será que existe, de fato, um consenso social para exterminá-la e reescrever nossa história em novas bases? Vamos tentar entender os fatos sem emoção.
As demonstrações sociais de indignação contra a bandidagem no Brasil não são recentes. Já houve manifestações dessa natureza na primeira metade da década de 1960, mas elas foram sufocadas no sangue. Naquela época, as classes dominantes autóctones decidiram que seus benefícios sociais e materiais somente poderiam ser sustentados mediante a bandidagem, bandidagem armada até o pescoço. Aliaram-se subordinadamente a poderosos bandidos internacionais – comparsas – e impediram o país de construir um modelo de sociedade menos violenta. Depois, com obras faraônicas de infraestrutura que mais serviam como cortina de fumaça para encobrir seus propósitos de espoliação da população trabalhadora, aliciaram uma parcela de suas vítimas com empregos razoavelmente remunerados e um discurso moralista que faria inveja aos fariseus e, assim, deram sequência à rapinagem social. O fracasso desse modelo criminoso de sociedade levou a classe dominante brasileira a um novo golpe contra a sociedade: incriminou os militares, que viviam a seu soldo e lhe serviam fielmente, pelas mazelas e distorções sociais criadas no país durante décadas e se arvorou em ‘paladino da democracia’. A dissimulação deu certo. Ou melhor, mais ou menos certo.
Trôpega, a democracia chegou ao Brasil em 1985. Chegou por via indireta e levou ao poder um importante representante da tradicional classe dominante brasileira, aquela mesma que cerca de vinte anos atrás havia negado ao povo brasileiro a construção de um modelo de sociedade menos violenta. A rapinagem social continuou.
Calejada por sua própria experiência histórica, a classe dominante brasileira, dissimulada e autoritária como sempre, emplacava um embuste atrás do outro. Em 1990, conseguiu fazer chegar ao poder um dos maiores marajás do Brasil travestido de caçador de marajás. A rapinagem social continuou.
Nesta época, vivendo em um contexto de democracia e liberdade de expressão, novas demonstrações sociais de indignação explodiram pelos quatro cantos do país. A classe dominante se assustou e sentiu saudades das metralhadoras de outrora. Diante do contexto de crise internacional generalizada e da impossibilidade de sepultar a democracia incipiente, a classe dominante brasileira arquitetou mais um embuste contra a sociedade: do alto de sua prepotência e dissimulação, ofereceu à sociedade sua versão intelectualizada de flibusteiro. Foram mais oito anos de rapinagem social. A sociedade sangrava.
Veio uma nova onda de demonstrações sociais de indignação e com ela uma pequena revolução social se anunciava no país.
Pela primeira vez na história do Brasil um representante da classe dos oprimidos parecia verdadeiramente capaz de chegar ao poder. A classe dominante se apavorou e, com ela, seus comparsas internacionais. Utilizaram-se de terrorismo político e outras chantagens emocionais para dissuadir a classe dos oprimidos de eleger seu próprio representante. Inútil. Em 1º de janeiro de 2003, o metalúrgico e líder nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, tomava posse na presidência da República.


Mas, como diz o ditado popular, alegria de pobre dura pouco. Eleito presidente, Lula precisava governar, e para governar precisava construir maioria no Congresso Nacional. Para construir maioria necessitava fazer alianças. Mas, fazer alianças com quem? Para governar Lula se viu obrigado a se aliançar com os velhacos da classe dominante brasileira, isto é, com o que havia de mais pútrido e medíocre na vida política brasileira.
Eles estavam de volta ao poder. Mas, dessa vez, não estavam sozinhos e isso os incomodava. Haviam novos tripulantes na nave. A classe dominante brasileira não abandonou o poder com a vitória do PT, mas seu espaço foi sensivelmente reduzido! Pior ainda, teria de conviver com gente que sempre odiara, gente em quem nunca confiara.
Ao se aliançar com a classe dominante brasileira, o PT e Lula selaram seu futuro. Esqueceram-se que ninguém pode servir a dois senhores. Ou serviam aos oprimidos ou serviam à classe dominante. Buscaram viabilizar um programa de governo transformador para a sociedade brasileira. Não era, certamente, um programa perfeito de governo, mas um programa que respondia minimamente aos mais dramáticos clamores da classe dos oprimidos. Mas o convívio cotidiano com a classe dominante brasileira contaminou o PT, sua cultura política foi infectada. Suas práticas já não se diferiam muito das práticas de seus parceiros.
Hoje, há novas demonstrações sociais de indignação contra a ladroagem no Brasil. O PT e sua mais elevada liderança, a presidenta Dilma Rousseff, converteram-se em seu alvo preferido. Mas, quem são e o que querem os indignados de hoje?
Uma parcela dos indignados são saudosistas do militarismo. Quem são eles? Os mesmos que sempre defenderam o militarismo no Brasil: membros da classe dominante brasileira. Aqueles que perderam espaço no poder com a chegada do PT e, agora, desejam vingar-se e retomar seus privilégios pela via armada. Aqueles que confiam muito mais na baioneta que na democracia; os antigos arquitetos do capitalismo dependente e avassalado que reduziu esse grande país na condição de país de miseráveis.
Há uma outra parcela, mais numerosa e eclética, infiltrada e dominada por grupos da classe dominante brasileira, grupos dissimulados e travestidos de democratas que, sob a instigação irresponsável de políticos decrépitos e derrotados em pleitos eleitorais, envenenam as manifestações com a palavra de ordem “FORA DILMA” e a reivindicação do impeachment da presidenta Dilma, democraticamente eleita. No dia 15 de abril próximo passado, alguns dos grupos vinculados a esta parcela majoritária dos indignados divulgou na mídia um manifesto intitulado Carta do Povo Brasileiro (Cf: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/movimentos-sociais-pedem-abertura-de-processo-contra-dilma-e-afastamento-de-toffoli/). No referido documento, seus autores escreveram:

Às suas Excelências senhores Deputados Federais, senhores Senadores, senhor Presidente da Câmara dos Deputados e senhor Presidente do Senado. A democracia brasileira está fragilizada. A República está em risco. E o povo brasileiro está farto. O povo cansou do desrespeito e da incompetência de alguns políticos e governantes brasileiros, e exige mudanças já.
Vivemos um quadro assustador de corrupção no seio dos poderes constituídos. A corrupção é histórica, sim, e nem por isso admissível. Há 12 anos, porém, ela se tornou sistêmica e se institucionalizou na máquina pública em níveis sem precedência, como nunca antes visto.


A Carta repudia a corrupção que “se tornou sistêmica” nos últimos 12 anos, coincidentemente o período que marca a chegada dos representantes dos oprimidos ao poder no Brasil[1]. Além disso, a Carta é endereçada aos “senhores Deputados Federais, senhores Senadores, senhor Presidente da Câmara dos Deputados e senhor Presidente do Senado”. Esses últimos nada mais são que “os velhacos da classe dominante brasileira, isto é, o que havia de mais pútrido e medíocre na vida política brasileira” até o dia que o PT chegou ao poder.
Os oprimidos e os sábios desse país não cairão nessa armadilha. O PT, como ficou dito acima, se contaminou pelo vírus da corrupção que foi disseminado no país pelas classes dominantes; talvez não sirva mais como instrumento das classes oprimidas para a transformação da sociedade. Contudo, as alternativas que os movimentos sociais de indignação, que estão saindo às ruas atualmente, estão nos oferecendo são um verdadeiro canto das sereias. Aliás, não estão a nos oferecer alternativa nenhuma, simplesmente porque não as têm. Tudo o que querem é restaurar seus privilégios antigos (inclusive a prática da corrupção com impunidade) e suprimir as poucas conquistas que os oprimidos alcançaram nestes últimos 12 anos!
Façamos nós mesmos nosso projeto alternativo. Um projeto que passe ao largo do Congresso Nacional e das Instituições sociais estabelecidas, inclusive do judiciário. A superestrutura que encontra-se erigida no Brasil está completamente carcomida. Não é a presidenta que precisa ser substituída, é a superestrutura institucional que precisa ser sarada.    




   

* Carlos-Magno Esteves Vasconcellos é doutor em Economia pela Escola Superior de Economia de Varsóvia, Polônia. É também professor titular das disciplinas de Economia Política Internacional e Empresas Transnacionais no Curso de Graduação de Relações Internacionais, e do módulo em Economia Política da Globalização da Pós-Graduação em Diplomacia e Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba-UniCtba.   



[1] A mãe e o pai do mensalão do PT moram em Minas Gerais e habitam a mansão dos horrores do PSDB. Porque a história recente da corrupção brasileira está sendo amputada? (Cf: http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/318572_A+BLINDAGEM+TUCANA?pathImagens&path&actualArea=internalPage) E a ladroagem do PSDB na construção do metrô de São Paulo, onde estão os responsáveis e as punições?  (Cf: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/04/justica-rejeita-denuncia-contra-suspeitos-de-cartel-no-metro-de-sp.html) 

2 comentários:

  1. Boa Noite,
    Parabéns pelo texto!
    Com certeza configura uma das análises mais bem argumentada e com embasamento histórico que li recentemente.
    Uma hipótese que o autor cita para a transformação do contexto político advém da "cura" da superestrutura institucional. Deste modo eu pergunto, essa cura seria resultado de uma revisão/emenda constitucional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo J Mota, a democracia foi implantada no Brasil pela metade. Conseguimos o direito de escolher nossos representantes pelo voto direto, mas a grande maioria das instituições sócio-políticas que continuam de pé em nosso país são herança dos tempos da ditadura. Há muito a ser feito para democratizar a vida econômica e política brasileira. Precisamos de uma nova estrutura política (não apenas um novo regime eleitoral, não é disso que estou falando), de um novo judiciário, de uma nova estrutura sindical e representativa para os trabalhadores e assim por diante. Não se trata de revisão/emenda constitucional! O que está aí não pode ser remendado. A cura que se necessita também não pode ser ministrada pelo atual Congresso Nacional, pois não possui qualificação para isso. Os deputados e senadores do Brasil usurparam-nos os mandatos que lhes conferimos para nos servir; privatizaram o serviço público. A sociedade precisa encontrar meios de se fazer ouvir e precisa propor a pauta de mudanças que deseja ver implementadas. Como fazer isso? Se organizando e criando um novo canal de diálogo social. Como? Esse é o desafio.

      Excluir