terça-feira, 29 de agosto de 2017

Por Onde Anda: Thomas Renan Lampe, Analista Pleno de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM Brasil)




A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira


Nome Completo: Thomas Renan Lampe

Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2009

Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2012

Ocupação atual: Novos Negócios/ Relações Institucionais na Câmara Americana de Comércio (Amcham Curitiba)




Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais.


Thomas Renan Lampe: No início de 2015, após algumas experiências na área de comunicação e um período de pós-graduação em Relações Internacionais, vislumbrei na Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba) a oportunidade de ingressar em um ambiente corporativo e de fomento de negócios. A Amcham Curitiba, pelo histórico positivo de vários egressos do curso, se mostrou a oportunidade ideal para o momento.

Exerci durante um ano atuação exclusivamente comercial – o que foi bastante relevante para o meu crescimento profissional – e a partir de 2016 comecei a dividir as minhas funções de captação de recursos com atividades institucionais/governamentais.

Desde então, inclusive aproveitando o legado que internacionalistas deixaram na Amcham Curitiba em anos anteriores, passei a realizar a interlocução da instituição com empresas públicas, federações, agências de fomento, governo – em âmbito municipal e estadual. Nesse período, aproveitei a atuação para iniciar um MBA em Economia e Relações Governamentais.

A Amcham Curitiba possui atualmente cerca de 400 empresas associadas e apresenta como objetivo um melhor ambiente de negócios – considerando encontros corporativos que gerem diálogo entre os setores público e privado; boas práticas de mercado; capacitação profissional; políticas públicas saudáveis e cidadania empresarial.


Blog Internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade?

Thomas Renan Lampe: Diversidade de opiniões – sempre com respeito mútuo – conteúdo relevante e diversificado.


Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua profissão atual.

Thomas Renan Lampe: Hoje, trabalho com comunicação e conhecimento de forma constante. A diversidade de conteúdo certamente me adequou a uma rotina de atualização e relacionamento no decorrer da minha vida profissional.

Um curso multidisciplinar é fundamental para criar um panorama global e uma visão mais ampla de mundo – permitindo dialogar sobre questões econômicas, políticas e de direito com outros executivos de mercado – inclusive cargos diretivos e presidenciais de grandes empresas da região.


Blog Internacionalize-se: Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?

Thomas Renan Lampe: O dia a dia na Amcham é desafiador por si só. Ambiente jovem, tarefas enormes e necessidade de se relacionar diariamente com executivos de todos os portes, cargos e segmentos. É motivador estar atualizado e com informações relevantes para poder sentar em uma mesa com um CEO de grande empresa – que provavelmente tem de carreira profissional o que você tem de idade – e conseguir negociar de forma equiparada.

No entanto, por estudar Relações Governamentais, o desafio de lidar com entes públicos é ainda maior. Lembro-me de um fato no início do ano: a Amcham Brasil, na posse do conselho em São Paulo, conseguiu trazer o presidente da República para proferir o discurso de encerramento do evento – fato que não ocorria desde a década de 90. Em Curitiba, um mês depois, com a posse do conselho regional, naturalmente a missão se tornou a presença do governador no evento. Com o prazo curto, passei a me relacionar e buscar contatos que pudessem realizar esse intermédio; frequentei alguns eventos do governo – até que em um deles consegui cerca de 30 segundos para “vender” a um representante importante do Estado a relevância da presença do governador no encontro. Na semana seguinte, a agenda estava reservada e a presença do governador, na sede da Amcham Curitiba, garantiu a presença de mais de 80 executivos de alto escalão para discorrer acerca do panorama econômico, atual contexto político e programas de investimento do Estado.


Blog Internacionalize-se: Qual conselho deixaria para os nossos alunos?

Thomas Renan Lampe: Aproveitar o ambiente dinâmico e enriquecedor que a rotina proporciona. O receio em relação ao futuro é normal – mas o curso prepara a pessoa e abre uma série de possibilidades em áreas correlatas que o profissional de Relações Internacionais se encaixa com certa facilidade.


Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia do trabalho na Amcham? Que atividades desempenha?

Thomas Renan Lampe: A Amcham é subdividida em quatro áreas: aquisição, relacionamento, produtos e serviços e desenvolvimento de negócios – a qual lidero atualmente. Possuo uma meta de captação de recursos para as atividades que a Amcham realiza durante o ano – sendo parte considerável oriunda de empresas públicas. Contribuo em novos negócios, como, por exemplo, associação de grandes empresas, parcerias sociais – recentemente acertamos um Camarote Amcham no Couto Pereira para uma interação entre executivos durante as partidas; organização de eventos governamentais – em maio recebemos o relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados para um debate com a iniciativa privada e recentemente um café com todos os secretários municipais – e o vice-prefeito – para a abertura do diálogo e formas de como a Amcham pode auxiliar a gestão municipal; além das atividades cotidianas institucionais – participação em eventos e representação em encontros promovidos por outras entidades.

Considerando que a rotina inclui uma série de reuniões com executivos, também procuro separar, sempre que possível, um tempo pela manhã, para leitura e atualização.


Blog Internacionalize-se: Que dicas ou conselhos dariam para os alunos de RI que ainda estão em dúvida quanto ao futuro profissional?

Thomas Renan Lampe: Com dois anos e meio na Amcham, é possível perceber que a maioria das empresas procura um profissional que tenha empatia com o restante da equipe, comprometimento e respeito pelo lugar onde está, mas acima de tudo, seja proativo e saiba o momento de utilizar essa qualidade. Nesse perfil, o internacionalista – pela flexibilidade e a predisposição em relação à diversidade de opiniões – encaixa no cenário corporativo.

Percebo também a variedade de áreas que egressos trabalham atualmente – o que certamente é um ponto positivo. Uma recomendação: a área comercial – pelo menos no início de carreira (caso a pessoa não tenha aptidão e gosto para seguir) é uma experiência bastante relevante no sentido de aprimorar postura, vocabulário, perfil de negociação e comunicação de uma forma geral.

Além disso, independente da área em que você está – aproveite o início da sua carreira para engajar-se em algumas ideias. Como exemplo, antes de me consolidar na Amcham Curitiba, co-criei um projeto para a inserção de pessoas e empresas no contexto histórico e cultural da cidade – que inclusive se tornou micro empresa e consequentemente uma fonte de renda na época. Esse período me abriu algumas portas; trouxe comprometimento profissional para a minha rotina e de certa forma moldou o meu desejo de trabalhar em um ambiente voltado para os negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário