quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Por onde anda: Entrevista com Jonathan Bittencourt, egresso de Relações Internacionais do UNICURITIBA, empresário e cônsul honorário da Tanzânia


A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira.


Nome Completo: Jonathan B. Bittencourt

Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2001

Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: Conclusão de curso em 2005 e apresentação de monografia em 2007. Tanto a conclusão do curso quanto a entrega da monografia foram concluídos posteriormente devido ao fato de eu ter trancado o curso duas vezes.

Ocupação atual: Empresário – Cônsul Honorário da Tanzânia no Brasil, com base em Curitiba.



Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais.
Jonathan Bittencourt: Minha trajetória profissional começou muito antes de minha entrada no curso de graduação. Comecei a trabalhar com 15 anos, fazendo pesquisas, nos sinaleiros de Curitiba, para uma empresa de turismo. Depois disso trabalhei em escola de mergulho, com telemarketing e, quando tinha 18 anos, iniciei minha carreira no setor financeiro. Comecei no antigo Unibanco (hoje Itaú), passei pelo Citibank, representei os bancos Credit Suisse, BNP Paribas e Standard Bank no Brasil e, por último, atuei na área comercial do setor de fusões e aquisições (M&A), em São Paulo. 
 Blog Internacionalize-se:  Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?
Jonathan Bittencourt: Esta resposta é um pouco difícil pois sempre busco me colocar em situações que são desafiadoras. Algumas experiências foram mais marcantes e, dentre elas, lembro-me muito bem da bateria de entrevistas que eu tive no Citi, que levou à minha contratação, a negociação para captação do meu primeiro mandato de M&A, de uma empresa com faturamento multimilionário, e minha chegada à África, em busca de oportunidades de negócios. 
Blog Internacionalize-se: Como começou sua relação com o continente africano e a decisão de empreender no continente?
Jonathan Bittencourt:  Em 2010 estive no Continente Africano pela primeira vez, em Angola, para prestar um trabalho consultivo na área financeira. Voltei em 2012, com minha esposa, para atuar como voluntário em uma missão Cristã, que apoia crianças órfãs, no interior da Tanzânia. Esta viagem fez com que nos apaixonássemos pelo país e pelas pessoas e foi quando eu decidi desenvolver um negócio na área de saneamento, na cidade de Dar es Salaam, a maior cidade da Tanzânia, com cerca de 5 milhões de habitantes. Blog Internacionalize-se: Que empresas você possui na África? Quais as áreas de atuação das mesmas?

Jonathan Bittencourt:  Minha principal empresa se chama Green Best Solutions. Atuamos na área de saneamento, mais especificamente no tratamento de resíduos sólidos urbanos. Blog Internacionalize-se: Como você se tornou cônsul honorário da Tanzânia?

Jonathan Bittencourt:  Depois de muitas visitas - acredito que tenha visitado a Tanzânia entre 30 e 40 vezes entre 2013 e 2016 - fiquei muito próximo de algumas pessoas, tanto no setor público quanto do setor privado tanzaniano. Dentre estas pessoas, o Embaixador Brasileiro Francisco Luz e o Embaixador Tanzaniano Francis Malambugi, foram fundamentais, pois apoiaram a minha nomeação, referendando meu nome. Depois de um longo processo, que envolveu avaliação do meu nome e das minhas capacidades em estreitar o relacionamento entre Brasil e Tanzânia, meu nome foi aprovado, tanto pelo Ministério das Relações Exteriores Tanzaniano quanto pelo Itamaraty. Blog Internacionalize-se:  Quais são as atividades que você realiza no Consulado?
Jonathan Bittencourt: A principal atividade é a promoção comercial entre Brasil e Tanzânia, em especial apresentando a Tanzânia como uma porta de entrada para a África Oriental (Quênia, Uganda, Ruanda). Blog Internacionalize-se:      Como é o dia a dia na sua profissão?
Jonathan Bittencourt: Meus dias são divididos entre as demandas das minhas empresas e as consulares. São muitas reuniões, “conference calls” e viagens para o desenvolvimento dos negócios.

Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua profissão atual?

Jonathan Bittencourt: Olhar o mundo com olhos analíticos, avaliando os cenários em diversas perspectivas, tais como econômica, política e cultural. Lembro-me de três professores, que são verdadeiros mestres, e contribuíram para formar o profissional que eu sou hoje: Wilson Maske (História), Angela Moreira (RI) e Eduardo Saldanha (Direito).

Blog Internacionalize-se:  Qual conselho deixaria para os nossos alunos?
Jonathan Bittencourt:  Esforços medianos vão te levar à resultados medianos. Leia muito, não se restringindo apenas ao que o professor pede em sala de aula, busque cursos extra-curriculares e, se possível, encontre um mentor profissional, uma pessoa sênior que possa mostrar caminhos que podem ser traçados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário