Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 22/03 a 28/03


  • Myanmar 

    Desde que o governo de Myanmar foi tomado por um golpe de Estado e instaurou-se um regime militar, diversas manifestações vem ocorrendo ao longo do país. Durante essa semana, a reação do regime militar contra os protestos pela democracia foi a mais violenta até o momento. Pelo menos 114 pessoas foram mortas nas 44 cidades em que registraram protestos. Os abusos da cúpula militar de Myanmar agravam ainda mais a situação do país perante a comunidade internacional. A Comissão da ONU contra o Genocídio e o Alto Comissariado das Nações Unidas emitiram um comunicado conjunto condenando os atos praticados no país e solicitando que imediatamente que cessassem os atos violentos contra os manifestantes pacíficos. Mesmo frente às mortes causadas pela cúpula militar no sábado, os manifestantes que foram as ruas no dia seguinte foram alvos de novas investidas do regime. A situação em Myanmar escala cada vez mais e levou o Banco Mundial e o Banco de Desenvolvimento Asiático a congelarem os fundos enviados ao país, em uma tentativa de frear que alguns atos sejam tomados pelo regime.


  • Egito

    O Egito de certo parou as notícias mundiais, bem como alguns tráfegos do comércio durante a semana. Desta vez, o motivo não foi nenhuma crise política e sim, o encalhamento de um navio cargueiro que atravessava o Canal de Suez. Ainda não se sabe ao certo qual o motivo que levou o navio Ever Given a ficar encalhado, mas até sexta feira, 237 outras embarcações aguardavam passagem nas proximidades do Canal de Suez que é uma das principais rotas de passagem de mercadorias entre Ásia e Europa e movimenta 12% do comércio mundial. Estima-se que um equivalente à US$ 9,6 bilhões em mercadorias estejam tendo sua passagem barrada por dia. A operação de resgate do cargueiro, que pode durar até semanas, ainda está acontecendo e muito já se fala em eventuais ações de responsabilização à empresa dona da embarcação, por conta das perdas comerciais e econômicas sofridas por outras empresas. Ainda nesta segunda-feira (29/03) pela manhã, as Autoridades do Canal de Suez afirmaram que a liberação da passagem pode estar próxima, já que o navio foi reflutuado e reorientado à uma posição para a direção correta de navegação. De fato, não tardou para que ainda no mesmo dia (29/03) a embarcação fosse desencalhada com a utilização de escavadoras, dragas e rebocadores e o comércio internacional regressasse ao seu fluxo normal. 


  • Indonésia

    Na Indonésia, o domingo foi marcado por um atentado suicida à uma Igreja do país. O ataque aconteceu quando um casal utilizou de bombas para se auto detonar dentro de uma catedral na cidade de Makassar. De acordo com apurações preliminares da polícia indonésia, ao que tudo indica o homem e a mulher que realizaram o ataque pertenciam ao grupo extremista Jamaah Ansharut Daulah (JAD). Ainda, foi apontado que a missão suicida é mais um dos ataques realizados por grupos extremistas contra Igrejas de matriz católica no país. 

  • Israel

    Passando por sua quarta eleição para escolher um Primeiro-Ministro, Israel pode ter uma mudança à vista em seu cenário político. Isto porque, os resultado preliminares da quarta eleição apontam uma desvantagem significante ao atual Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu. A desvantagem do PM decorre da nova composição do parlamento e da maior coalisão realizada por seus oponentes de governo. Ainda, subsiste a possibilidade de uma quinta eleição, ainda neste ano no país. Os críticos do atual ministro apontam a incoerência de uma nova candidatura por parte do político, enquanto ele atualmente encontra-se sendo julgado por diversas acusações de corrupção. Enquanto são diversos os opositores e partidos contra o governo de Netanyahu, a grande problemática é que este grupo opositor é formado por partidos muito diversos e que por vezes não possuem os mesmos ideais, o que pode complicar a formação de um governo. 


  • Venezuela

    Figura constante nas manchetes internacionais, a Venezuela gerou novas notícias- à lá presidente brasileiro - quando a conta do Facebook do líder totalitário Nicolás Maduro foi bloqueada. O bloqueio ocorreu após a divulgação de informações falsas sobre a Pandemia de COVID-19 no perfil do Presidente e, curiosamente, agora o governo venezuelano denuncia o Facebook pelo que chamou de “totalitarismo digital”. O governo venezuelano afirma que isto seria mais uma forma de empresas multinacionais fazerem valer suas normas nos países. A restrição social veio por conta de um vídeo divulgado em janeiro, no qual se assegurou que um suposto remédio chamado Carvativir seria eficaz no combate ao vírus. Novamente espelhando o cenário brasileiro, o presidente venezuelano continua defendendo uma medicação que não possui comprovação científica e já teve seu uso frequentemente alertado, justamente por conta da falta de estudos, por parte da Academia Nacional de Medicina do país. 


  • Nova Zelândia e Austrália

    Nem só de notícias ruins viveu o mundo esta semana. Austrália e Nova Zelândia, países que viraram o destino de residência dos sonhos de tantas pessoas nos últimos tempos, demonstram mais uma vez a eficiência de seus governos e surpreenderam nas manchetes mundiais. A Austrália, após não possuir registro de mortes por Covid desde dezembro, passou a autorizar a realização de diversos jogos esportivos e shows abertos ao público. As fronteiras do país estão sob rígidas normas de entradas há algum tempo e, desde então, foram menos de 30 mil os casos registrados. Por esta razão, algumas regiões do país possibilitaram a realização de show e eventos com um total de até 70% da capacidade normal. A liberação de aglomerações parece fake News em tempos em que o Brasil registra a maior média móvel de mortes por Covid, mas com certeza reflete esperança em uma futura melhora. Já, a Nova Zelândia se torno exemplo mundial de políticas públicas ao aprovar uma licença paga de trabalho para trabalhadoras que tenha sofrido um aborto. De acordo com o Projeto de Lei aprovado, serão concedidos três dias de licença paga às mulheres que tiverem sofrido um aborto. Embora já seja prática no país que as empresas concedam esta licença, a nova Lei firmará este entendimento e consolida ainda mais a posição do país como um dos líderes em políticas públicas femininas. Ainda, a propositora da ação, Ginny Andersen, fez um apelo à outros países do mundo, para que sigam o exemplo da Nova Zelândia e consolidem mais um direito feminino. 

Referências

CANAL de Suez: as impressionantes imagens de satélite do impacto causado por navio encalhado. BBC News. 28 mar. 2021. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56555845>.

CHALLENGE still ahead to free ship in Suez Canal: Live News. AlJazeera. 29 mar. 2021. Disponivel em <https://www.aljazeera.com/news/2021/3/29/ever-given-turned-80-percent-in-righ t-direction-live-news>.

FACEBOOK bloquea a Maduro por difundir información falsa sobre la Covid-19. El país. 27 mar. 2021. Disponível em <https://elpais.com/internacional/2021-03-27/facebook-bloquea-a-maduro-por-dif undir-informacion-falsa-sobre-la-covid-19.html>.

FERIDOS em atentado suicida a igreja católica na Indonésia. Deutsche Welle. 28 mar. 2021. Disponível em <https://www.dw.com/pt-br/feridos-em-atentado-suicida-a-igreja-católica-na-indon ésia/a-57034189>.

FINAL voting results show major setback for Israel’s Netanyahu. Politico. 25 mar. 2021. Disponível em <https://www.politico.com/news/2021/03/25/israel-netanyahu-election-478082>.

NEW Zealand approves paid leave after miscarriage, and encourages the world to follow. CNN World. 25 mar. 2021. Disponível em <https://edition.cnn.com/2021/03/25/asia/new-zealand-bereavement-leave-misca rriage-scli-intl/index.html>.

SEM mortes por covid desde dezembro, Austrália realiza jogos e shows para dezenas de milhares de pessoas. G1 Mundo. 26 mar. 2021. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/26/sem-mortes-por-covid-desde-de zembro-australia-realiza-jogos-e-shows-para-dezenas-milhares-de-pessoas.ght ml>.

UN officials condemn Myanmar junta after 100-plus civilians killed in one day. CNN World. 28 mar. 2021. Disponível em < https://edition.cnn.com/2021/03/28/asia/myanmar-protests-violence-intl-hnk/ind ex.html>.

VENEZUELA denounces “digital totalitarism” of Facebook for blocking Nicolás Maduro. The Rio Times. 28 mar. 2021. Disponível em <https://riotimesonline.com/brazil-news/mercosur/venezuela/venezuela-denounc es-digital-totalitarianism-of-facebook-for-blocking-nicolas-maduro/#>.

WORLD Bank, Asian Development Bank Freeze Funds to Myanmar to Shun Junta. VOA News. 28 mar. 2021.Disponível em <https://www.voanews.com/east-asia-pacific/world-bank-asian-development-ban k-freeze-funds-myanmar-shun-junta>.


Nenhum comentário:

Postar um comentário