segunda-feira, 19 de julho de 2021

Projeto Integrador do Curso de Marketing ajuda empreendedores imigrantes


    O curso de Marketing do Unicuritiba lançou o Projeto Integrador para auxiliar imigrantes empreendedores no Brasil, neste ano de 2021. O projeto tem como objetivo contribuir com o processo de integração dos imigrantes empreendedores no Brasil. Os alunos do módulo C do curso de Marketing participam da ação voluntária “Primeira Consultoria Gratuita de Marketing para Imigrantes e Refugiados”, conduzida pelo Professor Marcelo Ludvich. Na disciplina do Projeto Integrador no primeiro semestre de 2021, sob a orientação dos professores da casa, as atividades foram direcionadas para o aprimoramento da experiência da marca. Além disso, a equipe que obteve o melhor projeto na disciplina ganhou a premiação ao final do semestre. O Internacionalize-se conversou com Sean Basso, participante do grupo vencedor.

Internacionalize-se: Como foi participar do Projeto Integrador e o contato com os imigrantes?
Sean: Este é meu terceiro Projeto Integrador do curso de Marketing, e tenho certeza que de todos até agora foi a experiência mais completa. Tivemos um grande desafio, pois se já é difícil para nós brasileiros desenvolvermos um projeto empreendedor, agora imagine para quem não conhece o ambiente, está longe de casa, de seus conhecidos e tudo mais, a dificuldade é ainda maior. É extremamente gratificante você sentir que o seu processo evolutivo academicamente e profissionalmente, também está produzindo frutos para essas pessoas extremamente corajosas.
Internacionalize-se: A sua equipe venceu a premiação do Projeto Integrador. Conte-nos um pouco sobre o seu projeto, suas motivações e os resultados.
Sean: Além de fornecer um estudo de qualidade para o empreendedor e poder ajudá-lo a se desenvolver no meio das dificuldades impostas pelo momento, nós tínhamos desde o começo em mente o objetivo de sair com essa premiação e foi muito recompensador todo o esforço, estudo e a trajetória resultar no prêmio para a equipe. Nós trabalhamos com Paraskeví Kotta, imigrante grega, que chegou ao Brasil pela primeira vez como turista e se apaixonou pelo nosso país, o que ascendeu nela a vontade de vir para cá, e após alguns anos de pesquisa conseguiu encontrar uma forma de emigrar com seu marido. Uma pessoa incrível e com diversas histórias para contar, tivemos a oportunidade de desenvolver o projeto para sua empresa, Delícias Gregas, uma doceira que trabalha com a tradição e originalidade dos doces da Grécia. Realizamos diversos estudos para entender mais sobre a empresa, como ela trabalha e principalmente descobrir quem é Paraskeví e a sua essência que é a cara da empresa. Fizemos também diversas análises ambientais, estudando todo o mercado para compreender como podemos encaixá-la de forma a desenvolver o seu potencial e atingir seu público alvo. O projeto foi construído com base em criar e fortalecer a marca da empresa, trabalhando aspectos como a identidade visual e todo o planejamento integrado de comunicação. Embora seja muito gratificante a premiação, a recompensa maior acabou por ser a experiência proporcionada a nós, além de contribuir para a história de uma pessoa, pudemos abrir nossos olhares sobre algumas realidades que fogem das que conhecemos. Alguns integrantes da equipe até se voluntariaram para o projeto da UniCuritiba de ensinar o nosso idioma aos imigrantes, então com certeza os frutos desenvolvidos aqui ainda estarão rendendo para muitas outras pessoas.
Internacionalize-se: Qual a importância desse projeto na vida dos imigrantes e sua integração em um novo país através do empreendedorismo?
Sean: O empreendedorismo para muitos imigrantes sempre é a forma que a maioria encontra no país, quando o mercado não os oferece uma oportunidade, seja ela por conta da dificuldade do idioma ou preconceito com pessoas vindas de países que alguns consideram menos qualificados que o Brasil, empreender acaba sendo um recurso valioso e os permitem trabalhar naquilo que gostam e melhoram sua qualidade de vida. Paraskeví, por ter vindo de um país europeu, não encontrou tanta dificuldade quanto a outros casos de pessoas da Venezuela, Haiti e entre outros. 

    O professor que conduziu o projeto, Marcelo Ludvich, também expressou seu orgulho com os resultados da iniciativa.

Internacionalize-se: Qual foi a inspiração- ou motivação - que levou ao início do Projeto Integrador?
Professor Marcelo: A motivação para a temática partiu da necessidade de promover um ambiente de experimentação prática, integrado com uma perspectiva de inserção social da comunidade acadêmica. Em uma análise preliminar, os principais desafios envolvendo a atuação dos empreendedores imigrantes/refugiados no País foram compreendidos. Também é importante ressaltar que os professores do módulo foram convidados a participar da condução do projeto. Orientados ao objetivo comum de contribuir com propostas de soluções para aprimorar a experiência da marca, os alunos foram engajados na condução de uma consultoria voluntária. Os resultados do grupo superaram as expectativas e a qualidade das entregas reconhecida pelo cliente final. 
Internacionalize-se: qual a importância de auxiliar os imigrantes na questão do empreendedorismo?
Professor Marcelo: Entendo que os imigrantes desempenham um papel fundamental no incremento da economia brasileira. É notável a participação ativa desta comunidade em aspectos culturais, acadêmicos, políticos e sociais. Adicionalmente, o momento atual é propício para que sejam iniciadas discussões e reflexões sobre o empreendedorismo inclusivo. Novos negócios são vitais para a prosperidade dos centros urbanos. 
Internacionalize-se: nos conte um pouco sobre os resultados mais significativos do Projeto.
Professor Marcelo: Ao término do Projeto, as equipes compartilharam os materiais desenvolvidos com os clientes imigrantes, que absorveram e implementaram as melhorias nas suas empresas. Os depoimentos dos alunos indicam o sentimento de realização pessoal e a motivação que sentiram ao participar do Projeto. Em relação a entrega, destaco os pontos mais significativos: aprimoramento da experiência da marca do empreendedor imigrante/refugiado; valor agregado para os alunos que tiveram a oportunidade de participar de um laboratório teórico/prático; aplicação de técnicas e ferramentas de consultoria; integração acadêmica com a comunidade em época de isolamento social; promoção de um ambiente favorável ao aprendizado coletivo. 

    Os resultados obtidos enfatizam os valores teóricos e práticos agregados ao negócio, a imersão em análises dos processos estratégicos e os apontamentos de possíveis oportunidades para confirmação dos propósitos empresariais. O Internacionalize-se deixa aqui seu parabéns aos alunos e professores do projeto pela iniciativa em tornar o mundo um lugar melhor. 



Um comentário:

  1. CAN I RECOVER BACK MY LOST FUNDS FROM A SCAMMER?
    How to recover your money from fake brokers, fake bitcoin investment platforms, forex schemes, binary, false investments proposals.
    I lost my hard earned money on a fake website. Claiming high return on investment after a monetary space of two days. I invested in their website. After which I couldn't gain any access to my capital and profits after 48 hours, I asked why I could not receive my money, then i was told to make an additional deposit of $26,000 for a dumb reason I couldn't remember. That was when I knew there was something wrong. I am a policeman with two beautiful daughters, lost my wife few years ago, which I promised myself I was going to do all I could to take care of my kids after the demise of my wife. But falling for such scam for acquisitive reason and puting my children's future at risk was quite unwelcoming. I went broke afterwards. During the course of trying to redeem myself after few months of getting scammed, i met with a referral on reddit who navigated me to a hacker on the internet. I patiently took some time to comprehend the core activities of this profound hackers. The Globalkos is a vulnerability coordination agency that performs a hack penetration guage to provides wealth recovery services for individuals and companies who have lost money through fraudulent online platforms. This organization was able to help me recover my lost bitcoins. I am truly pleased with the works of this hackers. If you really need to recover back your lost funds, contact theglobalkos@gmail.com or fundsrecovery.teams@gmail.com.
    However, You can stay away from false businesses online surely to be highly oned firm by making enquiries for their firm reference number (FRN) and contact details and barter their calls on the switchboard number and also never make use of the link in a website or an email from the firm propitiating you for an investment.

    ResponderExcluir