terça-feira, 15 de julho de 2014

A Escalada da Desesperança: O Novo Conflito em Gaza



A manifestação em Tel Aviv é de 2009,mas a imagem vale para hoje: além dos bombardeios,a população civil sofre com as privações do dia a dia....

Por Andrew Patrick Traumann*

Mais uma vez assistimos a uma ofensiva israelense na Faixa de Gaza. É a terceira desde o desmantelamento dos assentamentos israelenses por Ariel Sharon em 2005 e as três têm características semelhantes. O fracasso nas negociações e algum incidente envolvendo civis de ambos os lados deflagra uma nova operação militar que não possui chance alguma de ser bem-sucedida. A mídia, imediatista como é de sua característica, reduz o conflito  atual a uma resposta ao assassinato de três colonos israelenses. Evidentemente este foi o estopim (lembrando que dias depois um jovem palestino foi queimado vivo por um grupo de israelenses) e não a causa da atual ofensiva do governo de Tel Aviv.
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domingo, 6 de julho de 2014

ISIS:o Califado e a Desagregação Completa do Estado Iraquiano




Propaganda do grupo ISIS divulgando a "libertação" da cidade de Mossul das mãos do governo iraquiano

*Por Andrew Patrick Traumann

O califado é uma instituição criada em 632 d C na ocasião da morte do Profeta Maomé. A palavra Khalifa em árabe significa sucessor e portanto o califado foi criado para liderar a comunidade muçulmana na ausência de Maomé. O falecimento de Maomé vai marcar também o primeiro cisma no islamismo,a divisão entre sunitas e xiitas. Os primeiros queriam que o califa fosse escolhido por aclamação entre os membros da comunidade enquanto os segundos os Shi’at Ali (partidários de Ali) queriam que o califado fosse um sistema dinástico,e que Ali,primo e genro de Maomé fosse o novo califa. A ruptura política mais tarde evoluiria para uma série de diferenças teológicas entre os dois grandes ramos do islamismo. Os sunitas consideram apenas os quatro primeiros califas como rashidun ou corretamente guiados espiritualmente falando. O fato é que com a expansão do Império Islâmico os califas se tornaram cada vez mais líderes  políticos e menos espirituais. Esse papel passou a ser exercido por clérigos que exerciam sua autoridade religiosa apenas a nível local. De todo modo o califado enquanto instituição existiu até 1924 quando foi abolido por Kemal Ata Turk, pai da Turquia moderna.
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