sábado, 31 de dezembro de 2011

Entrevista do Professor George Sturaro no jornal O Estado RJ


Por que é tão difícil intervir na Síria?

Comunidade internacional esbarra no papel geopolítico da Síria na região e na ausência de legitimidade para agir em nome de todos


Pressionada pelos ventos da primavera árabe, que já derrubou governos na Líbia, na Tunísia e no Egito, o governo da Síria vem tentando conter sua revolta popular desde março de 2011. As constantes denúncias de violação dos direitos humanos por parte do governo central de Bashar al–Assad contra a população civil têm mantido este país no centro das discussões políticas mundiais.
Leia Mais ››

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Papa no Reichstag: o verdadeiro fundamento do Estado de Direito


EX.FACTO.ORITVR.IVS


Por Fernando Belmonte Archetti*

Imaginemos o sistema solar. Naturalmente, no centro está sol; orbitam derredor deste os outros planetas e seus respectivos satélites, além de outros corpos celestiais. O sol deste artigo é a visita do Papa Bento XVI à Alemanha, mais particularmente ao Reichstag, o parlamento alemão, e o discurso ali feito no dia 22 de setembro de 2011, em que o Pontífice Romano falou sobre o verdadeiro fundamento do Estado de Direito, dentre outros assuntos que não dizem respeito a este texto. Entre os planetas na órbita solar deste artigo, temos o eminente jurista espanhol Javier Hervada, dentro outros, como Luc Ferry e o próprio Hans Kelsen, além de outros que porventura poderão ser mencionados.
Leia Mais ››

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A evolução do Sistema Financeiro Brasileiro até o Plano Real

André Braga Carneiro
Guilherme Procópio Merlin





Sistema financeiro pode ser definido como um conjunto de instituições responsáveis por normatizar, supervisionar e executar as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Há algumas décadas tem-se acreditado que um sistema financeiro forte e bem estruturado, capaz de cumprir com a sua finalidade, é fundamental para o desenvolvimento de um país, uma vez que afeta diretamente a renda e o emprego das famílias. No Brasil, o sistema financeiro cresceu e se desenvolveu num contexto de constante escalada de preços e instabilidade econômica, o que pode ajudar a explicar a falta de desenvolvimento econômico brasileiro por décadas.

Leia Mais ››

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Uma nova Guerra Fria? A China como alvo principal da nova ofensiva imperialista dos Estados Unidos


Fernando Marcelino

Com a retirada das guerras no Oriente Médio, agora o alvo estratégico dos Estados Unidos é a Ásia, em particular a China. Recentemente Obama afirmou que os cortes orçamentários do Pentágono não vão atingir a zona asiática: "Disse à minha equipe de segurança nacional que encerradas as guerras atuais, ou seja, a saída do Iraque e do Afeganistão, as missões na região Ásia Pacífico serão nossa prioridade". Hillary Clinton declarou que na seqüência do Iraque e do Afeganistão, "o centro de gravidade estratégico e econômico do mundo está se mudando para o leste, e que [os EUA] estão se focando mais na região da Ásia e Oceania". Um dos focos de tensão é o Mar da China Meridional que abriga as ilhas Spratly e Paracel que se acredita ser uma das maiores reservas mundiais de petróleo ainda não exploradas. Os EUA também deslocaram a maior parte de seus porta-aviões do Atlântico para Pacífico, que recentemente fortaleceram acordos militares com Cingapura e Austrália. Está mudança do alvo estratégico dos Estados Unidos provavelmente marcará profundamente os conflitos geopolíticos da próxima década representando não apenas uma enorme drenagem dos recursos imperialistas, mas também uma potencial carga explosiva extremamente instável para as relações internacionais contemporâneas.    
Leia Mais ››

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Entrevista do Professor Marlus Forigo ao Programa Atualidades



Giórgia Gschwendtner conversa com o cientista político Marlus Forigo sobre as quedas de ministros na gestão de Dilma Rousseff na presidência do Brasil.


Entrevista disponível na íntegra em: http://www.youtube.com/watch?v=PfhOcywKJj8&feature=related
Leia Mais ››

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Entrevista do Professor George Sturaro no Tela Mundo


O Tela Mundo desta semana entrevistou George Sturaro, Mestre em Relações Internacionais pela UFRGS. O tema da entrevista foi a respeito da inserção do Brasil nas relações exteriores ao longo do ano de 2011.

Entrevista disponível na íntegra em: http://www.youtube.com/watch?v=-BlIFA-Zdqw
Leia Mais ››

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A falência do Estado brasileiro: as implicações do processo de privatizações

Ana Carolina Malucelli Berger



Historicamente, durante a maior parte do processo de fortalecimento econômico nacional, a personificação do Estado em um governante se mostrou presente durante muitas décadas. Após a crise de 1929 o país entrou no que se denomina Processo de Substituição de Importações, ou seja, uma rota para o abandono de uma economia essencialmente agrária rumo a uma industrialização que possibilitaria a produção interna de bens antes importados; no entanto, o domínio estatal se articulou principalmente entre os anos 40 até o início dos anos 90 devido a diversos fatores, tais como o controle do capital estrangeiro, crises econômicas e exploração dos recursos produtivos internos. Nesse recorte temporal as empresas estatais, principalmente no setor da indústria pesada, se articularam com capital e produção multinacional, bem como colaborações setoriais de empresas privadas nacionais para formar o tripé motor do crescimento brasileiro, característico de nosso impulso econômico.
Leia Mais ››

sábado, 3 de dezembro de 2011

Fundação da CELAC em Caracas


Lideres de 33 nações fundam a CELAC. em Caracas, 2011. Foto: Nelson Gonzalez Leal

Caracas, 2 de dezembro de 2011 (imprensa CELAC) - com alegria e fervor os chefes e as chefes de Estado e de Governo das trinta e três nações que conformam o nascente mecanismo de integração regional CELAC, posam para retratar o momento histórico que vive a região. A fotografia oficial se realiza ao término da primeira sessão de marco da fundação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos, diante da estátua eqüestre do Libertador Simón Bolívar, na academia militar de Caracas.
Fonte: FIN / Oriana Peña
Leia Mais ››