quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pequena biografia de Itamar Franco

Etiane Caloy *


“Nascido em um navio que viajava entre Salvador-Rio de Janeiro em 28 de junho de 1930, Itamar Augusto Cautieiro Franco foi registrado na capital baiana, segundo dados do Arquivo Nacional.
Mudou-se, ainda com poucos meses de vida, com a mãe, Itália Cautieiro Franco, para Juiz de Fora (MG).  No ano de 1954 formou-se em engenharia civil e eletrotécnica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Na época, atuou no movimento estudantil. Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), candidatou-se a vereador, em 1958, mas não foi eleito.
Assumiu seu primeiro cargo eletivo como prefeito de Juiz de Fora em 1967, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) - partido que aderiu depois do início do Regime Militar. Foi reeleito em 1972, mas renunciou ao mandato dois anos depois para concorrer ao senado. Eleito, atuou como vice-líder do partido entre 1976 e 1977.
Em 1979, o senador, que havia sido designado presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o acordo nuclear entre o Brasil e a Alemanha Ocidental, fez forte oposição à construção das usinas nucleares no Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores, em 1980, do PMDB.
Foi reeleito para mais um mandato de senador, agora já pelo PMDB, em 82. Três anos depois, Itamar pretendia candidatar-se ao governo de Minas Gerais pelo mesmo partido, no entanto, foi indicado o nome de Newton Cardoso. Dessa forma, o ex-presidente desligou-se do PMDB e fundou o Partido Liberal (PL).
Em 1989, na primeira eleição direta depois da Ditadura Militar, foi eleito vice-presidente de Fernando Collor de Mello. Após escândalos, o presidente sofreu um impeachment e Itamar Franco assumiu o posto entre 1992 e 1994. Nesse período, implantou o Plano Real - que reduziu a inflação e estabilizou a moeda-, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Além disso,  Itamar foi senador durante 16 anos, governador de Minas Gerais, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália. Itamar Franco foi casado com Ana Elisa Surerus, com quem teve duas filhas.”

Extraído do site http://cmais.com.br/a-biografia-de-itamar-franco

* Etiane Caloy é Doutora em História e professora do UNICURITIBA nas disciplinas de História do Brasil, Metodologia da Pesquisa e Métodos e Técnicas de Pesquisa em RI´s

2 comentários:

  1. Teve uma excelente carreira política,foi um dos mais honrados políticos do estado brasileiro e o que nota-se é que ele nunca se envolveu em corrupção,durante todo este tempo de militância política. Além disso tirou o país do atoleiro inflacionário no início da década de 90,quando assumiu o poder depois do impeachment de Fernando Collor,apesar de ser muito mandatário,dentro das siglas partidárias que fez parte durante toda a sua carreira política,Itamar Franco sempre foi fiel as suas ideologias dentro do partido,e por isto não se deixou se envolver por outras opiniões contrárias as suas,sendo assim militou politicamente por vários outros partidos,e muitas vezes mudou sua posição e aliado fiel a opositor ferrenho.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, foi um político que privilegiou a ética, mas não ponho a mão no fogo por nenhum deles, quem quer que seja. Se esteve nela (política) por toda a vida, ambiente sórdido e corrupto, no mínimo fechou os olhos e tapou o nariz.

    ResponderExcluir