sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Entrevista Egressa - Maria Giulia



Nome Completo: MARIA GIULIA GAEDE SENESI

O que cursou no Unicuritiba: RELAÇÕES INTERNACIONAIS 

Ano de ingresso no Unicuritiba: 2012

Ano de conclusão do curso: 2018 

Ocupação atual: Oficial de políticas públicas no Programa Mundial de Alimentos - Brasil 


Perguntas Gerais

  1. Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso.


Após me formar em Direito, e um pouco antes de me formar em RI, tive uma experiência  de trainee na DELBRASGEN em Genebra. Ao retornar ao Brasil, trabalhei no sistema FIEP Paraná, numa unidade ligada à UNITAR. Depois disso, voltei a Genebra para mais uma experiência profissional, aí então na Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

Depois disso, entrei no mestrado na escola International Affairs na SciencesPo Paris em 2019, na área de Direitos Humanos e Ação Humanitária, tendo realizado minha dissertação sobre o Direito Humano à Alimentação e acesso à terra no Brasil.

Essas experiências abriram portas para o cargo que estou hoje, dentro do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, em Brasília. 


 


  1. Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade? 


Uma das mais marcantes com certeza foi no dia da banca da monografia. Foi tão gratificante ver todo o esforço e leituras consolidadas em um trabalho, tendo podido argui-lo! A pesquisa pode trazer vários momentos desafiadores, mas com certeza nos traz habilidades e nos expande muito profissionalmente e academicamente. 

Outros momentos marcantes eram no xerox da faculdade (hahaha) foram muitos textos impressos, mas me lembro que pegava os textos com entusiasmo e curiosidade de quandoiria começar a lê-los e o que cada um iria ter como enfoque. Também tive algumas matérias que marcaram mais, na área de geopolítica, economia e história. 


  1. Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso que mais o ajudam na sua profissão atual.


Análise de cenários políticos através das teorias de RI aprendidas, conhecimentos sobre política externa, organizações internacionais, questões geopolíticas, cooperação internacional, capacidade de pesquisa e análise, e outros. 


  1. Conte-nos um pouco sobre o seu dia a dia profissional


Trabalho com  cooperação sul-sul para fortalecimento de capacidades institucionais na área de segurança alimentar e políticas de proteção social. As atividades realizadas são bem dinâmicas e dependem das demandas dos países que estão tendo apoio técnico, podendo variar entre confecção de documentos para aperfeiçoamento de políticas existentes ou novas,  ou projetos de médio prazo com governos locais, por exemplo, focando em desenvolver soluções, programas e políticas sustentáveis contra a fome.



  1. Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?


O desafio mais recente foi com a ida a República do Congo para iniciar um projeto de cooperação sul-sul com ministérios locais. Houve um processo muito forte de advocacy para que o governo local aderisse ao projeto e o assinasse, e todo o processo foi desafiador, envolvendo várias etapas.


  1. Qual conselho deixaria para os nossos alunos?


Mapeiem seus interesses, suas maiores aptidões e habilidades, e busquem oportunidades que sejam  relacionadas a isso. Aqui, uso o termo oportunidades em sentido amplo. Participar com atenção de uma palestra, escutar podcast e anotar ideias, praticar um idioma ou aprender um novo, conversar com profissionais que você admira, tudo isso entra na ideia de aproveitar oportunidades. Tais atitudes podem trazer diferenciais para seu currículo, para sua formação e sua expertise e com certeza aparecerão em algum momento da sua carreira.  Sejam curiosos, e  pode parecer clichê, mas vão atrás do que faz seus olhos brilharem!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário