terça-feira, 15 de março de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 07/03 a 13/03

Por Leonardo Fontana

  • Arábia Saudita
    Neste Sábado (12) a Arábia Saudita anunciou a execução de 81 pessoas por crimes de terrorismo. De acordo com a agência de notícias oficial do país, essas pessoas foram condenadas por vários crimes como assassinatos, sequestro, estupro, e ligações com organizações “terroristas” estrangeiras incluindo Estado Islâmico, Al Qaeda e Houthis. 
    Todos os indivíduos foram previamente presos e julgados em tribunais sauditas supervisionados por 13 juízes em 3 estágios separados. O número de 81 pessoas anunciado supera o número total de execuções na Arábia Saudita no ano de 2021 (69). O governo afirma que manterá uma política “estrita e inabalável” contra o terrorismo e ideologias extremistas.

  • Chile
    Ocorreu nesta sexta feira (11) o empossamento de Gabriel Boric como presidente do Chile. Boric é o mais novo presidente eleito, com 36 anos. O jovem presidente tem pela frente um grande desafio ligado à crise econômica chilena, inflação alta e esvaziamento de fundos governamentais, assim como a pressão migratória no norte do país e o aumento de conflitos entre governo e indígenas em disputa por terras. 
    Estão na agenda do novo presidente reformas estruturais como a tributária e da previdência e a coordenação do novo texto da constituição, substituto da Carta atual redigida ainda na época da ditadura de Pinochet. 

  • Coreia do Sul
    Nesta quarta-feira (09) o candidato do principal partido de oposição ao poder popular, Yoon Suk-yeol, foi eleito como presidente do país. Yoon venceu nas urnas o candidato Lee Jae-myung, do partido democrático coreano que atualmente controla o governo, com pouco mais de 48% dos votos. 
    Mesmo enfrentando nova onda de infecções da variante ômicron, com mais de um milhão de pessoas mantidas em isolamento, o país contornou a situação mudando suas leis eleitorais antecipadamente para garantir a participação dos infectados. De acordo com pesquisas, as maiores preocupações da população sul coreana são os elevados custos de moradia na capital Seul e o aumento da desigualdade e desemprego entre jovens. 

Yoon Suk Yeol, presidente eleito na Coreia do Sul Foto: Lee Jin-man/Pool via REUTERS 


  • Estados Unidos da América
    Com o anúncio nesta terça-feira (07) de bloqueio do fornecimento Russo de petróleo aos EUA na tentativa de dar um “golpe poderoso na máquina de guerra de Putin”, a Casa Branca confirmou que pretende importar petróleo da Venezuela, recorrendo ao país que vem tentando evitar por conta de sanções impostas durante o governo Trump. 
    A comitiva norte-americana foi recebida por Nicolás Maduro no palácio de Miraflores nesta quarta-feira (08) para discutir a segurança energética e o tratamento de norte-americanos detidos no país. 
    Em relação ao conflito na Ucrânia, o presidente Joe Biden reafirmou nesta semana que os americanos não travariam uma guerra com a Rússia em solo Ucraniano, mas que defenderiam os territórios da OTAN e neste sábado (12), anunciaram o envio de US $200 milhões em “artigos e serviços de defesa” para a Ucrânia, incluindo sistemas anti-blindagem, anti-aéreos e armas. 

Foto: Reuters/Evelyn Hockstein 


  • Ucrânia
    Entre os fatos mais recentes e relevantes da guerra entre Rússia e Ucrânia que toma local no território Ucraniano, além do envio de armamentos por parte dos EUA, podemos citar: 
  • No sábado (12), um avanço das tropas russas em direção a Kiev, que se encontra a menos de 25 km de distância da capital ucraniana, de acordo com um relatório do serviço de inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido. 
  • Também neste sábado, houve o bombardeamento de uma mesquita que estava sendo usada como abrigo de civis na cidade de Mariupol divulgada pelo governo Ucraniano, além de um ataque com foguetes russos que destruíram uma base aérea ucraniana perto da cidade de Vasilkov, na região de Kiev.
  • Durante a semana, vários corredores humanitários (zonas desmilitarizadas por tempo específico para passagem de civis) foram abertos em diferentes cidades e 13 mil civis foram retirados das áreas de conflito, porém o corredor situado em Mariupol fracassou pela 4a vez. 

Referências
“Guerra na Ucrânia: veja os principais acontecimentos do 17o dia de conflito.” G1, https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/03/12/guerra-na-ucrania-veja-o s-principais-acontecimentos-do-17o-dia-de-conflito.ghtml. Accessed 15 Mar. 2022
“EUA pretendem voltar a importar petróleo da Venezuela.” Poder360, 8 Mar. 2022, https://www.poder360.com.br/europa-em-guerra/eua-pretendem-voltar-a-importar-petrol eo-da-venezuela/. 
“Biden recorre a países que tentou evitar após corte do petróleo russo.” CNN Brasil, https://www.cnnbrasil.com.br/business/biden-recorre-a-paises-que-tentou-evitar-apos-c orte-do-petroleo-russo/. Accessed 15 Mar. 2022. 
“EUA anunciam envio de US$ 200 milhões em armas e equipamentos à Ucrânia.” G1, https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/03/12/eua-anuncia-envio-de-us -200-milhoes-em-armas-e-equipamentos-a-ucrania.ghtml. Accessed 15 Mar. 2022. 
“Coreia do Sul elege candidato da oposição para presidência.” G1, https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/03/09/coreia-do-sul-elege-candidato-da-oposic ao-para-presidencia.ghtml. Accessed 15 Mar. 2022. 
“Gabriel Boric é empossado presidente do Chile.” G1, https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/03/11/gabriel-boric-assume-presidencia-do-chi le-veja-desafios-do-novo-governo.ghtml. Accessed 15 Mar. 2022. 
“Guerra na Ucrânia: veja os principais acontecimentos do 17o dia de conflito.” G1, https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/03/12/guerra-na-ucrania-veja-o s-principais-acontecimentos-do-17o-dia-de-conflito.ghtml. Accessed 15 Mar. 2022. 
“Arábia Saudita executa 81 pessoas por terrorismo.”Poder360, 13 Mar. 2022, https://www.poder360.com.br/internacional/arabia-saudita-executa-81-pessoas-por-terr orismo/. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário