quinta-feira, 14 de julho de 2011

Data Histórica – A Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789

Etiane Caloy *

 

No dia 14 de julho de 1789 o povo de Paris saiu às ruas para protestar contra o regime monárquico e opressor de Luís XVI. Os populares invadiram a Bastilha (prisão política) e fortaleza que simbolizava o absolutismo real; libertaram poucos presos que ali ainda se encontravam. O fato simboliza o início da Revolução Francesa.

* Etiane Caloy é Doutora em História e professora do UNICURITIBA nas disciplinas de História do Brasil, Metodologia da Pesquisa e Métodos e Técnicas de Pesquisa em RI´s

Um comentário:

  1. Um acontecimento histórico e único da sociedade francesa,onde surgiu a revolução francesa berço mundial de muitas mudanças nas políticas de classes,que revolucionou o mundo todo. A revolução francesa é um fato histórico unânime que jamais o planeta presenciou uma revolução desta natureza,justamente naquela época que praticamente era impossível ser um revoltoso diante de um sistema monárquico perseguidor e sangrento com os seus opositores que era o absolutismo europeu,esta revolução foi um símbolo que despertou a sociedade mundial para os direitos universais do homem em todo o mundo e principlamente no continente europeu,onde muitas nações copiaram os ideais da revolução francesa,que de certa forma não deixou de ser um exemplo de como o mundo deveria olhar e aprender a dar valor aos valores morais e éticos dos seres humanos como pessoas humanas e cidadãos de bem,que formam e fazem uma nação ser digna em todo os princípios morais e de direitos. A revolução francesa é um marco inesquecível da história da humanidade e que jamais iremos esquecer tal façanha que não somente revolucionou o mundo todo para uma nova realidade social,como também mostrou as capacidades dos povos conseguirem com seus esforços e com o próprio sangue,a luta por melhores condições de vida e reconhecimentos daquilo que o reivindicavam e sendo assim se tornou uma das revoluções mais citadas e conhecidas por todos os povos da humanidade justamente por causa dos seus ideais de liberdade,igualdade e fraternidade.

    ResponderExcluir