quinta-feira, 19 de julho de 2012

Hora da decisão para Assad




Por Andrew Patrick Traumann*

Após o assassinato de três membros do alto escalão do regime de Bashar Al Assad,ontem, a crise na Síria, que se arrasta há meses chegou a um turning point. Há relatos de deserções no Exercito,o principal pilar do regime e o governo de Assad pode estar entrando em seus estertores. Dentro do Conselho de Segurança os debates têm sido intensos.
EUA e União Europeia querem uma resolução com a inclusão do artigo 41 do capítulo 7 da carta da ONU, ameaçando com  sanções o regime sírio caso não coopere com o plano de Kofi Annan.

A Rússia e a China são contra. Primeiro porque consideram que  a oposição também é culpada e  responsável por graves violações de Direitos Humanos. Mas, mais importante, consideram o artigo 41 apenas como uma etapa para o artigo  42, que seria a ameaça de intervenção militar.
Para a Rússia, Assad ainda desfruta de expressivo apoio da população e não há como forçar a saída de um governante popular  sem agravar a guerra civil. Também possui preocupação com o radicalismo sunita dos opositores e busca defender as minorias cristã,especialmente os ortodoxos,maior confissão religiosa russa. Os EUA e os europeus acham que nada mais  justifica a permanência de Assad e que numa transição para a democracia as minorias religiosas estariam legalmente protegidas.
A tendência agora é que o regime passe a usar suas forças de elite, majoritariamente alauítas e cristãs, contra os opositores que são em sua maioria sunitas. No interior e mesmo na capital, as Shabiha, como são chamadas as milícias leais ao regime deverão intensificar a violência para se vingar do atentado de ontem. Ações nos moldes do massacre de Sabra e Shatila no Líbano em 1982, ou mesmo de Houla na Síria semanas atrás, devem acontecer nos próximos dias,e não há por parte dos Shabiha, a menor preocupação com o que pense ou deixe de pensar a comunidade internacional.
A oposição, por sua vez, conseguiu uma vitória expressiva. Sabe que conta com amplo apoio da população e que  este tende  a aumentar com o sectarismo. Afinal, os  árabes sunitas são 60% da população, os cristãos 10%,assim como os alauítas, os drusos e os  sunitas curdos. Com as crescentes deserções no Exército há a possibilidade que cheguem  ao palácio de Assad. E o que aconteceria?
Mais uma vez conjecturando, Assad pode concordar em ir para o exílio em troca de garantias de não ser processado pelo TPI (Tribunal Penal Internacional).Por seu temperamento, Assad tende a agir  como Ben Ali,ditador tunisiano que se exilou na Arábia Saudita, e Vladimir Putin deve tentar convencê-lo,inclusive oferecendo a Assad asilo em Moscou ou Kiev. Se ficar na Síria, pode acabar preso como Mubarak ou morto como Kadaffi. A Síria já está mergulhada no caos com ou sem Assad,mas a sua saída é o primeiro passo para a tentativa de uma solução negociada.

 * Andrew Patrick Traumann é professor de História das Relações Internacionais no UNICURITIBA e doutorando em História,Cultura e Poder pela UFPR.

Um comentário:

  1. Não tem outra saída a não ser o exílio para o Bashar Al-Assad,se realmente ele queira viver desta forma,porque se ficar na Síria,vai ter o mesmo destino como o Mubarak e o Gaddafi teve,o artigo deixa bem claro esta citação. O governo perdeu a credibilidade,a governabilidade e a confiança da população,está apenas resistindo a revolta através da força e opressão contra a sua população. Mas isto todos nós sabemos que vai ter um custo muito grande para o chefe de Estado quando o mesmo cair,que aos olhos da Comunidade Internacional o mesmo está a beira de cair do poder é apenas questão de tempo. Será que o Bashar Al-Assad vai querer ir até o fim como o Gaddafi foi? Acredito que não é uma ótima opção,pois sendo assim tomada esta decisão o mesmo poderá ir a ser julgado pelo TPI e apodrecer na prisão ou ser condenado a morte,pelos crimes que cometeu e ainda anda cometendo diante dos olhos do mundo. Não é fácil agir contra o seu próprio povo cometendo crimes de guerra e de genocídio como alguns analistas afirmam isto,como no massacre de Houla. A debandada do alto escalão do exército sírio aind anão é suficiente para que a guerra civil acabe. Eu analiso que esta estratégia de alguns membros do alto escalão do exército sírio,de renunciar as suas funções militares dentro das forças armadas sírias e pedir exílio é apenas uma autodefesa futura e antecipada,porque com a derrubada do chefe de Estado sírio ,estes comandantes do alto escalão das forças armadas serão julgados pela justiça do país e até fora do país como em caso de TPI,como compatriota,coadjuvante,colaborador e ajudante dos crimes cometidos pelo Assad,por isto é mais fácil pular fora do barco antes da tempestade chegar.

    ResponderExcluir