Páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Por Onde Anda: Camila Gonçalves Almeida, egressa e Assessora na Secretaria de Relações Internacionais e Cerimonial do Governo do Estado do Paraná



A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira.


Nome Completo: CAMILA GONÇALVES DE ALMEIDA

Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2010

Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2013

Ocupação atual: Assessora na Secretaria de Relações Internacionais e Cerimonial do Governo do Estado do Paraná



Blog Internacionalize-se:  Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais.

Camila Almeida: 
Durante a faculdade fiz estágio no Consulado do Reino dos Países Baixos em Curitiba, no qual tive contato com o Corpo Consular e instituições públicas. Após a formatura, tive a oportunidade de realizar um summer course na Universidade de Genebra sobre Understanding Global Governance, onde pude conhecer várias instituições internacionais e me apaixonei ainda mais pela área. No começo de 2015, através de alguns contatos já estabelecidos previamente, encaminhei meu curriculum à Secretaria de Relações Internacionais e Cerimonial do Governo do Estado e fui chamada para uma entrevista.


Blog Internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade?

Camila Almeida:  Os debates calorosos em sala

Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua profissão atual.
Camila Almeida: Sem dúvida, a diplomacia.

Blog Internacionalize-se:  Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?
Camila Almeida: Em outubro de 2015 recebemos no Paraná o Príncipe Akishino e a Princesa Kiko do Japão para uma visita oficial de apenas um dia. Mas a preparação para que tudo ocorresse bem durou cerca de três meses. Recebemos também, em outubro de 2016, a comitiva do Conselho dos Países Árabes, composta por 13 Embaixadores e representantes da Câmara de Comércio Árabe brasileira, na qual, tivemos que readequar rigorosamente nosso formato de atendimento para atender os visitantes respeitando sua cultura. 


Blog Internacionalize-se: Como foi o processo para sua nomeação à Secretaria de Cerimonial e Relações Internacionais do Governo do Estado?
Camila Almeida: Durante a faculdade, me interessei na área da paradiplomacia então, este sempre foi meu foco. Apliquei para um estágio na secretaria, porém não tive sucesso. Enquanto estagiava no Consulado da Holanda, tive a oportunidade de aprofundar os contatos e depois de formada, encaminhei meu currículo e fui chamada para uma entrevista com o Secretário da pasta.

Blog Internacionalize-se: Quais as principais atividades realizadas nesta Secretaria?
Camila Almeida: Além de preparar e acompanhar o Governador nos eventos oficiais é da competência da Secretaria montar e acompanhar agendas oficiais para autoridades em visita ao Paraná.

Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia no seu trabalho?
Camila Almeida: Não há rotina. Nos dias que antecedem e durante as missões o trabalho é intenso e sem horário. Muitas vezes temos que receber autoridades no domingo ou acompanhar o Governador em algum evento durante o final de semana.

Blog Internacionalize-se: Como é o envolvimento dos governos estaduais nas relações internacionais contemporâneas?
Camila Almeida: Em torno de 10 anos atrás, o Governo Federal passou a incentivar a cooperação decentralizada, dando autonomia para os estados buscarem novos parceiros sem passar pela análise do Itamaraty. Em paralelo, o Paraná foi eleito, por dois anos consecutivos, o segundo estado mais competitivo da América Latina pela consultoria britânica do grupo The Economist. Com isso, percebemos que o cenário internacional voltou sua atenção para o Paraná o que vem gerando muitas visitas com o intuito do estabelecimento de parcerias. O último Memorando de Cooperação, que tem o intuito de fomentar parcerias comerciais, técnicas e culturais, foi assinado entre o Governo do Paraná e a Finlândia, como fruto da visita oficial do Embaixador em novembro de 2016.


Blog Internacionalize-se: Qual a importância dada as Relações Internacionais pelo Governo Estadual?
Camila Almeida: 
A Secretaria de Relações Internacionais e Cerimonial é o “cartão de visita” do estado. A troca de conhecimento e os programas de ajustes fiscais promovem uma intensa parceria entre o estado e as instituições internacionais. Para o Governo estadual a área de Relações Internacionais acaba sendo uma articulação de troca de informações e projetos. Quando recebemos uma solicitação de visita de uma autoridade internacional, buscamos estudar a demanda do visitante, e além de auxiliar na audiência com o Governador, incentivamos sempre uma reunião técnica com Secretários de Estado para fomentar parcerias e, com isso, o Paraná ganhar destaque junto as instituições e maior relevância no cenário internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário