sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Não Conta na Aula




O palestrante André Fran entre o coordenador do curso de Relações Internacionais Rafael Pons Reis e de Marketing Fabiano Pucci do Nascimento 

                                                                                
 Por Ana Caroline Moreno *


“O importante aqui são as lições de vida”. Com esse objetivo na cabeça, um minidocumentário na bagagem e um piloto aprovado pela Multishow, surgiu o “Não Conta Lá em Casa”. Produzido, escrito e realizado por quatro amigos (André Fran, Felipe Melo, Bruno Amaral e Leonardo Campos), o programa serve, nas palavras do diretor, roteirista e social media André Fran como “uma ferramenta para quebrar preconceitos, derrubar paradigmas e - por que não? - tentar fazer desse um mundo melhor”.

No último dia 30/09, o Núcleo de Relações Internacionais do UNICURITIBA em parceria com o Instituto Atuação, realizou uma palestra com Fran no auditório principal do UNICURITIBA. Os 300 lugares esgotados na véspera do evento e o auditório lotado em noite de muita chuva refletem a popularidade do programa e curiosidade dos estudantes, que vêm no NCLC um dos melhores retratos televisivos do ‘espírito internacionalista’. Desde a preocupação em mostrar os dois lados da história até a escolha dos destinos, digamos, incomuns - Ora, quantas séries podem se gabar de terem sido roteirizadas por George W. Bush? (a primeira temporada da série se passa na Coréia do Norte, Irã e Iraque. Ou,no conceito do ex-presidente americano,o “Eixo do Mal”).

O objetivo do “Não Conta Lá Em Casa”, relata Fran, é se contrapor à versão oficial das hard News:o formato homogêneo, protagonizado por repórteres-atores vestidos em coletes de bala, parados na sacada de um hotel periférico e repetindo informações de outrem. “Para falar ‘estão dizendo que está acontecendo tal coisa’, completa ele, “é melhor ficar em casa. Nossa responsabilidade também é social, [de] tentar acrescentar e queremos fazer isso de uma maneira original”. A mistura de documentário, hard News e reality show foi o formato escolhido para desmistificar países cuja imagem chega a nós como perigosa, desestruturada ou simplesmente oposta em todos aspectos à nossa realidade.

Um exemplo disso seria a visita ao Irã, país no qual tiveram como cicerones quatro garotas locais. Elas não apenas os fizeram repensar pré-conceitos sobre a mulher iraniana como também os apresentaram a um país bonito e seguro - a ponto de recomendá-lo como destino de férias a qualquer espectador (ou espectadora).A postura das novas amigas a respeito do véu, sobre a Onda Verde e os diferentes posicionamentos sobre o governo Ahmadinejad os fizeram ver, mais uma vez, que existem “milhares de camadas de cinza entre o preto e o branco”.

Nem todas as experiências foram igualmente positivas ou tranquilizadoras. Fran reconhece que apesar de evitarem sempre riscos desnecessários, subestimaram o perigo em Bagdá. “O Iraque pós-invasão norte americana foi demais”. Do hotel Sheraton completamente sucateado (alvo de explosão dias após o check out do grupo) ao perigo eminente em todos os pontos (nada) turísticos, apenas uma certeza: “não dava pra fazer esse programa se a gente não fosse brasileiro”, comenta Fran. “Os passaportes brasileiros e o Ronaldinho Gaúcho são nossos escudos”, brinca ele,ao relatar como o soft power brasileiro transformou uma ida frustrada à Babilônia em um dos passeios mais incríveis da série - o palácio de Saddam Hussein tomado pelas forças de coalizão.

Desbravar destinos como a impenetrável Coréia do Norte, o Afeganistão dos talibãs, a quase extinta Tuvalu e o Japão pós-Tsunami são aventuras incríveis, cerne de um show que desafia a categoria de “programas de viagem”. Entretanto, Fran frisa que o NCLC é “mais que um programa, é um projeto de vida” e que é através das histórias das pessoas que “A gente vai realmente conhecer os lugares.Sempre [se] encontra uma pessoa especial, com uma história legal e que quer compartilhar com você”. E que são estas pessoas que fazem o programa ser o que é:“Não é coincidência, ninguém ali está de passagem. São pessoas que têm um perfil diferente e nos ajudam a contar a história delas”.


Razão pela qual Fran se sente dividido quando questionado se conhecer destinos tão instáveis o torna mais fácil ou mais difícil acreditar em um mundo melhor. “Acho que as duas coisas [...] É o ser humano, [que] destrói, complica, polui, guerreia. A maioria dos problemas que a gente acaba vendo com o programa é culpa do ser humano, seja por defeito de criar uma coisa como Chernobyl ou guerras, em diferentes lugares e contextos”, pontua. “Mas ao mesmo tempo vejo pontualmente exemplo de pessoas que tentam à sua maneira fazer a diferença. Você vê como o ser humano é tão pequeno diante do todo, mas que quando ele quer, quando se engaja, e resolve fazer a diferença e catalisar uma série de mudanças, isso te dá motivação para fazer a sua parte”.

*Ana Caroline Moreno é graduanda do sexto período do curso de Relações Internacionais no UNICURITIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário