Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Volta ao Mundo em 7 dias - Notícias de 25/10 a 31/10


 Por Pedro Oliveira


  • Alemanha:

Uma explosão de casos de Covid-19, apesar da vacinação, preocupa governo, já que a evolução da pandemia de Covid-19 na Alemanha é mais rápida do que a constatada no mesmo período do ano passado, mesmo com quase 70% da população alemã vacinada. As autoridades do país não descartam novas medidas para evitar uma quarta onda de contaminações.

Em uma semana, a alta da taxa de incidência foi de 50% e passou para 155 casos de Covid para 100 mil habitantes!

O Ministério da Saúde Alemão pretende organizar uma reunião entre os representantes do Estado federal e das províncias para viabilizar soluções a curto prazo para impedir o avanço do vírus, mas ainda não há consenso sobre medidas a serem adotadas.


  • G20:

O grupo G20 prevê a devolução de 100 bilhões de dólares aos fundos do FMI para países vulneráveis. A quantia que será devolvida faz parte do montante global de 650 bilhões de dólares de Direitos Especiais de Saque (DES) emitidos pelo FMI para enfrentar a crise de saúde. Pelo acordo, os países africanos se beneficiarão de 34 bilhões de dólares.

Os Estados do G20, que até agora nunca haviam acordado um montante a ser devolvido aos países em desenvolvimento, estão, portanto, seguindo os passos dos líderes do G7, que já haviam estabelecido uma meta de 100 bilhões de dólares para redistribuir principalmente no continente africano. 

O benefício será distribuído de acordo com as cotas de cada país no FMI, portanto, a maior parte vai para os países ricos. No papel, a África se beneficiaria apenas de 34 bilhões de dólares.


  • Uruguai e Argentina:

Argentina e Uruguai reabrem fronteiras para todos os estrangeiros após 18 meses. Apesar do número de casos de Covid estar subindo devido à variante Delta, os 2 países estão abrandando suas restrições porque as internações e óbitos vem caindo devido ao avanço na vacinação.

A Argentina já havia aberto suas fronteiras há um mês, mas apenas para os países vizinhos e com algumas exigências que agora estão sendo reduzidas. O Uruguai tinha aberto suas fronteiras há dois meses, mas só para estrangeiros que tinham imóveis no país. Os dois países vão inclusive vacinar os turistas menores de 18 anos, e o Uruguai também vai aplicar uma dose de reforço nos maiores de idade.


  • México:

Uma caravana de centenas de imigrantes que percorre o México rumo ao norte e aos Estados Unidos registrou níveis recordes de imigração neste ano: foram apreendidos ou expulsos mais de 1,7 milhão de imigrantes nos últimos 12 meses. 

Os membros da caravana mais recente são, em sua maioria, famílias com crianças pequenas. Cerca de dois mil imigrantes estavam reunidos na terça-feira em Huixtla, no Estado de Chiapas do norte mexicano, para descansarem e receber cuidados médicos antes de retomar a viagem rumo ao norte. 

Alguns integrantes da caravana mais recente almejam chegar à Cidade do México, onde esperam que o processo de asilo possa ser mais rápido, enquanto outros pretendem seguir para a divisa com os EUA.


Referências:

URUGUAY’S newly reopened borders: requirements to enter the country. The Rio Times. 1 nov. de 2021. Disponível em: https://riotimesonline.com/brazil-news/rio-politics/uruguay-reopened-its-borders-today-requirements-to-enter-the-country/?__cf_chl_jschl_tk__=pmd_1zTAwTQa3PnVHuRUrzhHFFxhSbb..dOyLSOHaATrels-1635796311-0-gqNtZGzNApCjcnBszQdl.

ANGELA Merkel ‘worried a lot’ by rising COVID infections in Germany. DW. 30 out. de 2021. Disponível em: https://www.dw.com/en/angela-merkel-worried-a-lot-by-rising-covid-infections-in-germany/a-59672981.

G20 plans to return $ 100 billion to vulnerable countries. Blaze Trends. 31 out. de 2021. Disponível em: https://blazetrends.com/g20-plans-to-return-100-billion-to-vulnerable-countries/.

CARAVAN of mostly Central American migrants advance slowly across Mexico. Reuters. 27 out. de 2021. Disponível em: https://www.reuters.com/world/us/caravan-hundreds-migrants-press-north-across-mexico-2021-10-27/


Nenhum comentário:

Postar um comentário