Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 22/08 a 28/08

Por Laura Marrie Almeida

  • Américas
    No México, mais um jornalista foi assassinado. Fredid Roman, que era diretor de um programa local de notícias, foi morto a tiros na capital do estado de Guerrero, no sul, na segunda-feira (22). Roman já é o 15º jornalista morto no México desde o começo do ano, um ano particularmente letal para trabalhadores da mídia.
    Na América do Sul, o domingo, 28 de agosto, foi marcado pelo encontro entre Armando Benedetti, embaixador de Gustavo Petró do presidente recém-eleito na Colômbia, e Nicolás Maduro, que se reuniram em Caracas restabelecendo oficialmente as relações diplomáticas entre a Colômbia e a Venezuela, depois de três anos de tensões, já que desde 2019, as relações entre os países estão cortadas, ano em que o então presidente da Colômbia, Ivan Duque, reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como chefe de Estado legítimo da Venezuela.

  • África
    No Quênia, o ex-primeiro-ministro e líder da oposição do Quênia, Raila Odinga, entrou com uma contestação na segunda-feira (22) junto à Suprema Corte do país contra os resultados das eleições, Odinga acusou ainda a comissão eleitoral de crimes eleitorais e más práticas. Em resposta, o presidente eleito, William Ruto, negou a acusação de fraude eleitoral. O tribunal deve decidir até 5 de setembro.
    Na quinta-feira (25), a Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano (SPK) e a Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria (NCMM) assinaram um acordo para transferir a propriedade dos Bronzes do Benim do Museu Etnológico de Berlim de volta à Nigéria, abrangendo 512 objetos da coleção do museu. As obras em questão foram roubadas do Reino do Benin, hoje o sudoeste da Nigéria, por soldados britânicos em 1897 e foram parar em museus por toda a Europa. Segundo a DW, “a Alemanha já começou a repatriar outros artefatos para a Nigéria no início deste ano”.

  • Oriente Médio
    Neste domingo (28), a Turquia acusou a Grécia de “ação hostil” contra seus caças durante uma missão de reconhecimento no espaço aéreo internacional. Segundo o governo turco, “o radar de um sistema de mísseis grego S-300 baseado na ilha de Creta bloqueou os jatos turcos em 23 de agosto” (Al Jazeera). A alegação é de que o país vizinho tem tido como alvo as aeronaves turcas, causando um aumento das tensões na região.
    A semana também se encerrou com a alta do petróleo, puxada pela suposição de que a Arábia Saudita e a OPEP poderiam cortar a produção. Segundo a Reuters, na segunda-feira (22), “a Arábia Saudita sinalizou a possibilidade de cortes de produção para compensar o retorno de barris iranianos aos mercados de petróleo caso Teerã conquiste um acordo nuclear com o Ocidente”.

  • Europa
    No sábado (27), o chefe de política externa da União Europeia anunciou que Sérvia e Kosovo concordaram em como resolver uma disputa sobre seus documentos de identidade, resolvendo um dos problemas que desencadearam as últimas tensões entre os ex-inimigos de guerra dos Bálcãs. No início do sábado, Aleksandar Vucic (político sérvio) disse a repórteres que, uma vez que o acordo de identidade for estabelecido, a Sérvia deve emitir uma "exclusão de responsabilidade geral" na fronteira, dizendo que o uso de carteiras de identidade do Kosovo é permitido por "razões práticas e liberdade de movimento", apesar de não significar que a Sérvia reconhecerá o Kosovo ou seu estatuto futuro.
    Após seis meses de guerra, os conflitos entre Rússia e Ucrânia seguem sem perspectiva de solução. Enquanto militares ucranianos dizem que suas forças repeliram os ataques russos às cidades de Bakhmut e Soledar, na região leste de Donetsk, e atingiram depósitos de munição e pessoal inimigo na região sul de Kherson, notou-se a intensificação dos ataques na região de Donetsk e Donbass, na última semana. Além disso, na sexta-feira (26), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que a situação na usina nuclear de Zaporizhzhia continua “muito arriscada”, devido aos ataques na região. Ainda na sexta-feira, a Rússia bloqueou o documento final sobre a revisão do tratado de desarmamento nuclear na ONU. 

  • Ásia
    Seguindo as tensões entre a China continental e Taiwan, a República Chinesa disse, neste domingo (28), estar “monitorando navios da Marinha dos EUA que navegam pelo Estreito de Taiwan, mantendo um alerta máximo e prontos para derrotar qualquer provocação.” Em contraponto, 21 aeronaves e cinco navios chineses operando em torno da região de Taiwan, segundo o Ministério da Defesa de Taiwan.
    No Afeganistão, as inundações deste mês mataram mais de 180 pessoas, segundo o porta-voz do governo talibã. Além disso, as chuvas torrenciais causaram devastação generalizada nas províncias do centro e leste do Afeganistão, ao menos 250 ficaram feridas e mais de 3.100 casas foram destruídas e milhares de animais foram mortos, agravando a crise econômica e humanitária do país.

Referências
Al Jazeera. Journalist becomes 15th media worker killed this year in México. 23 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2022/8/23/journalist-is-15th-media-worker-killed-this-year-in-mexico>.
China's military says monitoring U.S. Navy in Taiwan Strait. Reuters. 28 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.reuters.com/world/asia-pacific/chinas-military-says-monitoring-us-navy-taiwan-strait-2022-08-28/>.
DW. Berlin transfers ownership of looted Benin Bronzes to Nigeria. 25 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.dw.com/en/berlin-transfers-ownership-of-looted-benin-bronzes-to-nigeria/a-62930286>.
France 24. Serbia, Kosovo agree on how to resolve identity documents dispute. 27 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.france24.com/en/europe/20220827-serbia-kosovo-agree-on-how-to-resolve-identity-documents-dispute>.
HOURELD, Katherine. Kenya’s Odinga says he won election, but will respect court ruling. CNBC Africa. 29 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.cnbcafrica.com/2022/kenyas-odinga-says-he-won-election-but-will-respect-court-ruling/>.
KELLY, Stephanie. Oil prices rise on signals OPEC might cut output. Reuters. 26 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.reuters.com/business/energy/oil-prices-edge-up-signs-improving-demand-2022-08-26/>.
Le monde. Venezuela and Colombia restore diplomatic ties after three-year break. 29 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.lemonde.fr/en/international/article/2022/08/29/venezuela-and-colombia-restore-diplomatic-ties-after-three-year-break_5995101_4.html>.
Notícias Uol. Taiwan diz que China mantém atividades militares perto da ilha. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2022/08/27/taiwan-diz-que-china-mantem-atividades-militares-perto-da-ilha.htm>.
POZZEBON, Stefano. Colombia and Venezuela reestablish diplomatic relations. CNN International. 29 de agosto de 2022. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2022/08/29/americas/colombia-and-venezuela-reestablish-diplomatic-relations-intl-latam/index.html>.
YUSUF, Mohammed. Kenya's Odinga Challenges Presidential Poll Result in Supreme Court. Voa News. 22 de agosto de 2022. Disponível em: <https://www.voanews.com/a/kenya-s-odinga-challenges-presidential-poll-result-in-supreme-court/6711323.html>.





sexta-feira, 12 de agosto de 2022

CÁTEDRA: Direito Internacional à reunião familiar

Por Eduardo Pimentel dos Santos Peres*

    Podemos dizer que as primeiras décadas do século XXI estão sendo marcadas por sucessivas crises migratórias e estas não estão restritas a uma única região. Nas Américas, os principais fluxos migratórios encontram-se na fronteira México/Estados Unidos e na imigração de venezuelanos e haitianos ao Brasil. 
    Já no continente europeu, os fluxos migratórios estão espalhados pelas diversas nações que compõem a Europa, sendo os imigrantes vindos de diversos países, e como principais, advindos da Síria, Afeganistão, dos diversos países africanos e agora também da Ucrânia.
    Pode-se dizer que existe uma causa comum para que estas pessoas saiam de seus países, e em resumo, as crises migratórias são causadas por uma séria crise institucional ou econômica que está ocorrendo no país de origem. Por consequência, aqueles que imigram se deslocam em busca de oportunidades e de condições melhores para suas vidas, ou até mesmo, para permanecerem vivos.
    Infelizmente, nem todos os imigrantes conseguem trazer toda família consigo, sendo um dos objetivos, após se estabelecerem, a busca de meios e capital para trazerem os entes queridos que ficaram para trás.
    Entretanto, além da dificuldade na mudança de paradigmas (por conta da cultura e oportunidades diferentes em relação ao país que tem origem) e no arrecadar do capital necessário para custear a viagem de seus familiares ao novo país, ocorre que as solicitações de refúgio podem, muitas vezes, serem morosas e ou excessivamente complicadas. 
    O direito à reunião familiar, direito considerado fundamental, está previsto no Pacto de San José da Costa Rica em seu Artigo 17, referente à proteção da família, no Artigo 16 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Artigo 8 da Convenção Europeia de Direitos Humanos e também no Artigo 18 da Carta de Banjul

Artigo 17 da CADH A família é o elemento natural e fundamental da sociedade e deve ser protegida pela sociedade e pelo Estado. 
Artigo 16 da DUDH A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado. 
Artigo 8 da CEDH Qualquer pessoa tem direito ao respeito da sua vida privada e familiar, do seu domicílio e da sua correspondência. 
Artigo 18 da Carta de Banjul A família é o elemento natural e a base da sociedade. Ela tem que ser protegida pelo Estado, que deve zelar pela sua saúde física e moral. 

    Verificado nas normas internacionais supracitadas, o direito de família, e em específico, o direito de reunião familiar é fundamental para a dignidade da pessoa humana, sendo o núcleo da sociedade, e deve ser respeitado pelos Estados, principalmente aqueles que são signatários destes tratados. 
    Isso significa que os Estados que dificultam a reunião familiar por morosidade, complexidade excessiva ou omissão na prestação de serviços relacionados com este direito seriam passíveis de responsabilização internacional.
         No entanto, frequentemente são visíveis desrespeitos ao direito;

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/criancas-morrem-no-haiti-enq uanto-esperam-visto-para-morar-com-os-pais-no-brasil.shtml


    No início de 2022, Raynju Riguelme, uma criança de apenas 2 anos acabou morrendo no Haiti enquanto esperava com sua mãe o processo de Reunião Familiar para o Brasil. O pai da criança, Jameson Blanc, mal conheceu seu filho, migrou ao Brasil em 2019 em busca de oportunidades para proporcionar melhores condições de vida para sua esposa e filho, lamentavelmente, este objetivo não poderá ser atingido. 
    A morte da criança não foi causada pela demora no processo, mas poderia ter sido evitada se este fosse célere. O Haiti se encontra em uma crise sócio-política gravíssima e, em razão disso, não possui um sistema de saúde abastado, se a reunião familiar tivesse sido concretizada, Raynju Riguelme, poderia ter tido um destino diferente, uma vez que o Brasil possui um sistema único de saúde, que é gratuito, universal e dispõem de mais recursos para o tratamento de doenças de forma geral, os quais poderiam ter sido usados para salvá-lo. 
    Ainda, segundo a matéria da FOLHA DE SÃO PAULO, a dificuldade para obter um visto no Haiti é crítica, pode levar até 1 ano e meio ou mais para que seja expedido; além da dificuldade em conseguir a documentação necessária, há um problema logístico para viajar do Haiti para o Brasil.
    Inobstante, o Brasil é um dos principais destinos do povo haitiano (a partir de 2010 em decorrência ao terremoto que atingiu o país e mais recentemente em 2021, com assassinato do presidente haitiano Jovenel Moïse) visto os procedimentos de acolhidas brasileiros e o conhecimento geral da crise. Considerando que houve um movimento empático na adoção de medidas para auxiliar a aflição humanitária utilizando de ferramentas específicas de acolhimento e o reconhecimento de longa duração para os processos, é no mínimo questionável que medidas de solução ainda não tenham sido levantadas. 
    No dia 20 de abril de 2022, foi publicado a decisão do Presidente Ministro Humberto Martins, quanto a suspensão da liminar e de sentença ajuizada pela União e Outros contra diversas decisões proferidas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em que é notório a consciência de dificuldades, como a) há uma crise humanitária, b) as vagas para agendamento para solicitação de visto na Embaixada brasileira em Porto Príncipe estão indisponíveis; c) haveria um esquema de corrupção na embaixada no processo de concessão de vistos; d) e que tentando ingressar no Brasil, os haitianos buscam pela via judicial (ultrapassando a etapa consular), em detrimento à garantia da reunião familiar e à acolhida humanitária, insculpidas nos art. 3º, incisos VI e VIII, da Lei de Migração e que por isso caberia ao Poder Judiciário assegurar o ingresso desses migrantes em território brasileiro. Na decisão em questão, em preservação da soberania e protocolos da União, não foram estendidas as exceções ao povo haitiano. 
    Lastimavelmente, em consideração as exposições, as situações como as ocorridas pela família de Raynju e outras são frequentes, por este e outros motivos é indispensável que seja exigido aos Estados o fornecimento de condições dignas para a realização da Reunião familiar, fazendo o possível para garantir a fruição deste direito humano e possibilitando a conservação da dignidade da pessoa humana. 

*Graduando em Direito pelo Centro Universitário Curitiba

REFERÊNCIAS 
CONSELHO DA EUROPA. Convenção Europeia dos Direitos dos Homens, 1950; 
ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica), 1969; 
MANTOVANI, Flávia. Haiti: Crianças morrem esperando vistos para o Brasil. Folha de São Paulo, 26 de junho 2022; 
Assembleia Geral da ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, (1948); 
CONSELHO DA EUROPA. Recomendação 1686 - Human mobility and the right to family reunion.






terça-feira, 9 de agosto de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 01/08 a 07/08

Por Fernando Yazbek

  • Palestina
    Os nomes e rostos das quinze crianças assassinadas em Gaza. Esta é a manchete da mídia catari Al Jazeera sobre os mais recentes bombardeiros das forças ocupantes israelenses sobre o território palestino da Faixa de Gaza. Desde 2008, um quarto das mortes provocadas por Israel de civis inocentes foi de crianças. Segundo cálculos da Defense for Children International, pelo menos 2.200 pessoas com menos de 16 anos foram assassinadas por ataques de Telavive nos últimos 20 anos.
    Após 56h de massacre, um cessar-fogo intermediado pelo Egito pôs fim momentâneo à tragédia. A justificativa para o bombardeiro israelense foi de um “ataque preventivo” contra um comandante da Jihad Islâmica, grupo político armado palestino. 

  • Cuba
    Um raio atingiu um tanque de petróleo na cidade de Matanzas, a pouco mais de 100km da capital Havana, em Cuba. Um incêndio de grandes proporções tomou conta do reservatório na Base de Supertanqueros – um distrito industrial –  e já deixou um morto, 16 feridos e centenas de desaparecidos.
    O presidente Miguel Díaz-Canel visitou o local do acidente acompanhado de bombeiros e familiares de desaparecidos. Brigadas de incêndio do México e da Venezuela se juntaram às autoridades cubanas no trabalho para apagar o fogo, que formou uma coluna de fumaça vista de Havana. 

  • Colômbia
    Tomou posse o primeiro presidente de esquerda da história colombiana, o ex-guerrilheiro Gustavo Preto. Em seu primeiro discurso na cadeira, Preto fez um apelo para que os grupos armados ativos no país caminhem para o diálogo e a paz e prometeu um governo voltado para a justiça social e ambiental.
    O principal ponto da fala foi o anúncio de que a Colômbia retomará as relações diplomáticas com a Venezuela de Nicolás Maduro, interrompidas desde 2019 quando o ex-presidente Iván Duque reconheceu Juan Guaidó como legítimo representante de Caracas. Segundo a imprensa colombiana, o grande desafio de Petro será a superação da pobreza – agravada pela pandemia –, na qual 40% da população do país se encontra. Bogotá confirma uma tendência de uma nova onda de presidentes de esquerda observada em quase toda a América do Sul:  Alberto Fernández na Argentina, Gabriel Boric no Chile, Luis Alberto Arce na Bolívia e Pedro Castillo no Peru.

  • Ucrânia
    A Anistia Internacional divulgou um relatório com base em quatro meses de investigação em que acusa as forças armadas ucranianas de colocar civis em risco de vida. O parecer da Ong gerou indignação do presidente da Ucrânia Volodymir Zelenski, que acusou o órgão de condescender com a invasão russa. Dmytro Kuleba, ministro das relações exteriores, também protestou contra o que chamou de um falso equilíbrio entre vítima e agressor proposto pela AI.
    Apesar dos protestos de Kiev, a secretária-geral da Anistia, Agnès Callamard, manteve integralmente as conclusões das investigações de sua entidade. Callamard ressaltou que apontaram crimes de guerra cometidos pela Rússia em junho deste ano em Kharkiv e que o principal objetivo da Anistia Internacional é de proteger os civis.

  • China
    A visita à Taiwan da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi vista como uma provocação e uma ameaça por Pequim, que tem mantido exercícios militares sem precedentes no entorno da Ilha Formosa mesmo após o prazo anunciado para o fim das atividades.
    A China iniciou testes com munição real na província rebelde um dia após a chegada da democrata a Taipei. Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano, chamou de desproporcional a reação chinesa a ofensiva diplomática de Pelosi. Já o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, disse que seu país age de forma “legítima, racional e legal”, diferentemente da contraparte estadunidense.
    A ascendência das bravatas de Washington na Ásia se dá justamente num momento de esfriamento de apoio e aparente desgaste com Kiev, com o enfraquecimento do governo de Zelensky em uma série de renúncias e acusações.

  • Indonésia
    Um brasileiro foi preso por tráfico de drogas em Bali, província turística da Indonésia, portanto cocaína e ecstasy junto de um britânico e um mexicano. Segundo as autoridades locais, o meliante inglês era responsável pela distribuição, o brasileiro pela produção e o mexicano pelo gerenciamento da droga. Segundo o chefe da agência de narcóticos da Indonésia, os suspeitos podem ser condenados a pena de morte, uma vez que distribuíam mais de um tipo de droga. 

  • Vaticano
    O Papa Francisco baixou um decreto em que reconhece o as virtudes heroicas padre brasileiro Vitor Coelho de Almeida, importante voz contra a ditadura militar brasileira. O padre foi sacerdote do Santuário de Aparecida e, fundador da Rádio Aparecida, fazia discursos em prol dos direitos humanos e denunciava abusos do regime. A ditadura militar censurou e suspendeu as transmissões da rádio por considerá-la subversiva.
    Este reconhecimento pontífice é um primeiro passo para a beatificação e canonização do brasileiro. Padre Vitor Coelho de Almeida ocupa agora a categoria de venerável.

  • Nigéria
    O museu londrino de Horniman acatou um pedido da Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria e vai devolver 72 objetos ao país africano saqueados por ingleses no século XIX. As peças incluem 12 placas de Bronze de Benin e uma chave de ouro do palácio do rei.
    Esta não é a primeira restituição histórica no campo das artes entre os dois países. Mês passado, uma escultura de galo e uma cabeça de obá retornaram a Nigéria vindas de museus em Cambridge e Aberdeen, no Reino Unido. Autoridades históricas alemãs também devolveram mais de mil artefatos de origem nigeriana ao país, que logo estarão expostas no Museu de Lagos.
    Londres possui a maior coleção de bronzes de Benin do mundo, mas se diz impedida de devolver todo o material por conta da Lei do Museu Britânico de 1963 e pela Lei do Patrimônio Nacional de 1983, que legitimam o roubo de patrimônio cultural. 

  • Antártica
    O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia, informou que a extensão de cobertura do gelo marinho na Antártica atingiu o menor nível em 44 anos neste mês de julho. O Oceano Antártico está generalizadamente com concentração de gelo menor do que a média histórica – inclusive se comparado com os meses de julho, comumente mais secos.
    Número de julho ficou 7% menor do que a média das últimas quatro décadas. 

  • Paquistão
    Em decorrência de chuvas atipicamente fortes, quase 600 pessoas morreram nas enchentes e inundações na província de Baluchistão, uma das regiões mais pobres do Paquistão. As enxurradas danificaram mais de 50 mil casas e 700 quilômetros de estradas, o que tem dificultado a chegada de ajuda humanitária.
    Shehbaz Sharif, primeiro-ministro de Islamabad, disse que todos os esforços nacionais possíveis estão concentrados no amparo dos afetados. Mesmo assim, autoridades locais fizeram um apelo por ajuda internacional.

Referências
THE names and faces of the 15 children killed in Gaza. Al Jazeera. 08 ago. 2022. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2022/8/8/the-names-and-faces-of-the-15-children-killed-in-gaza.
CUBA segue combatendo gigantesco incêndio em tanques de petróleo. G1. 08 ago. 2022 Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/08/cuba-segue-combatendo-gigantesco-incendio-em-tanques-de-petroleo.ghtml.
PETRO assume na Colômbia com promessa de paz e justiça social. Terra. 08 ago. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/petro-assume-na-colombia-com-promessa-de-paz-e-justicasocial,168127e62417d543f01c381a161e145ay0k4g3xr.html.
UCRÂNIA: Anistia Internacional lamenta indignação causada por relatório, mas mantém suas conclusões. UOL. 08 ago. 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas- noticias/rfi/2022/08/08/ucrania-anistia-internacional-lamenta-indignacao-causada-por-relatorio-mas-mantem-suas-conclusoes.htm
CHINA prossegue com exercícios militares ao redor de Taiwan. UOL. 08 ago. 2022. Disponível: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/08/08/china-prossegue-com-exercicios-militares-ao-redor-de-taiwan.htm.
PAPA reconhece virtudes de padre brasileiro que resistiu à ditadura militar. UOL. 05 ago. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/museu-de-londres-vai- devolver-72-objetos-saqueados-da-nigeria-no-seculo-19,b77262b8ce4b31cd95819dc65894cb75gs2gfs4f.html.
EXTENSÃO do gelo marinho da Antártida atinge menor nível. Terra. 08 ago. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/extensao-do-gelo-marinho-da-antartida-atinge-menor-nivel,64234da57db1743a19be42eca6d4e8c9y1nlvheq.html.
549 pessoas morrem no Paquistão após julho mais chuvoso dos últimos 30 anos. G1. 05 ago. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/05/549-pessoas-morrem-no-paquistao-apos-julho-mais-chuvoso-dos-ultimos-30-anos.ghtml.

 


segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 25/07 a 31/07

Por Manuela Paola
  • Brasil
    As meninas da seleção brasileira conquistaram, no último sábado (30), o oitavo título da Copa América - de nove edições. O Brasil marcou 1 a zero contra a Colômbia, que jogava em casa, aos 39 minutos do primeiro tempo, com um pênalti de Debinha. A nossa seleção chegou invicta ao final da competição e, além de comemorar o título, as brasileiras garantiram (quando se classificaram para a final da Copa América) suas vagas na Copa do Mundo de 2023 e nos Jogos Olímpicos de 2024. 


  • Inglaterra
    It came home! No último domingo (31), a seleção feminina de futebol da Inglaterra venceu o campeonato europeu (UEFA Women’s Euro) pela primeira vez. As inglesas jogaram contra a seleção da Alemanha, que já foi 8 vezes campeã da Euro, em uma longa partida que terminou em 2 a 1 para a Inglaterra apenas na prorrogação do tempo regulamentar. O estádio de Wembley, palco da vitória, atingiu o recorde de público do torneio, tanto masculino quanto feminino, com 87.192 torcedores dos dois países. 


  • Estados Unidos da América
    Foi decretado, em Nova York, estado de emergência devido ao surto de varíola dos macacos no estado, que registrou mais de 25% dos casos no país. O aviso foi dado pela governadora de Nova York, Kathy Hochul, através de sua rede social, com o intuito de incentivar e fortalecer os esforços para combater a doença. 
    Com essa ordem, o grupo de pessoas que podem administrar a vacina agora inclui funcionários do Serviço Médico Emergencial, farmacêuticos e parteiras. O imunizante não é específico para a varíola dos macacos, mas há três vacinas que agem contra a varíola humana que podem ser usadas para combater a doença. 

  • Iraque
    Em meio à uma grave crise política, o parlamento do Iraque foi invadido, pela segunda vez em apenas uma semana, no último sábado (30). A invasão aconteceu por parte de simpatizantes do líder político xiita Moqtada al-Sadr, que protestam contra a formação de um novo governo. O ato deixou, ao menos, 125 pessoas feridas. 


    A crise pela qual o Iraque está passando se deve, inicialmente, ao fato de que o país está sem presidente e primeiro-ministro nomeados desde outubro do ano passado, quando aconteceram as eleições legislativas. O líder al-Sadr rejeitou fortemente o candidato a chefe de governo, por conta de sua proximidade com o ex-primeiro ministro, opositor de al-Sadr. 

  • Líbano
    Dois anos após a explosão de um armazém em Beirute, a capital do Líbano sofreu outro desastre no domingo (31): um depósito desabou após um incêndio, ocasionado pela fermentação que os grãos armazenados sofreram por conta do calor excessivo na região. A polícia comunicou que ainda não há informações sobre vítimas do acontecido. No início deste mês, o local já havia sofrido um incêndio que os bombeiros não conseguiram apagar, devido a altura dos depósitos. 

  • Filipinas
    Na quarta-feira (27), um terremoto de magnitude 7.1 atingiu o norte das Filipinas e foi sentido pelos moradores de Manila, que fica a mais de 300 quilômetros do epicentro. Até o momento, dez pessoas morreram devido à tragédia e outras 150 ficaram feridas. A ilha asiática sofre regularmente com essas ocorrências naturais, devido a sua localização no “Anel de Fogo” do Oceano Pacífico, onde acontece intensa atividade sísmica.

Referências
VARÍOLA dos macacos: Governadora de Nova York declara estado de emergência. G1. 30 jul 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/30/governadora-de-nova-york-declara-estado-de-emergencia-por-variola-dos-macacos.ghtml.
Crise política no Iraque: apoiadores de líder xiita ocupam o Parlamento. G1. 30 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/30/crise-politica-no-iraque-apoiadores-de-lider-xiita-ocupam-o-parlamento.ghtml.
Pelo menos 125 pessoas ficam feridas na segunda invasão ao Parlamento do Iraque em uma semana. G1. 30 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/07/30/pelo-menos-125-pessoas-ficam-feridas-na-segunda-invasao-ao-parlamento-do-iraque-em-uma-semana.ghtml.
Após tomada de Parlamento, tensão cresce em protestos no Iraque. Correio Braziliense. 30 jul. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/07/5025716-apos-tomada-de-parlamento-tensao-cresce-em-protestos-no-iraque.html.
VÍDEO: Depósito do porto de Beirute desmorona após grãos fermentarem por excesso de calor G1. 31 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/31/depositos-do-porto-de-beirute-desmoronam-e-formam-nuvem-de-fumaca-sobre-cidade.ghtml.
Beirut silo collapses, reviving trauma ahead of blast anniversary. Reuters. 31 jul 2022. Disponível em: https://www.reuters.com/world/middle-east/part-beirut-ports-silos-collapse-cloud-dust-smoke-rises-reuters-witness-2022-07-31/.
Número de mortos após terremoto nas Filipinas sobe para 5. G1. 27 jul 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/27/numero-de-mortos-apos-terremoto-nas-filipinas-sobe.ghtml.
Filipinas registram dez mortos por terremoto. Diário de Pernambuco. 29 jul 2022. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/mundo/2022/07/filipinas-registram-dez-mortos-por-terremoto.html.
Inglaterra vence Alemanha na prorrogação e é campeã da Euro Feminina. GE. 31 jul. 2022. Disponível em: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2022/07/31/inglaterra-vence-alemanha-na-prorrogacao-e-e-campea-da-euro-feminina.ghtml.
Brasil vence Colômbia e conquista octacampeonato da Copa América feminina. UOL. 30 jul 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2022/07/30/brasil-colombia-copa-america-feminina.htm