quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Acontece no UNICURITIBA: Curso de Relações Internacionais comemora seus 20 anos de existência!




Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA completa 20 anos.

O ano de 2018 foi especial para o Curso de Relações Internacionais. Nele, comemoramos nosso 20° aniversário.  
 
Foto: Formandos da Primeira Turma de Relações Internacionais do UNICURITIBA, que iniciaram em 1998 a graduação.
 
A primeira turma de Relações Internacionais ingressou em julho de 1998, quando a tradicional Faculdade de Direito de Curitiba (FDC) transformou-se em Faculdades Integradas Curitiba, com a abertura de quatro novos cursos. O curso de Relações Internacionais era novo na faculdade e ainda desconhecido na cidade, mas pouco a pouco foi ganhando seu espaço.

Atualmente, já sob novo enquadramento institucional, o Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA  já formou diversos profissionais de destaque nas Relações Internacionais. Muitos deles, foram entrevistados pelo Seção "Por Onde Anda" e podem ser encontrados no menu "Egressos" deste Blog

Para comemorar os 20 anos do Curso, diversos eventos foram realizados ao longo do semestre. 

No Dia do Internacionalista (Dia 26 de setembro), o UNICURITIBA recebeu ex-professores e egressos para debater importantes temas ligados à profissão. 

O evento girou em torno de quatro temas importantes às Relações Internacionais:

No primeiro painel, os professores da casa Ângela Moreira e Eduardo Carvalho receberam a ex-professora Vanessa Farracha para falar sobre “Violência contra a mulher”.

Foto: Prof. Eduardo Teixeira Carvalho, Prof. Vanessa Farracha e Prof. Ângela Moreira.


 Na sequência, o tema foi “O pensamento Pós-Colonial: descolonizar para emancipar”, explanado pelos professores Ângela Moreira e Thiago Assunção e pelo ex-professor da casa Luís Fernando Lopes Pereira, atualmente membro do corpo docente do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. 
 
Foto: Prof.  Ângela Moreira, Prof. Thiago Assunção e Pro. Luís Fernando Lopes Pereira.


“A cultura nas Relações Internacionais” foi o terceiro tema abordado no dia, em mesa presidida pelo Professor Andrew Traumann e com a participação dos ex-professores da casa Renato Carneiro Jr e Bruno Hendler.


Foto: Prof. Renato Carneiro Jr., Prof. Andrew Traumann e Prof. Bruno Hendler.



Ao final, o tema  “Relações Internacionais, Direito Internacional e desenvolvimento no século XXI”, exposto pelos professores Luís Alexandre Carta Winter e  Eduardo Saldanha (ex-professor da casa) encerrou os debates do dia. 
 
Foto: Prof.  Eduardo Saldanha e Prof. Luís Alexandre Carta Winter

 
 Além disto, Professores, egressos e alunos discutiram as principais características do curso e de seu Corpo Docente e Discente em vídeos que foram disponibilizados via Youtube e podem ser revistos aqui.  

Na Semana Acadêmica do Curso de Relações Internacionais, realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, novamente os 20 anos do curso no UNICURITIBA recebem destaque.  

No primeiro dia do evento, os professores do curso lançaram o livro intitulado “Relações Internacionais no Mundo Atual: perspectivas e debates em comemoração aos 20 anos do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA”, cujas vendas da primeira tiragem foram esgotadas ao longo da primeira semana de comercialização.




Foto: Prof.  Patrícia Tendolini Oliveira, coordenadora do curso e organizadora da Obra, Prof. Dennys Girardi, coordenador geral da graduação do UNICURITIBA e Prof Michele Hastreiter, organizadora da obra coletiva em comemoração aos 20 anos do Curso de RI.


Organizado pela Professora Michele Hastreiter e pela Professora e Coordenadora do Curso Patrícia Tendolini, a obra reúne artigos de professores da casa sobre os mais variados temas das relações internacionais. 
Foto: Capa e contracapa do livro comemorativo dos 20 anos do Curso de Relações Internacionais



 O artigo que abre o livro é de autoria dos Professores Isaak Newton Soares e Patrícia Tendolini Oliveira, e aborda a relação entre a abordagem comportamental das teorias de internacionalização e o marketing internacional, a partir do reconhecimento da cultura como elemento de impacto na estratégia de internacionalização e nas táticas de marketing.

 O segundo artigo, elaborado pelos Professores Michele Hastreiter e Luís Alexandre Carta Winter enfoca as principais cláusulas em acordos bilaterais de investimentos estrangeiros. Na sequência, Janiffer Zarpelon e Priscila Caneparo analisam a construção do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas e sua efetividade no ambiente internacional. 

A questão migratória também esteve presente no debate, através de artigo elaborado pelos Professores Thiago Assunção e Mariana Oikawa que propõe que a mobilidade humana internacional seja baseada na ideia de hospitalidade. Também no tema Direitos Humanos, Karla Pinhel Ribeiro trabalhou com "Direitos Humanos Internacionais: fundamentos e desafios".

A globalização também foi tema que mereceu destaque em trabalho de autoria de Rafael Gallo e Eduardo Teixeira de Carvalho Júnior, no artigo intitulado "Globalização e seus impactos no campo das Relações Internacionais: resgate histórico e aplicação metodológica". Por fim, Andrew Patrick Traumann e Gustavo Glodes Blum encerram o livro abordando a Revolução Sandinista na Nicarágua. 

Além dos trabalhos que trazem importantes contribuições teóricas ao estudo das Relações Internacionais, também compõe o livro um Prefácio redigido pela Professora Ângela Moreira, que coordenou o curso entre 2001 e 2010 e 2011 e 2013 e testemunhou boa parte de sua história. 

A Professora relembrou o processo de formação do curso desde o início e a passagem de diversos nomes de destaque acadêmico nacional, do Direito, da Economia, da História, da Ciência Política e das Relações Internacionais, pelos tablados do UNICURITIBA.

Além disto, também fez menção às centenas de profissionais graduados por esta instituição, ao afirmar que:

"Alunos diplomatas, funcionários de organizações internacionais, de embaixadas, de grandes corporações e instituições, de organizações de ajuda ao próximo, cônsules, formadores de opiniões, ou simplesmente, mães e pais de família conscientes de sua contribuição para um planeta melhor. Eles estão por aí, em toda parte. Basta viajar pelo mundo que encontramos nossos alunos espalhados nos lugares mais inóspitos e inesperados. (...) Poder enxergar nos meus alunos a minha própria formação, sem dúvida é um sentimento de tarefa cumprida. Saber que possuem autonomia para alcançar seus próprios sonhos, também. Mesmo sabendo que tenho que dividir e até mesmo disputar com eles o mesmo mercado de trabalho. Portanto, acho que fizemos um bom trabalho".

É com este sentimento de tarefa cumprida e de termos feito um bom trabalho que os Professores de Relações Internacionais encerram o 20° ano de existência do Curso.

 Na certeza de que estas são apenas as duas primeiras décadas de uma longa história de dedicação ao ensino, pesquisa e debates de temas variados das Relações Internacionais.

  



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário