segunda-feira, 30 de maio de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 23/05 a 29/05

Por Fernando Yazbek

  • Colômbia
    Os colombianos foram às urnas no domingo (29) para colocar Gustavo Petro no segundo turno das eleições presidenciais com 40% dos votos. O esquerdista - que já foi deputado, senador e prefeito de Bogotá – disputará a Casa de Nariño com Rodolfo Hernández, tido como um “Trump tropical” por oposicionistas. 
Foto: Getty
    É a primeira vez que o país está próximo de eleger um presidente de esquerda. Diferentemente de seus vizinhos latino-americanos, não há uma tradição de líderes de massa ascendendo à grande cena política colombiana. A relação muito próxima de Bogotá com Washington e a presença de guerrilheiros envolvidos com tráfico de drogas sempre foram empecilhos eleitorais para o progressismo colombiano. O segundo turno das eleições ocorre no próximo dia 19. 

  • Vaticano
    O Papa Francisco elegeu dois brasileiros entre os 21 novos cardeais da Igreja Católica. Os arcebispos de Manaus e Brasília, Leonardo Ulrich e Paulo Cezar Costa, foram nomeados para o Colégio dos Cardeais num movimento que explicita as intenções do Santo Padre de dissolver o controle europeu na Praça de São Pedro. 
    Destaca-se também a eleição do chefe da Igreja na Mongólia, Giorgio Marengo. O Vaticano tenta expandir e melhorar suas relações na Ásia, especialmente na comunista China, e indicou nomes de cardeais de cidades menores da Singapura, Índia e Timor-Leste. 
Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa. Foto: Divulgaçãp CNBB e Arquidiocese de Brasília

  • Palestina
    Uma investigação da rede CNN apontou que a morte da jornalista palestina Shireen Abu Akleh, em 11 de maio, foi causada por disparos deliberadamente propositais pelas forças ocupantes de Israel. Mesmo que a repórter usasse um colete que dizia “imprensa” e estivesse acobertada do conflito, recebeu tiros na cabeça e pelas costas, disse o procurador-geral da Palestina Akram al-Khatib. 
Shireen Abu Akleh
    Uma autópsia realizada na Cisjordânia no corpo de Shireen mostra que ela foi baleada por trás, como quem tentasse fugir, enquanto soldados continuavam a disparar. Segundo a CNN, “não houve qualquer combate ativo e não havia palestinos na região e, depois de conversas com testemunhas, evidências indicam a morte deliberada da jornalista”. 
    Não bastasse a execução sumária, a polícia ocupante ainda defenestrou a procissão fúnebre em homenagem a Abu Akleh. A multidão que se encontrou em frente ao Hospital São José e a Igreja Ortodoxa Grega em Jerusalém foi recebida com cassetetes, bombas e gás que profanaram até o caixão. 

  • Senegal
    Um incêndio matou onze recém-nascidos no Hospital Mame Abdou Aziz Sy Dabakh, na cidade senegalesa de Tivaouane. Em abril, outros quatro bebês morreram queimados numa maternidade de Linguère e uma grávida teve sua cesárea recusada por três parteiras e acabou morrendo. Os recentes acontecimentos provocaram a Anistia Internacional a incentivar a criação de uma comissão de inquérito independente para encontrar e punis os responsáveis. 
Foto: Reuters

  • China
    Pequim enviou 22 caças para sobrevoar o espaço aéreo de Taiwan uma semana depois do presidente norte-americano Joe Biden prometer defender a ilha contra uma suposta invasão chinesa. Ainda em janeiro, a China continental enviou 39 aeronaves para testar o sistema de proteção de Taipei. 
    Com a excursão do democrata por Coréia do Sul e Japão, as tensões entre China e Estados Unidos se reaquecem no pano de fundo da Guerra da Ucrânia. Na metade do mês, quando os líderes das maiores economias do mundo conversaram pela primeira vez sobre o conflito no leste europeu, Xi Jinping condenou as sanções impostas a Vladimir Putin, mas estimou o fim da guerra. Biden, por sua vez, ameaçou que Pequim arcaria com consequências se ajudasse Moscou. O americano reiterou que os EUA respeitam a política de “uma só China”, mas Pequim vê a diplomacia estadunidense acompanhada pelo “compromisso de armar” Taiwan. 

  • Ucrânia
    Dois soldados russos capturados pela Ucrânia se declararam culpados por um bombardeio a um centro educacional com civis como alvos perto da cidade de Kharkov. A procuradoria ucraniana pediu que Alexander Bobikin e Alexander Ivanov fossem condenados a 12 anos de prisão por violarem as leis da guerra. Bobikin pediu perdão e disse estar arrependido, mas que apenas cumpria ordens. 
    Depois do recuo de Pequim sobre Kiev, militares ucranianos dizem ter encontrado corpos de soldados russos abandonados nos arredores da capital retomada. Enquanto isto, o presidente Putin assinou decreto que facilita a aquisição de cidadania russa a moradores do leste ucraniano. Este dispositivo, que já valia para habitantes de Donetsk e Luhansk, foi ampliado para as regiões de Zaporizhzhia e Kherson. 
    Mesmo assim, maioria absoluta de ucranianos é contra a cessão territorial como parte de um acordo de paz. Segundo levantamento do Instituto Internacional de Sociologia de Kiev, 82% da população é totalmente contrária a perda de territórios para negociações de paz. Só 10% considerariam razoável entregar terras para o fim da guerra, contra 8% de indecisos. 

Referências
FORÇAS de Israel matam jornalista deliberadamente, conclui investigação. Veja. 26 mai. 2022. Disponível em <<https://veja.abril.com.br/mundo/forcas-de-israel-mataram-jornalista-deliberadam ente-conclui-investigacao/>>.
GIELOW, Igor. China faz grande incursão aérea contra Taiwan após apoio de Biden. Folha de S. Paulo. 29 mai. 2022. Disponível em << https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/china-faz-grande-incursao-aerea -contra-taiwan-apos-apoio-de-biden.shtml>>.
MAIORIA dos ucranianos é contra ceder territórios por paz. Deutsche Welle. 24 mai. 2022. Disponível em << https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/05/24/maioria-dos-ucra nianos-e-contra-ceder-territorios-por-paz.ghtml>>.
PAPA Francisco escolhe dois brasileiros entre 21 novos cardeais da IC. Folha de S. Paulo. 29 mai. 2022. Disponível em << https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/papa-francisco-escolhe-2-brasilei ros-entre-21-novos-cardeais-da-igreja-catolica.shtml>>.
PARDO, Daniel. Por que tem sido tão difícil para a esquerda chegar ao poder na Colômbia. BBC. 28 mai. 2022. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/28/por-que-tem-sido-tao-dificil-par a-a-esquerda-chegar-ao-poder-na-colombia.ghtml>.
PÉCHY, Amanda. Incêndio em hospital no Senegal deixa onze recém-nascidos mortos. Veja. 26 mai. 2022. Disponível em <https://veja.abril.com.br/mundo/incendio-em-hospital-no-senegal-deixa-onze-rec em-nascidos-mortos/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário