terça-feira, 22 de junho de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 14/06 a 21/06

  • EUA e Rússia
    Os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin se encontraram pela primeira vez nesta quarta-feira (16), em Genebra, onde realizaram uma reunião de portas fechadas por quatro horas e abordaram amplos temas como armamento nuclear, direitos humanos (envolvendo Ucrânia e o caso do ativista russo Alexei Navalny) e ciberataques. Ambos os executivos elogiaram a cordialidade do encontro e consideraram a conversa construtiva, porém deixaram claro que retaliações entre os Estados não estão descartadas se necessário, evidenciando o afastamento ainda existente nas relações entre a Casa Branca e o Kremlin. Apesar disso, foi definido que os diplomatas de ambos os países voltarão para seus postos de trabalho, decisão importante para o aumento da aproximação entre Estados Unidos e Rússia.

  • Oriente Médio
    A semana começou com clima tenso novamente entre Israel e Palestina após novos ataques do Hamas com balões incendiários no território israelense que acarretaram um soar de sirenes na região sul do país. Essa medida palestina foi tomada como resposta à realização de uma marcha de tropas em Jerusalém Oriental, estopim do confronto mais recente entre os Estados menos de um mês atrás, o que foi classificado pelas autoridades palestinas como uma provocação. 
    Dessa forma, Israel retaliou com bombardeios aéreos visando complexos militares e locais de lançamento de foguetes do Hamas na Faixa de Gaza, marcando a inauguração do governo de Naftali Bennett no comando de Israel e evidenciando que o recente cessar-fogo não diminuiu a efervescência das relações entre os países.

Foto: Mohammed Saber / EFE

    No sábado (19), o ultraconservador Ebahim Raisi, chefe do Poder Judiciário iraniano e próximo ao aiatolá Ali Khamenei, confirmou seu favoritismo e com mais de 62% dos votos foi eleito presidente do Irã em uma eleição marcada por descontentamento e abstenções de aproximadamente 49% da população, a maior de todos os tempos para uma eleição presidencial no país.
    É importante lembrar que mais de 600 iranianos se candidataram para concorrer à presidência, porém apenas sete pessoas foram aceitas. Foram afastados da disputa eleitoral importantes nomes para a política iraniana como o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, abrindo caminho para uma eleição tranquila para os ultraconservadores.
    A eleição de Raisi dividiu muitos iranianos nas redes sociais e enfrentou críticas de veículos de imprensa sauditas e israelenses e da chefe da Anistia Internacional, Agnès Callamard, que descreveram o novo mandatário como um violador dos direitos humanos que deveria ser investigado por crimes contra a humanidade por conta de sua atuação como promotor em tribunais conhecidos como "Comissões da Morte" na década de 1980, após a Revolução Iraniana.

  • África
    Kenneth Kaunda, primeiro presidente da Zâmbia independente, faleceu nessa quinta-feira (17) aos 97 anos de idade vítima de pneumonia. Kaunda comandou a independência da chamada Rodésia do Norte, em 1964, de maneira pacífica e sem derramamento de sangue, episódio que aliado à sua política e ativismos não-violentos tornaram o ex-presidente conhecido como “Gandhi africano”. 
    Considerado um verdadeiro ícone africano, Kaunda governou o país por 27 anos e atuou vigorosamente enquanto chefe de Estado em sua política externa, apoiando países africanos que estavam lutando pela sua liberdade e contra o colonialismo, além de buscar mediar conflitos e promover a cooperação entre os Estados na África.


    No estado de Kebbi, no noroeste da Nigéria, homens armados mataram um policial e sequestraram pelo menos 80 alunos, em sua maioria meninas, além de cinco professores de uma escola em Birnin Yauri na quinta-feira (17).
    É o terceiro ataque na região com esse caráter de sequestro, o que acaba ressaltando um problema que parece enraizado na sociedade nigeriana: os criminosos que visam pagamentos por resgates já sequestraram mais de 800 estudantes nigerianos de suas escolas desde dezembro.
  • Peru
    Apesar de todos os votos terem sido computados nessa terça-feira (15), as eleições peruanas ainda não se encerraram por conta de mais um episódio de contestação do resultado final e de recontagem de votos, práticas que estão se tornando cada vez mais evidentes em diferentes regiões e zonas eleitorais do mundo. 
    Segundo os resultados do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), o candidato de esquerda Pedro Castillo obteve 50,125% dos votos, enquanto Keiko Fujimori, de direita, atingiu 49,875%, a qual alega fraude eleitoral e entrou com recursos para anular a votação que conteve aproximadamente 44 mil votos de diferença entre os candidatos. Castillo, após o último resultado, declarou sua confiança nos órgãos eleitorais do país e ressaltou que o momento difícil que o país está passando exige maiores esforços para melhorar a união entre os peruanos.

  • Coréia do Norte
    O ditador norte-coreano Kim Jong Un, em importante reunião com líderes do partido, assumiu que o país está enfrentando uma grave crise no abastecimento de alimentos e que a situação alimentar da população está em níveis críticos. O líder atribuiu a escassez à pandemia de coronavírus que elevou substancialmente o preço dos mantimentos e aos tufões e inundações subsequentes que atingiram diversas regiões agrícolas no ano passado. Os moradores norte-coreanos estão presenciando um aumento significativo nos produtos básicos importados, como por exemplo um pacote de café que está custando cerca de 100 dólares a unidade e um quilo de banana aproximadamente 45 dólares.


Referências
AFP. Morre o primeiro presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/17/morre-o-primeiro-presidente-da-zam bia-kenneth-kaunda.ghtml>.
BBC. Eleição no Peru: por que mesmo com 100% dos votos apurados, disputa entre Pedro Castillo e Keiko Fujimori segue sem vencedor. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57495466>. 
BBC. Fome na Coreia do Norte: a rara admissão do líder Kim Jong-un sobre 'situação tensa' no país. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/17/fome-na-coreia-do-norte-a-rara-adm issao-do-lider-kim-jong-un-sobre-situacao-tensa-no-pais.ghtml>. 
BBC. Quem é Ebrahim Raisi, chefe do Judiciário linha-dura eleito presidente do Irã. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57539204>.
FOLHA. Israel volta a atacar Gaza em resposta a balões incendiários. Folha de S.Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/06/israel-volta-a-atacar-gaza-em-respos ta-a-baloes-incendiarios.shtml>.
G1. Biden e Putin discutiram sobre armas nucleares, ciberataques e futuro das relações entre EUA e Rússia. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/16/biden-e-putin-apos-reuniao-em-gen ebra.ghtml>.REUTERS. Mais de 80 alunos são sequestrados em ataque a escola na Nigéria. CNN BrasilDisponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/06/18/mais-de-80-alunos-sao-sequ estrados-em-ataque-a-escola-na-nigeria>.
RFI. Ultraconservador Ebrahim Raisi vence eleições presidenciais no Irã. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/19/ultraconservador-ebrahim-raisi-venc e-eleicoes-presidenciais-no-ira.ghtml>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário