Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 18/07 a 24/07

Por Leonardo Fontana

  • índia
    Nesta quinta-feira (21), Draupadi Murmu, professora de 64 anos pertencente às comunidades tribais da Índia foi eleita presidente do País e assumirá o cargo no dia 25 de Julho. Apoiada pelo partido Bharatiya Janata (BJP), Draupadi é a segunda mulher a ser eleita presidente na Índia. 

Draupadi Murmu, nova presidente da Índia 


    Apesar dos poderes executivos do País serem detidos pelo primeiro-ministro, o presidente atua como comandante supremo das forças armadas e a vitória de Murmu representa um aumento do apelo popular do partido entre os grupos marginalizados para a reeleição do candidato a primeiro-ministro do BJP, Narendra Modi. 

  • China
    Nas últimas semanas, após lockdown rígido de dois meses, os números de novos casos de covid em Xangai continuam atingindo a marca de dois dígitos diariamente. Como parte da estratégia de “Covid zero” da China, o governo de Xangai ordenou a testagem em massa de nove distritos e áreas menores para o covid-19, na qual os moradores devem passar por dois testes em um período de três dias entre os dias 26 e 28 de Julho. Além disso, em todas as cidades os moradores precisam fazer testes semanalmente para poderem acessar locais e transportes públicos. 

  • OMS
    Com cinco mortes e mais de 16 mil casos relatados em 75 países, a OMS (Organização mundial da saúde) declarou neste sábado (23) a varíola dos macacos como emergência de saúde global. A declaração tem como objetivo alertar sobre o risco da doença e com ela a OMS espera aumentos de investimento no tratamento da doença e avanço na produção de vacinas. Em Junho, haviam cerca de 3.000 casos relatados em 47 países. 
    De acordo com o diretor geral da organização, Tedros Adhanom, o risco no mundo é relativamente moderado exceto na Europa, onde ele é alto e somente metade dos países com casos registrados têm acesso garantido às vacinas. O Brasil está entre os 10 países com maior número de casos com 592 casos confirmados até a última quinta-feira (21), de acordo com o Ministério da Saúde Brasileiro. 

  • Rússia e Ucrânia
    Em entrevista publicada nesta sexta-feira (22) pelo Wall Street Journal, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que um acordo de cessar fogo com a Rússia está longe de acontecer caso a Rússia mantenha os territórios invadidos. De acordo com Zelensky, permitir que o gigante europeu mantenha os locais tomados desde a invasão em fevereiro irá apenas incentivar um conflito maior e daria a Putin uma "pausa para o descanso”. 

Volodymyr Zelensky - Presidente ucraniano 


    O conflito na Ucrânia continua aumentando com o fornecimento de armas de longo alcance norte-americanas, como os foguetes de artilharia “Himars”, para as forças ucranianas e também com os aparentes planos de expansão dos objetivos russos, visando anexar grandes áreas do território vizinho. 

  • México
    Foi preso no México nesta sexta-feira (22) por autoridades mexicanas o ex-líder do cartel de Guadalajara, Rafael Caro Quintero, também conhecido como “príncipe”. Quintero era o fugitivo mais procurado do DEA, órgão federal dos EUA encarregado da repressão e controle de narcóticos e também estava na lista dos 10 fugitivos mais procurados do FBI. O DEA e o FBI chegaram a oferecer recompensas de até USD $20 Milhões em troca de informações sobre o procurado, que em 1980 era conhecido como o maior produtor de maconha no México. 

Rafael Caro Quintero 


Referências
Rafael Caro Quintero: quem é o narcotraficante recapturado no México que fez EUA mudarem a guerra às drogas.” Terra, https://www.terra.com.br/noticias/mundo/rafael-caro-quintero-quem-e-o-narcotraficante-reca pturado-no-mexico-que-fez-eua-mudarem-a-guerra-as-drogas,7b9bb0f2f97dae729f67e12a1 7adc5c9vooa4uhw.html. Accessed 25 July 2022
Distritos de Xangai terão testes em massa de Covid nos próximos dias.” G1, https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/24/distritos-de-xangai-terao-testes-em-massa-d e-covid-nos-proximos-dias.ghtml. Accessed 25 July 2022.
Reportagem: Jamil Chade - OMS declara emergência internacional por varíola do macaco. https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2022/07/23/oms-declara-emergencia-internac ional-por-variola-do-macaco.htm. Accessed 25 July 2022.
Zelenskiy diz que não haverá cessar-fogo sem a recuperação de territórios perdidos para Rússia.” G1, https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/22/zelenskiy-diz-que-nao-havera-cessar-fogo-s em-a-recuperacao-de-territorios-perdidos-para-russia.ghtml. Accessed 25 July 2022.
Guerra na Ucrânia: os novos planos da Rússia para o conflito.” G1, https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/07/23/guerra-na-ucrania-os-novos-p lanos-da-russia-para-o-conflito.ghtml. Accessed 25 July 2022.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 11/07 a 17/07

Por Maria Letícia Cornassini

  • Estados Unidos da América
    A crescente escalada no preço de alimentos e combustíveis parece não ser um evento restrito ao Brasil. Isto porque a crescente de preços e alta da inflação começaram a ser fatores constantes também nos EUA. As principais altas são também nos preços de alimentos e gasolina e a inflação no país atingiu o nível mais alto desde 1981. O Banco Central Norte-americano vem tentando encontrar alternativas para a crise decorrente do período mais grave da pandemia de COVID-19 e da recente guerra na Ucrânia. 


    Mas em meio a crise de preços do país, outro evento ainda foi destaque esta semana: a visita do presidente Joe Biden à Arábia Saudita. Em sua visita, o presidente estadunidense foi altamente criticado por ter cumprimentado o Princípio Saudita Mohammed bin Salman. Um simples cumprimento pode, em primeiro momento, até parecer inocente, mas sob o espectro das relações internacionais, tornou-se símbolo de hipocrisia do representante estadunidense, já que o Princípe Saudita foi o responsável por pessoalmente aprovar a execução de um jornalista do Washington Post, Jamal Khashoggi. 
    Além disso, a visita diverge dos posicionamentos tomados até então pelo presidente, que anteriormente havia declarado que tornaria a Arábia Saudita uma “pária” pelos crimes. 

  • Espanha, Portugal e França
    A cada ano, a preocupação com as mudanças climáticas é mais enfatizada, e com razão,já  que os efeitos causados pelos desastres climáticos vêm ficando cada vez piores. Neste ano, as queimadas decorrentes da alta de temperaturas bateram recordes na Europa (mais especificamente, na Espanha, Portugal e França) e até agora assolam diversos hectares do continente. As temperaturas nos países do Sudoeste europeu vem passando dos 40o graus e já foram registradas mais de 360 mortes causadas pelo calor, além de diversas pessoas evacuadas de suas casas por conta do risco de outros incêndios. 


  • Itália
    A Itália vem vivenciando conflitos políticos internos dentro de seu Parlamento que, esta semana, levaram ao pedido de renúncia do Primeiro Ministro Mario Draghi. A instabilidade no país foi causada, principalmente, pela perda do apoio de base do governo nas votações políticas, o que vinha tornando difícil a aprovação de projetos propostos. Mas, ao que parece, a renúncia do Ministro não será tão tranquila. Isto porque o presidente italiano Sergio Mattarella rejeitou sua renúncia e solicitou que o então PM dialogasse com o Parlamento para alinhar as discussões políticas. 

  • Sri Lanka
    Assim como muitos outros países, Sri Lanka vinha vivendo uma crise econômica sem precedentes. Contudo, a crise que o país vinha experienciando se agravou mais, até tornar-se uma crise política que levou o presidente a fugir do país. Depois de meses de conflito, o presidente do país fugiu na quarta-feira (14) para as Maldivas, depois de diversos protestos em frente à residência presidencial. O Primeiro Ministro do país declarou Estado de emergência e imposição de um toque de recolher, enquanto ele mesmo sofria pressões populares para deixar o cargo. Os protestos foram combatidos com gás lacrimogêneo e outras ações policiais. O país ainda aguarda que outras medidas sejam tomadas para assegurar uma nova eleição presidencial, mas até o momento, a tomada de poder do Primeiro Ministro foi alvo de questionamentos e críticas quanto à legitimidade do ato. 

  • Japão
    O assassinato do antigo primeiro ministro japonês Shinzo Abe assolou o Japão pela brutalidade do crime e a forma com o qual foi executado. Enquanto fazia um discurso, o antigo líder foi baleado duas vezes por um homem na multidão. Recentemente, a polícia admitiu ter havido falha no esquema de segurança elaborado para o ex primeiro ministro no dia do evento, mas durante esta semana, o atual Primeiro Ministro japonês abertamente imputou à proteção policial inadequada a responsabilidade pelo assassinato de Abe. As investigações sobre o crime ainda não tiveram conclusões definitivas, mas já se está interrogando o principal suspeito. 


Referências
US prices rising at fastest rate for 40 years. BBC News. 13 julho 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/news/business-62148662.
BERNIE Sanders condemns Joe Manchin for sabotaging president’s agenda. The Guardian. 17 julho 2022. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2022/jul/17/sanders-manchin-sabotages-biden-agenda,
JAPAN PM blames police for death of forms leader Shinzo Abe. Time. 14 julho 2022. Disponível em: https://time.com/6197071/kishida-blames-police-shinzo-abe-assassination/.
WILDFIRES rage as parts of Europe battle record heatwave. AlJazeera. 17 julho 2022. Disponível em: https://www.aljazeera.com/gallery/2022/7/17/photos-wildfires-rage-as-parts-of-europe-battle-record-heatwave.
MORTES por onda de calor extremo na Europa passam de 1 mil. G1. 17 julho 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/17/onda-de-calor-extremo-na-europa-ja-provocou-quase-600-mortes-e-a-evacuacao-de-17-mil-pessoas.ghtml.
HEATWAVE: More evacuations as Mediterranean wildfires spread. BBC News. 17 julho 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-europe-62196045
THE divisive legacy of Sri Lanka’s Gotabaya Rajapaksa. AlJazeera. 15 julho 2022. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2022/7/15/the-divisive-legacy-of-gotabaya-rajapaksa-sri-lanka.
SRI Lank in crisis: What, why and how?. AlJazeera. 17 julho 2022. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2022/7/13/sri-lanka-in-crisis-what-when-and-why-explainer.
PRIMEIRO-MINISTRO da Itália, Mario Draghi, renuncia ao cargo; presidente recusa o pedido. G1. 14 julho 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/14/primeiro-ministro-da-italia-mario-draghi-renuncia-ao-cargo.ghtml.


segunda-feira, 11 de julho de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 04/07 a 10/07

Por Alécia Alves

  • Japão
    Na última sexta-feira (8), o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe de 67 anos foi assassinado durante um discurso que fazia em favor de um candidato às eleições na cidade de Nara. Abe era um dos políticos mais influentes do Japão. Tetsuya Yamagami foi acusado de ser o autor do crime e proferiu tiros com uma arma de fogo feita artesanalmente, atingindo Abe no pescoço e no peito. O crime chocou o país, especialmente pelo fato de que o Japão não é considerado um Estado violento e por serem raros crimes políticos e com armas de fogo. 
    Ainda não se sabe o motivo do crime, porém, ele parece ter surtido efeito nas eleições que ocorreram neste domingo. O Partido Liberal Democrático - PLD - (liderado por Fumio Kishida, fortemente apoiado por Abe), junto ao partido aliado Komeito, devem ocupar em torno de 69 a 83 assentos de 125 da câmara alta do país. O resultado final sai ainda nesta segunda e a mudança de governo só pode ser decidida na câmara baixa. No entanto, a vitória na câmara alta representaria grande influência dos dois partidos nessa decisão, e as políticas que Abe sonhou para o país podem ser postas em prática através de seu maior protegido, Kishida. 

  • Sri Lanka
    Neste fim de semana, dezenas de milhares de manifestantes invadiram a sede do governo na capital do Sri Lanka, Colombo, exigindo a renúncia do então presidente, Gotabaya Rajapaksa e do primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe. Rajapaksa confirmou que renunciaria no dia 13 de julho e Wickremesinghe também avisou pelo Twitter que faria o mesmo, mas não indicou uma data. Os manifestantes também atearam fogo na residência do primeiro-ministro em um bairro de luxo do país sob gritos de vitória e aplausos, mas não havia ninguém no local e não é de conhecimento público o paradeiro de ambos os governantes.
 

    As revoltas no país já ocorrem há anos, mas com o agravamento da crise econômica e política, elas se tornaram fulminantes nos últimos dias. Mais de 22 milhões de habitantes sofrem com a escassez de insumos básicos como alimentos, remédios e combustíveis, além de uma dívida externa e falta de reservas internacionais que têm impedido a compra de produtos importados e dos constantes cortes de eletricidade. As imagens da ocupação da residência presidencial são impressionantes, e não parece haver previsão de término. Estima-se que em torno de 55 pessoas foram feridas durante os protestos. 

  • Rússia e Ucrânia
    O início de julho foi marcado por alguns novos acontecimentos no conflito entre Rússia e Ucrânia. As cidades de Kharkiv e Chasiv Yar foram as últimas a sofrer ataques russos na Ucrânia. Cerca de 33 mortes foram confirmadas e há dezenas de feridos por bombardeios e mísseis. O governo russo está sendo acusado de atos terroristas contra civis, o que nega veementemente e afirma que os ataques foram de alta precisão contra uma unidade temporária de defesa territorial ucraniana. Segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não houve trégua dos ataques russos e em torno de 34 ataques aéreos foram realizados entre as últimas 24 horas do dia 10 de julho. 
    Além disso, como resposta às sanções impostas pela União Europeia e ao embargo da Lituânia, o governador da cidade russa Kaliningrado propôs a proibição total de mercadorias entre a Rússia e os países bálticos. A União Europeia teme que a Rússia estenda o período de fechamento do gasoduto que transporta gás para a Alemanha. O presidente russo Vladimir Putin também assinou, nesta semana, um decreto que facilita o processo de aquisição de cidadania russa para cidadãos ucranianos. 

  • África do Sul
    Dois tiroteios aconteceram neste domingo na África do Sul deixando 19 mortos. Não se sabe o motivo dos tiroteios, se eles têm relação um com o outro ou se aconteceram de forma aleatória, mas eles evidenciam mais uma vez a onda de violência que o país vem sofrendo. Os tiroteios ocorreram em um dos bairros mais pobre de Soweto, o maior município de negros do país. Um terceiro tiroteio também ocorreu em outro ponto de Soweto, desta vez em um suposto assalto, deixando dois mortos e dois feridos. 


Referências
O que se sabe do atentado a tiros que matou Shinzo Abe, ex-premiê do Japão. BBC News. 08 de julho de 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/08/o-que-se-sabe-do-atentado-a-tiros- contra-shinzo-abe-ex-premie-do-japao.ghtml> Acesso em: 11 de julho de 2022. 
COALIZÃO governista do Japão tem vitória projetada em eleições após morte de Abe. CNN internacional. 10 de julho de 2022. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/coalizao-governista-do-japao-tem-vitoria -projetada-em-eleicoes-apos-morte-de-abe/> Acesso em: 11 de julho de 2022.
O que vem a seguir para o Sri Lanka enquanto manifestantes furiosos ocupam as casas de luxo de seus líderes? CNN Internacional. 11 de julho de 2022. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/o-que-vem-a-seguir-para-o-sri-lanka-enq uanto-manifestantes-furiosos-ocupam-as-casas-de-luxo-de-seus-lideres/> Acesso em: 11 de julho de 2022.
WHERE are Sri Lanka President Rajapaksa and PM Wickremesinghe? . Al Jazeera. 11 de julho de 2022. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2022/7/11/where-are-sri-lanka-president-rajapaksa -and-pm-wickremesinghe> Acesso em: 11 dee julho de 2022.
KALININGRAD proposes ban on movement of goods from Baltic states. Al Jazeera. 11 de julho de 2022. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2022/7/11/kaliningrad-proposes-ban-on-movement -of-goods-from-baltic-states> Acesso em: 11 de julho de 2022.
RUSSIA-UKRAINE live news: Putin simplifies citizenship rules. Al Jazeera. 11 de julho de 2022. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2022/7/11/russia-ukraine-live-news-no-pause-in-m oscows-attacks-liveblog> Acesso em: 11 de julho de 2022.
ATAQUES a tiros em bares na África do Sul deixam ao menos 19 mortos. CNN Internacional. 10 de julho de 2022. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ataques-a-tiros-em-bar-na-africa-do-sul- deixam-mortos/> Acesso em: 11 de julho de 2022.
TWO bar shootings leave 19 dead in South Africa. Al Jazeera. 10 de julho de 2022. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2022/7/10/bar-attack-leaves-14-dead-in-south-afric as-soweto-police> Acesso em: 11 de julho de 2022.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

CÁTEDRA: A vacinação contra Covid-19 para imigrantes, refugiados e apátridas

Foto tirada no dia 17 de novembro mostra seringa e frasco com etiqueta 'vacina Covid-19' escrita em inglês. — Foto: Joel Saget/AFP 

Por Ana Cristina Cercal dos Santos*

    Com o início da pandemia, muitos países voltaram suas preocupações a um objetivo: o fechamento das fronteiras. Com a limitação do trânsito de pessoas, assim também limitariam a transmissão do vírus. Viagens à trabalho foram canceladas, férias foram adiadas. Para alguns, foram mudanças de planos, para outros, mudanças de vida, infelizmente, no mau sentido da expressão. 
    A vida ficou suspensa no tempo, todos na espera da vacina que fosse mudar a situação. Porém, há situações em que a espera não tem lugar no tempo-espaço, como é o caso dos refugiados. Diante das restrições impostas pelos países, os deslocamentos de refugiados foram prejudicados e muitos foram impedidos de ultrapassar as linhas imaginárias. Aqueles que já estavam em abrigos encontraram condições de isolamento inadequadas, falta de acesso a água e serviços de saúde, bem como a falta de orientações sobre a prevenção de contágio, o que levou o risco de infecção entre migrantes a ser duas vezes maior do que entre os nacionais em alguns países. 
    A partir da criação da vacina muito se esperou por todos ao redor do mundo por uma melhora, uma salvação. No entanto, a salvação não deu a volta de 360o pelo globo. A primeira desigualdade escancarada foi entre países com maiores rendas e países de renda baixa, onde a distribuição de vacinas atrasou e não foi suficiente. Dados mostram que até agosto de 2021, os países de alta renda possuíam quase 60% da população vacinada, enquanto que nos de baixa renda a porcentagem não chegava a três. Agora, quase um ano depois, os primeiros contam com mais de 200% de doses aplicadas na população, ao passo que boa parte dos últimos têm apenas 20% de sua população vacinada. 
    Essa situação afetou diretamente os refugiados. Dados colhidos pela Oxfam Internacional em novembro de 2021 mostram que em torno de 85% dos refugiados se encontram nos países de média e baixa renda. Logo, a não distribuição de doses nos países com poucos recursos financeiros significa, também, a não proteção desses migrantes. 
    Por outro lado, ter a vacina no país não foi sinônimo de ter as suas doses disponíveis. Outra desigualdade que imigrantes e apátridas tiveram que enfrentar foi o resultado das campanhas de vacinação dos países, que, por muitas vezes, deixaram de fora da prioridade ou nem mencionaram aqueles que mais estavam vulneráveis pela situação. 
    Essa vulnerabilidade decorreu principalmente da falta de documentação legal, o que impediu a vacinação em alguns casos. As restrições e exigências sanitárias nas fronteiras impossibilitaram muitos imigrantes de entrarem nos países pela via regular. Por estarem como irregulares no território, muitos imigrantes não procuraram as autoridades de saúde por medo de uma possível deportação. 
    Diante da ausência de documentos, também foram afetados por questões administrativas que condicionaram a vacinação àqueles com registro no sistema de saúde do país ou com permissão de residência, por exemplo, de forma que muitos não puderam tomar a dose. Esse foi o caso de refugiados em Marrocos, dos quais apenas 35% haviam sido vacinados até setembro de 2021. 
    Além disso, questões como barreiras linguísticas e desinformação sobre a segurança das vacinas também foram um empecilho para as campanhas de vacinação. Essa conjuntura acarretou na impossibilidade, demora ou dificuldade da vacinação, o que levou a prejuízos para além das questões de saúde. Sem estarem vacinados, as empresas não estavam os aceitando para trabalhar, e, para piorar, em alguns lugares não foi fornecida a certificação das doses, prejudicando também seu deslocamento. 
    Esses problemas evidenciaram que a frase propagada pela Organização Mundial da Saúde “ninguém está seguro até que todo mundo esteja” não estava tendo efeitos na prática. Logo, organizações internacionais e sociedades civis formularam diversas recomendações a fim de apontar as falhas e dar diretrizes de como superá-las. Com a pressão internacional, vários países alteraram suas campanhas de vacinação para incluir os migrantes e refugiados e fazer valer a máxima contra o Covid-19. 
    Documentos internacionais sobre a distribuição de vacinas reforçam os princípios de equidade global e bem-estar humano, estes que, conectados ao princípio de solidariedade, lembram o ensinamento do escritor africano Mia Couto de que “encheram a terra de fronteiras, carregaram o céu de bandeiras, mas só há duas nações - a dos vivos e dos mortos”. Afinal, o vírus desconhece as divisas do homem. 

*Ana é advogada, pós-graduanda em direitos humanos e voluntária na Cátedra Sérgio Vieira de Mello - Unicuritiba.

Referências
OXFAM International. A people’s vaccine for refugees: ensuring access to covid-19 vaccines for refugees and other displaced people. Disponível em: <https://oxfamilibrary.openrepository.com/bitstream/handle/10546/621312/bp-peoples-vaccin e-refugees-301121-en.pdf;jsessionid=BB8762A5921B6791882CCFAF589BD85E?sequence =4>. Acesso em 19/06/2022.
OPAS. Imunização contra COVID-19 em refugiados e migrantes: princípios e principais considerações Orientação provisória 31 de agosto de 2021. Disponível em: <https://iris.paho.org/handle/10665.2/55674>. Acesso em: 16/06/2022.
UNDP Covid-19 Vaccine Equity Dashboard. Vaccine doses receiveid (% of population). Disponível em: <https://data.undp.org/vaccine-equity/explore-data/>. Acesso em 16/06/2022.
UNHCR Covid-19 vaccine access report 2021. Disponível <https://www.unhcr.org/623b18244/unhcr-covid-19-vaccine-access-report-2021>. Acesso em 12/06/2022.
HOWARD, Sally. KRISHNA, Geetanjali. The world’s refugees remain last in line for covid-19 vaccines. Publicado em 29/03/2022. Disponível em: <https://www.bmj.com/content/376/bmj.o703>. Acesso em 12/06/2022. 


segunda-feira, 4 de julho de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 27/06 a 03/07

Por Thais Endres

  • Estados Unidos da América
    Nesta segunda-feira (4), um tiroteio começou no momento da parada em comemoração ao dia da Independência nos Estados Unidos, em Highland Park, perto de Chicago, no estado de Illinois. O ataque matou 6 pessoas e outras 31 ficaram feridas. O presidente Joe Biden se manifestou em choque “pela violência armada sem sentido que novamente trouxe pesar a uma comunidade americana neste Dia da Independência", além de mobilizar forças policiais federais para ajudar na busca pelo atirador. 

  • Dinamarca
    Copenhague, capital da Dinamarca, também sofreu um tiroteio em um shopping no dia último domingo (3), onde 3 pessoas morreram e outras 3 saíram gravemente feridas. O ataque ocorreu na praça de alimentação do shopping e ocasionou muita correria e pânico entre os visitantes do local. Um suspeito de 22 anos foi apreendido e não se tem indícios de que ele tenha recebido auxílio no ataque, de acordo com o inspetor de polícia Søren Thomassen. A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, se manifestou com pesar pelo ocorrido: "É incompreensível. De partir o coração. Sem sentido. Nossa bela e geralmente tão segura capital foi alterada em uma fração de segundo". Tal evento fez com que o cantor Harry Styles cancelasse o show que apresentaria no dia 3 no Royal Arena. Uma pessoa da produção do show anunciou que “a polícia decidiu cancelar por motivos de segurança. Por favor, saibam que todos estão seguros dentro do prédio, mas infelizmente temos que cancelar o show”. Os fãs ainda não foram informados se o show será remarcado. 

  • Inglaterra
    Depois de 2 anos afastados por conta da pandemia, a parada gay em Londres, que está completando 50 anos, aconteceu no sábado (2). Mais de um milhão de pessoas ocuparam as ruas de Londres para celebrar o orgulho LGBTQIA+, e dentre as diversas bandeiras arco-íris também apareceram aquelas nas cores da Ucrânia, prestando homenagem ao país que ainda se encontra em guerra. Um dos grupos que participa da parada desde seu início, em 1972, levaram cartazes que diziam “Ainda lutando pela liberdade global das pessoas LGBTQIA+”. 

  • Itália
    Uma geleira se rompeu na Itália devido ao recorde de temperatura de 10 graus celsius. Tal temperatura fez com que ocorresse um deslizamento na geleira de Marmolada, a maior da cadeia montanhosa das Dolomitas, nos Alpes da Itália no dia 3 de julho (domingo). Ao menos 6 pessoas estão mortas e 8 feridas já foram encontradas, entretanto há expectativa de um maior número de vítimas. Segundo o professor do departamento de ciências da Universidade de Roma, o rompimento “é uma consequência das condições meteorológicas atuais, ou seja, um episódio de calor precoce, que coincide com o problema do aquecimento global."


    Segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgado em 1o de março, o derretimento do gelo e da neve é uma das dez principais ameaças causadas pelo aquecimento global, que vai perturbar ecossistemas e ameaçar infraestruturas. O IPCC alertou que as geleiras da Europa Central, Escandinávia e Cáucaso podem perder de 60 a 80% de sua massa até o final do século! 

  • República Democrática do Congo
    Foi declarado nessa segunda-feira (4) o fim do surto de ebola que o Congo enfrentava nesse ano. A nova aparição da doença havia começado em abril em Mbandaka, capital da província de Équateur, no noroeste do país, e foi a 14a desde 1976, quando o vírus do ebola foi descrito pela primeira vez. Foram confirmados 4 casos e um caso provável, e todos os pacientes acabaram falecendo. A diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a África, Matshidiso Moeti, disse: “Graças à resposta robusta das autoridades nacionais, este surto foi rapidamente encerrado com a transmissão limitada do vírus, lições cruciais foram aprendidas com surtos anteriores e foram aplicadas para conceber e implantar uma resposta ao ebola cada vez mais eficaz”. A Ebola atinge certos primatas e humanos, é grave e muitas vezes chega a ser fatal, com taxas de letalidade variando entre 25% a 90% em surtos anteriores. As pessoas que forem tratadas de maneira precoce e receberem cuidados de suporte possuem uma chance significativa de sobrevivência, demonstrando a importância da rápida identificação da doença nos pacientes. 

Referências
SEIS morrem após tiros em desfile de 4 de Julho perto de Chicago, nos EUA; polícia busca suspeito. G1. 4 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/04/tiros-eua-4-de-julho.ghtml.
TIROTEIO em shopping na Dinamarca deixa três mortos, diz polícia. G1. 03 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/03/varias-atingidos-por-tiros-em-shoppin g-na-dinamarca.ghtml.
HARRY Styles cancela show apóes massacre em shopping em Copenhague. Folha de S. Paulo. 03 jul. 2022. Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2022/07/harry-styles-cancela-show-apos-mas sacre-em-shopping-em-copenhague.shtml.
MAIS de um milhão de pessoas celebram os 50 anos da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Londres. G1. 02 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/07/02/mais-de-um-milhao-de-pesso as-celembram-os-50-anos-da-parada-do-orgulho-lgbtqia-em-londres.ghtml.
GELEIRA se rompe na Itália e deixa ao menos seis pessoas mortas e oito feridas. Jovem Pam. 04 jul. 2022. Disponível em: https://jovempan.com.br/noticias/mundo/geleira-se-rompe-na-italia-e-deixa-ao-menos -seis-pessoas-mortas-e-oito-feridas.html
REPÚBLICA Democrática do Congo declara fim de surto de ebola. G1. 04 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/07/04/republica-democratica-do-congo-decl ara-fim-de-surto-de-ebola.ghtml.