segunda-feira, 24 de maio de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 17/05 a 23/05

  • Palestina e Israel
    Foi declarado cessar-fogo no conflito que vem tomando as notícias internacionais há mais de uma semana. Mesmo assim, palestinos e policiais israelenses entraram em confronto, na cidade velha de Jerusalém. Mediado pelo Egito, o cessar-fogo foi considerado uma vitória pelos palestinos, que já perderam mais de 100 pessoas para o conflito, e também pelos israelenses, que consideram o cessar-fogo "um golpe severo contra as organizações terroristas". Apesar disso, a trégua não estabeleceu condições para suspender os combates ou um plano para reconstrução. 
    No domingo (23), a Organização das Nações Unidas pediu uma reconstrução duradoura da Faixa de Gaza. Solucionar as causas profundas do conflito, devolver a esperança e evitar mais destruição foram algumas das demandas da Organização.

  • Ceuta
    Mais de 8.000 refugiados marroquinos chegaram ao litoral de Ceuta, um enclave espanhol no norte da África, desde segunda-feira (17). Os soldados espanhóis que foram designados para conter a chegada dos imigrantes não foram suficientes para ajudar todos marroquinos que chegavam em sérias condições de saúde na praia de El Tarajal. 
    Os imigrantes tentam chegar até a Espanha através da praia de Ceuta, mas o país fechou a fronteira com a cidade independente na segunda-feira. Procurando uma saída da situação econômica de seu país, marroquinos e subsaarianos arriscam a própria vida atravessando o mar a nado. Espanha e Marrocos vivem uma crise diplomática por conta das duas cidades, Ceuta e Melilla, que estão geograficamente no território de Marrocos, mas pertencem à Espanha. 

  • Belarus
    No último domingo (23), um avião que ia em direção à Lituânia foi desviado para Belarus. A aeronave deveria pousar na cidade de Vilnius, vindo da Grécia, mas foi instruída a pousar em Minsk, sob o argumento de que havia uma suspeita de ameaça à segurança no avião. Após inspeção, não foram encontrados dispositivos a bordo. A motivação para o desvio era um passageiro: o jornalista dissidente Roman Protasevich, que foi preso em Minsk. A agência estatal da Belarus, Belta, afirmou que o presidente Lukashenko - que está no poder desde 1994 - deu a ordem para desviar o avião pessoalmente. 

  • França
    A França passou por um dos períodos mais longos de lockdown desde o início da pandemia. Depois de sete meses com bares, cinemas, museus e teatros fechados, o país começou a reabrir os serviços gradualmente, ainda com uma série de restrições. As empresas e estabelecimentos culturais conseguiram sobreviver ao lockdown através de uma ajuda governamental, como pagamento de salários e um "fundo de solidariedade" para empresas e autônomos que ficaram impedidos de funcionar. Apesar da economia francesa sofrer com essas medidas, o governo acredita que é a solução para que as contas do país voltem a crescer. A reabertura econômica e a retomada da vacinação no país são bons indícios de um crescimento econômico neste ano. 

  • República Democrática do Congo
    A cidade congolesa de Goma sofreu pela segunda vez com a erupção de um vulcão no monte Nyiragongo. Em 2002, centenas morreram pelo desastre e mais de 100 mil ficaram desabrigadas. Neste ano, mais de 30 mil pessoas foram obrigadas a fugir da área afetada; 500 casas foram destruídas pela lava. Apesar de não ter sido atingido, o ar no centro da cidade foi afetado pelas cinzas, dificultando a respiração. Muitas pessoas cruzaram a fronteira com Ruanda, que também foi atingida pela erupção. Quinze pessoas já faleceram em decorrência da erupção e mais de 170 crianças estão desaparecidas.


Referências
ONU pede soluções das 'causas profundas' do conflito Israel-palestinos. Estado de Minas. 23 mai. 2021. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/05/23/interna_internacional,1269385/onu-pede-solucao-das-causas-profundas-do-conflito-israel-palestinos.shtml
CONFLITO entre Israel e palestino: como os 2 lados reivindicam vitória após cessar-fogo. BBC News. 21 mai. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57202019.
PEREGRINAÇÃO às cegas até as portas de Ceuta. El País. 18 mai. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-18/peregrinacao-as-cegas-ate-as-portas-de-ceuta.html.
ENTENDA as circunstâncias em que ocorreram a avalanche de refugiados nos enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla. G1. 19 mai. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/blog/sandra-cohen/post/2021/05/19/entenda-as-circunstancias-em-que-ocorreram-a-avalanche-de-refugiados-nos-enclaves-espanhois-de-ceuta-e-melilla.ghtml.
O dramático resgate de imigrantes que chegam exaustos a Ceuta: "Coloque-os virados para cima". El País. 18 mai. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-19/o-dramatico-resgate-de-imigrantes-que-chegam-exaustos-a-a-ceuta-coloque-os-virados-para-cima.html.
CRISE migratória na Espanha: "É a 'marcha negra', viemos de todo o Marrocos. El País. 19 mai. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-19/crise-migratoria-na-espanha-e-a-marcha-negra-viemos-de-todo-marrocos.html.
BELARUS recebe críticas por desviar avião para prender jornalistas. BBC News. 23 mai. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57223822.
COVID-19: como França vai reabrir bares e cinemas depois de 3 lockdowns. BBC News. 19 mai. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57168556.
ERUPÇÃO na República Democrática do Congo deixa mortos e desabrigados; lava do vulcão chegou a vilarejos. G1. 23 mai. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/23/erupcao-na-republica-democratica-do-congo-deixa-mortos-e-desabrigados-lava-do-vulcao-chegou-a-vilarejos.ghtml?utm_source=push&utm_medium=app&utm_campaign=pushg1

Um comentário:

  1. My name is Davies, I was in love with my wife and we were married for eight years with a son his is Liam,I loved my wife so much she had access to all my bank account and even my cash app which my accountant agreed to and said it was a great idea, then it took my wife and my accountant two month to get hold of all my properties,all accounts but I had a cash app which they knew nothing about,I was thrown out of my own house was sleeping in a hotel for weeks she also took possession of my son could only see him once a week then I found out she was in love with my accountant all these while so I went online and I came across a private investigator who help me get all my properties and my accounts back even my company back how he did these I don’t know but I gave all the information he asked for and followed all his instructions and now I’m happy my life’s better now.
    Thanks to premiumhackservices@gmail.com
    Text (407) 777-4240
    I just said I should share my own story here
    Thank you

    ResponderExcluir