terça-feira, 21 de junho de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 13/06 a 19/06

Por Manuela Paola

  • Colômbia
    No último domingo (19), a Colômbia passou por um momento histórico em suas eleições: pela primeira vez, um presidente de esquerda foi eleito no país. Gustavo Petro venceu a eleição com 50,49% dos votos; o outro candidato, Rodolfo Hernández, ficou atrás por 717 mil votos. Além disso, Francia Márquez será a primeira vice-presidente negra da Colômbia.


  • Japão
    Entre os países do G7, o Japão é o único que ainda mantém a proibição de casamentos homoafetivos. Nesta segunda-feira, o tribunal de Osaka determinou que o não reconhecimento desses casamentos é constitucional, depois que os argumentos de três casais homoafetivos foram rejeitados pelo tribunal.


    Já que a Constituição do país não permite esses matrimônios, os casais não possuem os mesmo direitos que casamentos heteroafetivos. Ainda assim, alguns municípios emitem certidões de parceria que auxiliam os casais do mesmo gênero a alugar imóveis juntos.
    Ativistas da causa LGBTQI+ continuam lutando pela igualdade e pelo direito de poder se unir em matrimônio na terceira maior economia do mundo.

  • Brasil
O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, pediu demissão do cargo na última segunda-feira (20), além de deixar o Conselho de Administração da companhia. A Petrobras comunicou que Fernando Borges, atual diretor executivo de Exploração e Produção, será o presidente interino até que seja eleito um substituto para o cargo.
    O presidente Jair Bolsonaro, juntamente com deputados aliados, irá pedir a instauração de um Comitê Parlamentar de Inquérito para apurar a gestão da Petrobras, com o objetivo de avaliar o preço dos combustíveis, assim como os motivos pela alta no valor.
    Será a quarta vez que Bolsonaro indicará um presidente para a companhia durante o mandato.

  • Equador
    A onda de protestos no Equador, devido à alta no preço dos combustíveis, continua pelo país. Na última semana, o governo decretou estado de exceção - um período de anormalidade inconstitucional - para controlar as manifestações, em Pichincha, Cotopaxi e Imbabura. Ainda assim, a Confederação de Nacionalidade Indígenas impediu o movimento em rodovias de três províncias, no sábado (18). Na segunda-feira (20), o estado de exceção foi ampliado para seis províncias. A medida deve durar, ao menos, 30 dias.

  • Chile
    A maior produtora de cobre do mundo e estatal do Chile, Codelco, anunciou o fechamento de uma fundição que fica localizada no “Chernobyl chileno”, uma área de grande contaminação do país. Os problemas de saúde, como intoxicação por contaminação, causados pela mineração na região remontam de décadas atrás.


    Por conta da decisão, trabalhadores da mineradora iniciaram protestos, erguendo barricadas incendiárias. O presidente chileno, Gabriel Boric, garantiu que os funcionários não perderão os empregos por conta do fechamento da fundição. “Seus postos de trabalho estão assegurados em outros setores da empresa, nas mesmas condições que têm atualmente, sem nenhum dano”, afirmou Boric.

  • Reino Unido
    Uma greve ferroviária está programada para iniciar nesta terça-feira (21), continuando na quinta-feira e no sábado, ao longo das estações de trem no Reino Unido. Mais de 50 mil funcionários participarão das greves, que acontece por conta do congelamento dos salários e cortes de empregos. O secretário-geral dos trabalhadores ferroviários, marítimos e de transporte, Mick Lynch, afirmou que as negociações de última hora não foram bem sucedidas, o que resultou nas greves desta semana, além do planejamento das próximas.

Referências
TRIBUNAL do Japão decide que proibição de casamento homoafetivo é constitucional;
GUSTAVO Petro se torna o primeiro presidente de esquerda da Colômbia. G1. 19 jun.
BRAZIL’s Petrobras swaps CEOs amid political blowback on fuel prices. Reuters. 20
JAPÃO: tribunal apoia que veto a casamento homoafetivo é constitucional. Correio Braziliense. 20 jun. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/06/5016586-japao-tribunal-apoia-que-veto-a-casamento-homoafetivo-e-constitucional.html.
CPI investigaria política de preços e lucros exorbitantes da Petrobras, diz Ricardo Barros. CNN. 20 jun. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/cpi-investigaria-politica-de-precos-e-lucros-exorbitantes-da-petrobras-diz-ricardo-barros/.
JOSÉ Mauro Coelho pede demissão e deixa a presidência e o Conselho de
GOVERNO do Equador decreta estado de exceção mas manifestantes seguem com bloqueios em estradas. G1. 18 jun. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/18/governo-do-equador-decreta-estado-de-excecao-mas-manifestantes-seguem-com-bloqueios-em-estradas.ghtml.
EQUADOR amplia estado de exceção para seis províncias. G1. 20 jun. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/20/equador-amplia-estado-de-excecao-para-seis-provincias.ghtml.
‘CHERNOBYL chileno’: a maior produtora de cobre do mundo anuncia fechamento de fundição. G1. 18 jun. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/18/chernobyl-chileno-a-maior-produtora-de-cobre-do-mundo-anuncia-fechamento-de-fundicao.ghtml.
GREVES no sistema ferroviário devem paralisar rede de transportes do Reino Unido. G1. 20 jun. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/20/greves-no-sistema-ferroviario-devem-paralisar-rede-de-transportes-do-reino-unido.ghtml.




Nenhum comentário:

Postar um comentário