quinta-feira, 13 de maio de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 03/05 a 10/05

  • Brasil

    O Brasil não ficou de fora das notícias mundiais durante essa semana. A conturbação foi tamanha, que popularizou-se nas redes sociais um pedido de ajuda pelo Brasil à comunidade internacional. Foram diversos os acontecimentos que macularam- ainda mais- a imagem do país verde e amarelo no exterior. Dentre eles, as revelações obtidas durante as sessões da CPI do COVID-19, que expuseram a recusa do Presidente Bolsonaro frente à ofertas de compra de vacinas e a divulgação inflacionada do número de vacinas distribuídas pelo governo. Além disso, em meio a manutenção da média móvel de mortes por COVID-19, as mortes ultrapassaram 400 mil no total e incluíram a perda do ator e humorista Paulo Gustavo. Militante pela vacinação e sempre defensor das medidas recomendadas, o ator faleceu em decorrência das complicações causadas pela doença e gerou manifestações de reconhecimento e gratidão em todo o território. O ápice do descaso do governo brasileiro, contudo, ocorreu na sexta feira. Uma operação policial em Jacarezinho deixou 27 mortos, no que foi considerada a operação mais agressiva desde 2005. A operação foi veementemente condenada por diversos setores da sociedade e por representantes das Nações Unidas, por conta das dúvidas e falta de esclarecimentos ao redor da operação, bem como por conta de suas características extremamente abusivas. Sem surpresa alguma, o Presidente da República prestou apoio à operação e defendeu a impossibilidade de chamar as vítimas da chacina de vítimas. O departamento de Direitos Humanos da ONU convocou uma investigação independente para avaliar o uso desproporcional e desnecessário de força policial. É importante lembrar que a operação foi realizada mesmo frente à decisão do STF que solicitava a suspensão de operações policiais nas comunidades e favelas do Rio durante o período de pandemia.

  • Colômbia

    Outro país que levantou preocupações no cenário internacional, a Colômbia enfrentou diversos protestos durante esta semana. O problema, contudo, não foram as manifestações populares, e sim, o uso exacerbado de força para tentar reprimi-los. Os protestos tiveram início ainda em abril, em oposição às reformas tributárias anunciadas como suposta solução da crise econômica do país. A reforma proposta envolveria a redução dos parâmetros de estabelecimento do salário mínimo e aumentado as taxas sobre empresas e negócios. Mesmo com a retirada da proposta de reforma por parte do Presidente, os manifestantes permaneceram nas ruas, em decorrência dos altos índices de pobreza, desemprego e desigualdade desde o início da pandemia. Foram reportadas 19 mortes causadas pela ação desproporcional de repressão do governo e outros diversos casos de agressão. As ações de repressão passaram a envolver forças armadas e policiais, e foram condenadas pelas Nações Unidas.

  • Israel

    Apesar de estar em posição de destaque na vacinação contra COVID-19, Israel vem causando diversas polemicas. Entre elas, a não vacinação de cidadãos palestinos. Mais recentemente, as políticas anti-palestinas foram reforçadas e desde sexta-feira, mais de 300 pessoas foram feridas em protestos contra a expulsão de quatro famílias palestinas. Ontem (09/05) a justiça israelense adiou a decisão de expulsão, mas declarou que marcará uma nova data de decisão. Mas estas não foram as únicas manifestações violentas em Israel, já que no sábado, a polícia israelense entrou em confronto com manifestantes durante uma das noites sagradas do Ramadã. Israel é acusada de cercear a liberdade de culto de cidadãos muçulmanos e geraram indignação de diversos aliados Árabes e no Quarteto de pacificadores do Oriente Médio. Na manha de hoje (10/05), a polícia israelense invadiu a Mesquita de Al-Aqsa e disparou balas de borracha, gás lacrimogênio e bombas de som contra palestinos que praticavam sua fé. 

  • Estados Unidos

    O EUA surpreendeu esta semana por conta das medidas liberais anunciadas pelo Presidente Biden em tentativa de controlar a situação de disseminação de vírus do COVID-19. A principal medida anunciada foi a quebra de patentes de vacinas desenvolvidas. Assim, as empresas teriam de publicizar a tecnologia utilizada na fabricação de vacinas com outros países. Além disso, Biden propôs o aumento do salário mínimo que vigora no país e a possibilidade de retirada de tropas norte-americana do território do Afeganistão.

  • Austrália

    A Austrália é um dos países que mais virou notícia por conta da eficiência na contenção da disseminação de COVID no país. O fechamento de fronteiras quase que total foi a solução encontrada para frear o número de casos e o sucesso resultou na possibilidade de realização de eventos a um grande público novamente no país. Por conta das novas ondas de contágios que vem ocorrendo no mundo, em especial no Brasil e Índia, o país avalia fechar suas fronteiras novamente, desta vez até 2022. Além disso, o país possui até dia 15 de maio restrições à nacionais que estão na Índia. Aproximadamente 9.000 australianos encontram-se no país, impossibilidade de volta, sob pena de multa e até mesmo prisão. 

Referências

NO 3o dia de depoimentos, CPI da Covid ouve nesta quinta ministro da Saúde e presidente da Anvisa. G1. 06 maio 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/05/06/no-3o-dia-de-depoimentos-cpi-d a-covid-ouve-nesta-quinta-ministro-da-saude-e-presidente-da-anvisa.ghtml.

BRAZIL judge sees signs of ‘arbitrary execution’ in Rio police raid. Reuters. 7 maio 2021. Disponível em: <https://www.reuters.com/world/americas/brazil-judge-sees-signs-arbitrary-execu tion-rio-police-raid-2021-05-07/>.

TOP judges in Brazil want review after deadly police raid. The Washington Post. 9 maio 2021. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/world/top-judges-in-brazil-want-review-after-de adly-police-raid/2021/05/09/ba1c0f88-b0e9-11eb-bc96-fdf55de43bef_story.html>.

IN Colombia, 19 are killed in Pandemic-Related protests. The Washington Post. 6 maio 2021. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2021/05/03/world/americas/colombia-protest-deaths.ht ml>.

COLOMBIA protests: what is behind unrest? BBC News. 6 maio 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-latin-america-56986821>.

JUSTICA de Israel adia decisão sobre expulsão de famílias palestinas. Estadão. 9 de maio 2021. Disponível em: < https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,justica-de-israel-adia-decisao -sobre-expulsao-de-familias-palestinas,70003709703>.

RETOMADA de ataques de Israel deixa dezenas de feridos em Jerusalém. 08 de maio de 2021. Disponível em:<https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/08/retomada-de-ataques-de-israel- deixa-dezenas-de-feridos-em-jerusalem.ghtml>.

PALESTINIANS brace for Israeli march as hundreds hurt in Al-Aqsa. AlJazeera. 10 maio 2021. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2021/5/10/israeli-forces-raid-al-aqsa-compoun d-live>.

A quebra de patentes e outras medidas ‘radicais’ do moderado Biden. El País. 9 maior 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-09/a-quebra-de-patentes-e-outra s-medidas-radicais-do-moderado-biden.html>.

AUSTRÁLIA pode manter fronteiras fechadas até o fim de 2022. G1. 07 de maio 2021. Disponível em:< https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/07/australia-pode-manter-fronteiras -fechadas-ate-o-fim-de-2022.ghtml>.


Um comentário:

  1. My name is Davies, I was in love with my wife and we were married for eight years with a son his is Liam,I loved my wife so much she had access to all my bank account and even my cash app which my accountant agreed to and said it was a great idea, then it took my wife and my accountant two month to get hold of all my properties,all accounts but I had a cash app which they knew nothing about,I was thrown out of my own house was sleeping in a hotel for weeks she also took possession of my son could only see him once a week then I found out she was in love with my accountant all these while so I went online and I came across a private investigator who help me get all my properties and my accounts back even my company back how he did these I don’t know but I gave all the information he asked for and followed all his instructions and now I’m happy my life’s better now.
    Thanks to premiumhackservices@gmail.com
    Text (407) 777-4240
    I just said I should share my own story here
    Thank you

    ResponderExcluir