quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Por Onde Anda: Beatriz Groxco, Gestora de Projetos Sociais do Instituto Legado de Empreendedorismo Social


A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira


Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais.

Beatriz Groxco: Logo após a minha colação de grau procurei encontrar uma pós para complementar a minha graduação e atualmente faço duas, uma com foco em Políticas Sociais e a outra em Empreendedorismo e Negócios Sociais.



Blog Internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade? 

Beatriz Groxco: Não posso citar apenas uma, seria injusta comigo e incompleta com quem acompanha esse blog, nesse sentido preciso relatar três experiências que fizeram a minha faculdade ser algo valioso e memorável. Primeiro tive a incrível oportunidade de vivenciar o Projeto Rondon, o qual consistiu em uma árdua jornada de seis meses de preparação com muita leitura, trabalho em grupo, criatividade e uma expectativa alta diante de tanto esforço, lembro exatamente do dia da aprovação, nunca me senti tão feliz ao ler os nomes da minha equipe! Fomos selecionados para participar de algo que faz parte da história contemporânea, com o Projeto Rondon aplicamos um projeto com foco em alterar positivamente o IDH de uma cidade na Região do Carajás – TO desenvolvemos e executamos por 15 dias ações nas áreas de Justiça e Direitos Humanos, Educação, Cultura e Saúde na cidade de Augustinópolis – TO. Foi algo muito importante na minha vida ver com os meus próprios olhos a Transamazônica, de compreender como os conceitos de microeconomia e macroeconomia influenciavam a vida cotidiana de pessoas que nunca haviam entrado em uma sala de aula, ou como a corrupção, nepotismo e uma educação cívica deficitária perpetuavam casos de pobreza e estagnação econômica. Com essa viagem as estatísticas ganharam rostos, nomes e transformaram-se em vozes que fizeram parte do meu aprendizado de vida. 

Logo que voltei, iniciei as atividades na gestão do Centro Acadêmico 1º de Janeiro, toda a trajetória até chegar no dia assumir as responsabilidades do centro acadêmico foram muito emocionantes, eu e mais três amigas descobrimos que há 2 anos não haviam eleições e um colega da nossa sala misteriosamente tornou-se presidente do dia para noite, então fomos averiguar os fatos, encontramos diversas situações irregulares e nada transparentes, diante disso redigimos um documento com todas esses fatos e espalhamos por todas as salas, com a finalidade de despertar os demais alunos para o que estava acontecendo. Foi algo audacioso, o nosso senso de transparência, idealismo e ética refletia-se em nossas atitudes, logo após isso foi criado um conselho fiscal para criar as regras eleitorais e dar legitimidade ao processo, em seguida foram convocada as eleições, iniciamos o processo de campanha e debates, até finalmente conquistarmos a confiança da maioria dos alunos e ganharmos as eleições! Toda essa trajetória foi de um aprendizado valioso e imensurável! Durante um ano inteiro trabalhamos para defender os interesses de todos os alunos e proporcionar uma experiência além das oferecidas nas salas de aula. 

E por fim, decorrente do meu cargo no centro acadêmico participei do Conselho Nacional de Relações Internacionais, com o qual tive a oportunidade conhecer os principais polos de educacionais da área, como a UFSC e a FACAMP, além de fazer amizades que fazem parte de quem sou e de desenvolver competências que mais tarde seriam fundamentais para me inserir no mercado de trabalho.



Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua profissão atual? 

Beatriz Groxco: Entre tantas disciplinas e vivências , o poder de análise antes de tomar decisões e as aulas de marketing me ajudam muito na hora de engajar e me comunicar com o meu público-alvo no trabalho.



Blog Internacionalize-se: Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente? 

Beatriz Groxco: O meu maior desafio foi gerenciar sozinha pela primeira vez um edital de abrangência nacional e ao mesmo tempo coordenar uma equipe de voluntários. Chegamos há mais de 55 cidades, com 810 organizações sociais interessadas. 



Blog Internacionalize-se: Qual conselho deixaria para os nossos alunos? 

Beatriz Groxco: O conselho que eu gostaria de ter ouvido era para ter investido mais tempo em experiências extracurriculares, como congressos e empresa júnior, ter participado de trabalhos voluntários e iniciação científica, além de claro reservar tempo para aprender idiomas e discernimento sobre como construir uma carreira que una propósito, impacto social e conhecimento aplicado na prática, ou seja, é necessário investir em autoconhecimento. 



Blog Internacionalize-se: Conte-nos sobre o que é o Instituto Legado e como ela funciona

Beatriz Groxco: O Instituto Legado de Empreendedorismo Social foi fundado por um casal de investidores sociais no ano de 2013, com a missão de realizar ações de apoio a empreendedores sociais e a negócios socioambientais. Com esse escopo, promove capacitação e apoia a gestão de empreendimentos sociais e ambientais, viabilizando investimentos diretos e indiretos em entidades selecionadas por critérios de relevância, necessidade e potencial de impacto duradouro na sociedade. Além disso, atua na difusão dos conceitos de empreendedorismo social e de negócio social, promovendo cursos, palestras e estimulando a publicação de estudos sobre esses temas. As finalidades específicas são: capacitar e reconhecer organizações e empreendedores sociais e ambientais; promover o engajamento de pessoas e entidades no que tange ao empreendedorismo social; construir uma sociedade mais justa e solidária; promover o desenvolvimento econômico e social, além de claro difundir os conceitos de empreendedorismo social e de negócio social.


Blog Internacionalize-se: O que é o empreendedorismo social e como surgiu a ideia de atuar nesta área?

Beatriz Groxco: O conceito de empreendedorismo social pode ser definido como um conjunto de atitudes articuladas da sociedade civil diante de um determinado problema social, então ao invés de ficar esperando a solução ser proposta pela esfera pública, a própria sociedade civil organiza-se para construir a solução. Uma das grandes referências no tema é Bill Drayton, que usou pela primeira vez a expressão empreendedorismo social em 1972, uma das suas frases que me inspira e ajuda a explicar o conceito na prática é a seguinte: “Os empreendedores sociais não são conhecidos apenas por dar o peixe ou ensinar a pescar. Eles não vão descansar até que tenham revolucionado toda a indústria da pesca.” Atualmente a disciplina de empreendedorismo social é oferecida em mais de 148 universidades do mundo, nas modalidades de MBA e Mestrado, como por exemplo, nos Estados Unidos, Índia, Suíça e França. A ideia de atuar nessa área simplesmente aconteceu com uma série de acasos que depois um tempo conectaram-se e fizeram muito sentido com as minhas habilidades e com os meus anseios de construir uma carreira aliada a um propósito social. Em linhas gerais, duas pessoas tiveram grande influência para que eu conhecesse essa área, em 2013, um amigo meu me convidou para conhecer uma organização social chamada Instituto Atuação, foi lá que tive contato pela primeira vez com o ecossistema de empreendedorismo social, inovação e impacto social; nesse mesmo ano conheci a Fundação Estudar, organização de âmbito internacional que apoiam jovens lideres a voarem o mais alto possível e causarem transformações notáveis na sociedade, e o Instituto Legado, onde trabalho atualmente. Sempre falo que é impossível desejar algo que você não conhece ou que não sabe que existe, por isso é tão importante que o período da faculdade seja um ambiente que ofereça experiências plurais. 



Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia do seu trabalho no Instituto Legado? 

Beatriz Groxco: A minha rotina de trabalho é focada em compreender pessoas que estão em cargos de liderança em organizações sociais e potencializar o impacto que realizam. Passo grande parte do meio tempo pensando em como podemos gerar conexões das mais inusitadas e transformadoras possíveis, como por que não conseguir mentores da região do Vale do Silício para empreendedores sociais da região metropolitana de Curitiba? Ou ainda em como tornar acessível o conhecimento e as ferramentas que estão disponíveis no mercado para o maior número de pessoas? No meu contrato está escrito que sou Gestora de Projetos, mas na vida real o meu trabalho é conectar pessoas com as mais diversas causas sociais, conhecimento aplicado na prática e mostrar que todos possuem o direito de sonhar, de voar longe e superar os problemas da falta de desenvolvimento econômico do nosso país. No mesmo dia que estou em uma reunião com investidores sociais de outros países, estou em sala apoiando empreendedores sociais que me relatam várias cenas de pobreza e descaso do Estado. Me vejo com um meio de campo de dois mundos completamente diferentes, eu ajudo a criar elos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário